Slider

Eslováquia: RTVS explica ausência contínua do país do Festival Eurovisão

    


Com a última participação a remontar a 2012, a emissora eslovaca RTVS explicou a ausência contínua do Festival Eurovisão: "Caso voltássemos à Eurovisão, o concorrente provavelmente precisaria de financiar a sua participação".

Fora do Festival Eurovisão desde 2012, ano em que se fez representar por Max Jason Mai, a emissora estatal da Eslováquia tem-se mantido de fora do concurso internacional desde então, justificando a sua ausência com as restrições orçamentais e os baixos números de audiência. Em declarações à Aktuality.sk, Filip Púchovsky, do departamento de Relações Públicas da RTVS, confirmou os motivos da não participação contínua do país.

"A Eurovisão é um concurso de música entre emissoras públicas. No passado, a RTVS era emissora oficial do evento na Eslováquia e ao mesmo tempo organizadora de uma seleção nacional (...) A RTVS aborda com cuidado a criação de uma grelha de transmissão dos seus circuitos e decidimos, no passado, não incluir esta competição internacional" explicou, frisando que "a avaliação de vários factores, especialmente os recursos gastos e a audiência, estiveram por base da decisão". Além disso, Filip Púchovsky explicou que "na Eslováquia, a participação de artistas de renome está associado a altos custos financeiros, algo que a RTVS não dispõe".

Por sua vez, o especialista em música eslovaca Jurj Curny acrescentou que, "como a RTVS é subfinanciada" pelo Governo, "Caso voltássemos à Eurovisão, o concorrente provavelmente precisaria de financiar a sua participação", algo que aconteceu aquando da participação de Max Jason Mai em Baku, com o artista a financiar parte dos custos da sua prestação.

A Eslováquia estreou-se no Eurovision Song Contest em 1994, tendo participado em 1996 e 1998 antes de um interregno de 10 anos. Em 2009 regressou ao evento, participando ininterruptamente até 2012, nunca conquistando um lugar de acesso à Grande Final. Max Jason Mai e o tema 'Don't Close Your Eyes' foram os últimos representantes do país no concurso, tendo conquistado a 18.ª (e última) posição na semifinal com 22 pontos. 


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.