Slider

ESC2023: Que eurovisivos (e não só!) integraram os júris do Festival Eurovisão 2023?



 Eneda Tarifa, Damir Kedzo, Albina, Brooke, Aminata, Sara Jo, Clara Klingenstrom, Marta Sango e Milhanas foram alguns dos nomes eurovisivos que integraram os júris nacionais no Festival Eurovisão 2023.


183 personalidades (de realçar que Irlanda e Letónia apenas contaram com quatro jurados) integraram e formaram os 37 júris nacionais que votaram na Grande Final do Festival Eurovisão 2023, gala que teve lugar no passado sábado. Escolhidos pelas emissoras nacionais e com reconhecido curriculum/experiência na área musical, os elementos foram responsáveis por perto de 50% dos resultados finais. E de entre a lista de jurados, há nomes bastante conhecidos do meio eurovisivo...

Comecemos por Portugal. Ainda que, na primeira leitura, a lista de nomes não seja facilmente reconhecida, a grande maioria já passou pelo Festival da Canção (e também pela Eurovisão). Carolina Milagre Milhanas participou no Festival da Canção de 2022 com "Corpo de Mulher", onde ficou em 7.º lugar, tendo, posteriormente, acompanhado Maro em Turim. Também Patrícia Antunes conta com participações nos dois certame: em 1996 ficou em 2.º lugar no Festival da Canção com "Canto Em Português" e integrou a delegação portuguesa no Festival Eurovisão em 2010 e 2019. Gustavo Almeida, mais conhecido por Gus Liberdade, que participou no Festival da Canção em 2020 com "Dói-me o País", e Nuno Rafael, compositor concorrente em 2018, também integraram o painel, que fechou com a radialista Carina Almeida.

Nuestros hermanos também selecionaram alguns nomes conhecidos do público europeu, como Vicky Gómez, coreógrafa das últimas participações espanholas no Festival Eurovisão Júnior, Aaron Sáez, membro dos Varry Brava, concorrentes no Benidorm Fest 2022, e Marta Sango, concorrente na final nacional espanhola do ano passado com "Sigues En Mi Mente". 

Relativamente ao ano passado, alguns concorrentes também integraram os painéis de jurados dos seus países: Brooke foi uma das juradas da Irlanda, enquanto Ana Djuric, artisticamente conhecida como Konstrakta, integrou o painel da Sérvia. Relativamente ao painel da Sérvia, é também possível encontrar Sara Jo, representante do país no Festival Eurovisão 2013 enquanto membro das Moje3 e segunda classificada na final nacional do ano passado.

Eneda Tarifa, representante albanesa no Festival Eurovisão 2016, Aminata, representante letã no concurso de 2015, e Vaidotas, vocalista dos The Roop, representantes da Lituânia no Festival Eurovisão 2020 e 2021, integraram também os respetivos júris nacionais. Por sua vez, o júri da Bélgica contou com Alex Callier, integrante dos Hooverphonic, e Laura Groseneken, representante belga em Lisboa, enquanto o painel da Croácia juntou Damir Kedzo, representante croata em 2020 e quinto classificado no DORA 2023, e Albina, representante da Croácia no Festival Eurovisão em Roterdão. 

Também o júri da Geórgia contou com duas presenças eurovisivas: Anri Jokhadze, representante do país no Festival Eurovisão 2012, e Sophiko Khalvashi, representante da Geórgia na sua estreia em 2007. Anica Russo (Alemanha) e Ludwig Galea, representante de Malta em 2004, também integraram o júri deste ano, enquanto a Suécia contou com Frederik Kempe, vencedor de várias edições do Melodifestivalen enquanto compositor, e Clara Klingenström, quinta na final nacional de 2021.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo16:46

    Outra "eurovisiva": Karin Ilse Überall, que integrou o júri alemão, é Katja Ebstein (nome artístico), que participou no ESC em 1970, 1971 e 1980.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.