Slider

Albânia, Montenegro e Sérvia confirmam transmissão do 'Festival di Sanremo 2023'

 As emissoras da Albânia, Montenegro e Sérvia confirmaram a transmissão das galas do Festival di Sanremo 2023, evento cujo vencedor será convidado a representar Itália no Festival Eurovisão 2023.


O Teatro Ariston, em Sanremo, recebe, a partir de terça-feira, 7 de fevereiro, a 73.ª edição do Festival di Sanremo, evento cujo vencedor será convidado a representar Itália no Festival Eurovisão 2023. Contudo, o concurso será também transmitido noutros países, com as emissoras da Albânia, Montenegro e Sérvia a confirmarem a transmissão do evento italiano.

Na Albânia, a RTSH transmitirá as cinco galas do Festival di Sanremo 2023 com comentários de Andri Xhahu, habitual porta-voz e comentador do país na Eurovisão, e Blerina Shehu. As quatro primeiras galas serão transmitidas pela RTSH Muzike e Radio Tirana 1, enquanto a Grande Final de 22 de fevereiro será também transmitida pela RTSH 1.

Em Montenegro, a transmissão será assegurada pela TVCG2, canal secundário da emissora montenegrina, que transmitirá todas as galas da edição, conforme aconteceu na última edição sem qualquer comentário adicional. Por sua vez, na Sérvia, as primeiras galas do concurso serão transmitidas na RTS3, enquanto a Final será transmitida em direto no RTS2.

Recorde, de seguida, a lista de concorrentes do Festival di Sanremo 2023:

Giorgia - "Parole dette male"
Articolo 31 - "Un bel viaggio"
Elodie - "Due"
Colapesce & DiMartino - "Splash"
Ariete - "Mare di guai"
Modà - "Lasciami"
Mara Sattei - Duemilaminuti"
Leo Gassman - "Terzo Cuore"
I Cugini di Campgna - "Lettera 22"
Mr. Rain - "Supereroi"
Marco Mengoni - "Due Vite"
Anna Oxa - "Sali (Canto dell'anima)"
Lazza - "Cenere"
Tananai - "Tango"
Paola e Chiara - "Furore"
LDA - "Se poi domani"
Madame - "Il bene nel male"
Gianluca Grignani - "Quando ti manca il fiato"
Rosa Chemical - "Made in Italy"
Coma_Cose - "L'addio"
Levante - "Vivo"
Ultimo - "Alba"
Gianmaria - "Mostro"
Will - "Stupido"
Olly - "Polvere"
Shari - "Egoista"
Colla Zio - "Non mi va"
Sethu - "Cause perse"

Tal como nos anos anteriores, o artista vencedor da 73.ª edição do concurso italiano será a primeira escolha para representar o país na Eurovisão, sendo que os artistas participantes deverão manifestar o seu interesse junto da RAI em participar no concurso internacional. Caso o vencedor não tenha manifestado interesse em representar o país no Festival Eurovisão, a RAI selecionará, internamente, outro dos artistas do Festival di Sanremo 2023.

Com 46 participações desde 1956, ano de estreia do concurso, Itália é um dos países com melhores resultados no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias e 12 presenças no pódio eurovisivo. Vencedores do Festival di Sanremo 2022 com "Brividi", Mahmood & Blanco representaram Itália no Festival Eurovisão 2022 em Turim. Na Grande Final, a canção italiana ficou em 6.º lugar com 268 pontos, fruto do 7.º lugar no júri (158) e o 8.º no televoto (110), sendo 3 pontos oriundos do televoto português.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: RAI / Vídeo: Youtube 
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.