Slider

[Olhares sobre o ESCZ2023] Quem representa a República Checa no Festival Eurovisão 2023?

 

A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da República Checa para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Eurovision CZ 2023?


O painel dOlhares sobre as Finais Nacionais voltou a ser desafiado a escolher as suas favoritas no Eurovision CZ 2023, final nacional da República Checa para o Festival Eurovisão 2023, cujo resultado será conhecido amanhã, 7 de fevereiro. Cinco candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final resultará da combinação de um júri com o público.

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a República Checa em Liverpool, havendo a registar a participação de 22 elementos que elaboraram o seu top 5 na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:


Pam Rabbit - "Ghosting" - 1 pontuação máxima


Márcia Santana - Gosto muito do estilo alternativo da Pam e acho que optarem por "Ghosting" seria uma consolidação da identidade pop/alternative que a República Checa tem vindo a apresentar desde 2019. Uma proposta despretenciosa mas que causa muito impacto apenas pela forma como a Pam a defende em palco. 12 points!


Markéta Irglová - "Happy" - 1 pontuação máxima


Pedro Dias - Pelo que vejo nos sites da especialidade, está longe de ser a proposta favorita dos eurofãs. Mas a verdade é que me conquistou desde a primeira audição. Numa final nacional bastante homegénea, onde qualquer das propostas tem algum potencial, a riqueza melódica de “Happy” é o que me faz torcer pela sua vitória. Certo é que, se o milagre se der e for consagrada a representante da República Checa em Liverpool, a atuação precisa de ser muito mais trabalhada, para poder conseguir lutar pela passagem à final da Eurovisão.


Vesna - "My Sister's Crown" - 19 pontuações máximas


Adão Nogueira - Volta o ESCZ a ser a mini final nacional da República Checa, e mais uma vez apresenta um lote muito variado mas com uma qualidade não muito elevada. O ponto mais interessante acaba por ser as propostas mais diferentes e mais fora da caixa que para mim acaba por se destacar. Este ano a minha favorita é “My Sister’s Crown” das Vesna. Uma proposta multicultural e poderosa que é cantada em 3 línguas, com uma boa presença em palco, desde a coreografia combinada com o som mais moderno mas que mantém as raízes folk no refrão. Uma boa proposta para representar o país em Liverpool.

Alina Aleixo - As canções da República Checa não são péssimas de todo mas também não me causaram nenhum impacto. Fiquei indiferente ao que foi apresentado e até me esqueci do que ouvi logo depois da primeira audição. Por ter de selecionar uma como vencedora, escolho "My Sister's Crown", de Vesna. A interpretação é boa, mas considero que o staging precise de vida. A junção de 4 idiomas também pode soar interessante aos olhos do público eurovisivo. A meu ver, não é canção com força suficiente para vencer a Eurovisão mas acredito que obtenha um bom resultado. 

Carlos Fernandes - "My Sister's Crown" é um misto de som pop e étnico. É diferente o suficiente para chamar a atenção e tem o bónus acrescido de ser também cantado em línguas diferentes!

Catarina Ramos - Foi fácil escolher uma música favorita para a República Checa este ano porque a maioria são músicas muito genéricas e não trazem nada de novo ao festival. Contudo, a “ my sister’s Crown” destaca-se logo por ser cantada por mulheres, o ritmo super diferente, a atitude roqueira da vocalista principal. A República Checa tem subido muito de qualidade ao longo dos anos, e isto representa muito a criatividade checa que nós estamos habituados neste momento. :) 

Cláudio Guerreiro - Depois de vários anos a apostar em sonoridades mais contemporâneas, a Chéquia volta a oferecer uma final nacional onde não falta algo nessa linha. No entanto, a música que mais me chamou a atenção foi precisamente aquela que mistura isso com sons mais étnicos e letra que não está apenas em inglês. "My Sister's Crown" oferece-nos não só um refrão poderoso em termos de instrumental e letra, como também ainda dá a possibilidade de ver o país a seguir por um caminho que me agrada bastante. O melhor é que tem imenso potencial para não passar despercebida no palco da Eurovisão. Não escolher esta música será um tremendo erro e uma profunda desilusão. 

Diogo Almeida - Não considero esta canção a minha favorita, mas sim a única aceitável neste lote de canções para o Festival Eurovisão.

Diogo Quintais - Para mim, a grande vencedora da noite vai ser as Vesna com o tema "My Sister's Crown". Junta Folk e Pop de uma maneira bem moderna e perfeita numa canção só e nesta final nacional é sem dúvida a melhor proposta para o Eurovision Song Contest 2023. 

Francisco Gonçalves - My sister's crown de Vesna é uma canção diferente de todas as outras propostas desta seleção. É cantada em checo, inglês, ucraniano e búlgaro. Podemos dizer que se trata de arte performativa dramática que ao mesmo tempo explora os padrões de beleza, explora a saúde mental e carrega em si uma mensagem clara anti-guerra. É tão poderosa quanto dramática, mas edificante ao mesmo tempo. Esta proposta que carrega em si uma mensagem que na globalidade nos conduz a acreditar que devemos escolher o amor em vez do poder,  não passará de todo despercebida se for eleita para o palco de Liverpool.

Hugo Sepúlveda - A República Checa aos poucos está a trabalhar na sua final nacional, procurando que esta se assemelhe ao formato das restantes, ainda que esteja numa fase muito inicial de concretização. As potenciais representantes são 5 e vão ser escolhidas através de uma distribuição de votos curiosa: 70% de votos internacionais e 30% dos checos! A minha aposta é aquela que se tem destacado mais: Vesna! Ainda que Pam Rabbit ou RODAN também sejam possíveis escolhas, “My Sister’s Crown” é a que mais tem potencial para o palco eurovisivo devido à essência étnica que emana! No entanto, Vesna também é uma escolha mais “arriscada” pela mensagem que a letra e a mensagem da canção, que acaba por ser um tópico sensível.

Ivo Mendonça - "My sister's Crown" está muito bem produzida e pensada. Se o grupo trabalhar no produto ao vivo, terá tudo para ser um dos favoritos a vencer a Eurovisão (na minha opinião) - uma sonoridade épica que se interliga com as várias línguas incluídas na canção, em especial a língua ucraniana, que foi algo super inteligente para os tempos em que vivemos. Pessoalmente, identifico-me com o estilo de canção apresentado por Vesna. Arrisquem Republica Checa! Boa sorte!

João Diogo - A República Checa é daqueles países que nunca sabemos bem com o que contar. Tanto têm anos em que trazem grandes canções e outros em que se fazem representar por banalidades. Recentemente têm estado numa trajetória ascendente e acredito que a possam manter este ano caso façam a escolha certa. Para mim, a escolha certa é "My Sister's Crown", uma proposta um tanto ou pouco polémica, com uma mensagem forte e que não passaria despercebida. 

Luís Truta - É de longe a melhor canção da final checa. A canção pode parecer um pouco confusa mas toda ela é intensidade. Exige uma atuação bem estruturada e forte, coisa que não vimos na apresentação em palco. Não esperava ver algo assim na final nacional. 

Marcelo da Silva - Não existe muito por onde escolher, não é mesmo? Penso que a nossa amiga Chéquia poderia ter escolhido os seus representantes de forma interna. Em comparação com os outros anos, acho a final nacional da Chéquia bastante fraca. Favoritismo a parte, a minha escolha recai mesmo para o grupo Vesna, uma música com influências Folk, com um conceito irreverente, e uma mensagem bastante direta. A performance ao vivo tem de ser trabalhada, e repensada. Mas creio que a Chéquia obteria um bom resultado se a escolha recaísse para as Vesna!

Mariana Fernandes - Não me lembro de ficar tão indecisa entre 2 canções há algum tempo. Tanto a "Ghosting" como a "My Sister's Crown" possuem aquele 'quê' de uma música de festival. A primeira devido ao carácter mais alternativo da artista e segunda devido à mensagem que transmite e o facto de ser a única que para além de ter partes cantadas em checo, inclui também o ucraniano. No entanto, optei pela última porque acho que para um país como a República Checa que não tem ainda tanto nome na Eurovisão, é preciso entrar com algo que marque a audiência e que chame a atenção. Além disso, é lindo ver tantas culturas juntas num grupo só e a homenagem que fazem a várias línguas, ao mesmo tempo que transmitem uma mensagem bonita.

Mateus Brandoliz - Caso seja Vesna a vencedora, acredito que a República Checa consegue facilmente um top 5 em Liverpool! Que canção! Menção à "tradicionalidade" como um tributo à Ucrânia nestas entradas checas.

Nuno Carrilho - A República Checa é aquele país que nunca sabemos com o que contar... Ainda que haja notórias melhorias nos processos de seleção para a Eurovisão, esta final nacional está longe de me cativar. No meio de tão poucas (mas tão duvidosas) canções, a minha pontuação máxima vai para "My Sister's Crown". Admito que é uma canção que adoro num dia e odeio no seguinte, o que poderá nem ser mau de todo...

Pedro Pires - Para mim a vitória seria atribuída à canção “My sister’s crown” pelo destaque melódico presente. O beat contemporâneo com a instrumentalidade mais clássica elevam a canção e destacam-na para a chegada a uma possível vitória.

Ricardo Mota - Bem, muito honestamente... não gosto de nenhuma das canções e fiquei desiludido quando as ouvi pela primeira vez... Não há uma única música que eu possa dizer que de facto gosto muito, pelo menos por agora... No entanto, destas músicas a minha preferida é a "My Sister's Crown", por me parecer a aposta mais interessante e com mais potencial

Tiago Silva - Para mim apenas há uma canção que poderá fazer alguma coisa na eurovisão...Vesna com "My Sister´s Crown". Aliás, com uma performance completamente diferente que no ESCZ acredito que podemos ter aqui uma potencial vencedora da eurovisão, a Chéquia nunca enviou uma música assim mais tradicional, a fazer lembrar os GO_A e não me importaria nada de ir a Praga no próximo ano!



RODAN - "Introvert Party Club" - 1 pontuação máxima


Luís Coelho - Não tenho favorita neste lote de canções na corrida para representar a República Checa em Liverpool. Mas talvez a única que minimamente me agrada é a de RODAN, "Introvert Party Club". É um lote de canções tão fraquinho que nem consigo ter opinião... 


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 22 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 5 segundo a escala eurovisiva)

1.º Vesna - "My Sister's Crown" - 250 pontos (19 PM)
2.º RODAN - "Introvert Party Club" - 194 pontos (1PM)
3.º Pam Rabbit - "Ghosting" - 190 pontos (1PM)
4.º Maella - "Flood" - 160 pontos
5.º Markéta Irglová - "Happy" - 152 pontos (1PM)


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo11:29

    Sem dúvida alguma que se forem as Vesna a ganhar o direito a ir a Liverpool, pelo menos bastante polémica vão ganhar. Aliás, estão já a ganhar: há bastantes comentários dos próprios ucrânios no videoclip oficial e nas redes sociais do grupo a protestar contra esta música, alegando que é um insulto a tudo o que os ucrânianos estão a sofrer, que os russos não são nem serão jamais irmãos e que a coroa é um símbolo do Império Russo e da vontade de anexar os outros países eslavos que os russos têm. Há até grupos a apelar ao boicote a esta música que vêm como mais uma propaganda soviética que tenta desculpar as atrocidadades cometidas pela Rússia aos vizinhos com a ideia de irmandade.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.