Slider

[Olhares sobre o DORA 2023] Quem representa a Croácia no Festival Eurovisão 2023?

   

A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha da Croácia para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no DORA 2023?


O painel dOlhares sobre as Finais Nacionais voltou a ser desafiado a escolher as suas favoritas no DORA 2023, final nacional da Croácia para o Festival Eurovisão 2023. Dezoito candidatos estão na corrida para representar o país no Festival Eurovisão 2023 em Liverpool, sendo que o resultado final resultará da combinação de um júri com o público.

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Croácia em Liverpool, havendo a registar a participação de 25 elementos que elaboraram o seu top 10 na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Damir Kedzo - "Angels and Demons" - 1 pontuação máxima


Carlos Fernandes - O Damir tem uma canção moderna, apelativa. A concorrência é forte, mas este senhor tem uma voz e carisma excepcionais. São estas características que podem fazer a diferença. Foi difícil escolher. Não ficarei triste se ganharem outras canções que gosto.

Meri Andrakovic - "Bye Bye Blonde" - 1 pontuação máxima


Alina Aleixo - Qualidade musical não falta no DORA 2023. No entanto, não creio que as canções, na sua generalidade, tenham o impacto que deveriam ter para se destacarem na Eurovisão. Tenho dúvidas se a Croácia conseguirá chegar à final este ano, mas espero estar enganada. Se pudesse daria os 12 pontos a duas canções, "Bye Bye Blonde" e "Distance", as únicas que me prenderam logo assim que comecei a ouvi-las. A minha escolha vai recair sobre "Bye Bye Blonde", de Meri Andrakovic. Um pop que soa a nostalgia, um pouco ao estilo da Dua Lipa, muito agradável de se escutar, e que fica no ouvido. Viciei nesta canção! Espero que ao vivo a atuação lhe dê o destaque que merece, mas sem grandes exageros na apresentação. Estou curiosa para ver como será!

Dana - "Free Fallin" - 3 pontuações máximas


Nuno Carrilho - Uma das finais nacionais que menos interesse me desperta ao longo da temporada e, este ano, voltou a não ser excepção. Um lote demasiado longo de canções, onde a qualidade e o interesse não são palavra de ordem... Os meus doze pontos vão para "Free Fallin" mas que, a ser escolhida para Liverpool, terá de ter bastantes melhorias para disputar uma vaga na Grande Final.

Pedro Maia - Mais uma final nacional com o lote de canções que não me convencem, não consegui ouvir na íntegra grande parte destas canções. No entanto a canção que conseguiu cativar a minha atenção foi a “Free Fallin” da Dana, não é que traga algo de novo ou de diferente, mas tem uma sonoridade moderna e dentro das propostas que a Croácia nos apresenta penso que seja uma das melhores propostas para a Eurovisão. 

Tiago Silva - Mais um país que raramente escolhe os meus favoritos, neste caso o Dora...no entanto, no geral sempre costumo gostar das canções e este ano tenho 5 que adoro completamente. A minha vencedora é Dana com "Free Falling" adoro os vocals, o drama que esta emite e é uma das cancões da minha playlist que mais oiço. Tambem gosto muito dos Harmonija Disonance mas tenho muito receio que ao vivo seja um flop.

Maja Grgic - "I Still Live" - 1 pontuação máxima


Ricardo Mota - Honestamente, não adoro nenhuma das músicas da Criácia. Talvez por não as ter ouvido vezes suficientes para me ficarem no ouvido, ou simplesmente porque a qualidade não é tão grande... (mas de facto é raro considerar o DORA uma final muito forte...) A minha preferida, provavelmente não muito popular, é, ainda que não muito forte, a "I Still Live", pela sua vibe super calma e pacífica, que se destaca das demais, na minha opinião.

Patricia Gasparini - "I Will Wait" - 1 pontuação máxima


Luis Coelho - Patrícia Gasparini e a canção "I will wait" são as minhas favoritas desta selecção. Adoro o ritmo e a musicalidade desta música. A voz da Patrícia tem aquele "je se sais pas de quoi". É uma música alegre e o timbre da cantora é suave e ao mesmo tempo seguro. 

Eni Jurisic - "Kreni Dalje" - 1 pontuação máxima


Francisco Gonçalves - Eni Jurišić com "Kreni Dalje" apresenta a melhor proposta nesta seleção nacional. Com uma composição diferente e brilhante aliada a uma voz que que consegue adaptar-se a diferentes tons ao longo de toda a música, pode em direto surpreender toda uma audiência. Proveniente de de uma família de artistas (a sua mãe é a cantora pop croata Jozefina Jurišić ) ganhou recentemente dois prémios com a sua canção "Trebaš li me" (em parceria com Matija Cvek)  que foi considerada canção do ano e conta com mais de dois milhões de visualizações no YouTube.

Let 3 - "Mama SC" - 1 pontuação máxima


Pedro Dias- Este ano, a meu ver, a final croata não tem nenhum tema a concurso cuja versão estúdio se destaque  muito. Não foi fácil escolher uma favorita, mas achei muita piada à canção da “mama traktora”, e vou apostar as minhas fichas nesta proposta bem humorada. Se bem que a “Nevera (lei, lei)” também me diz algo. Mas as atuações ao vivo vão ser absolutamente decisivas para a escolha final. Que vença a melhor! 

Hana Masic - "Nescreca" - 3 pontuações máximas


Cláudio Guerreiro - Depois de alguns anos a apresentar uma final minimamente competitiva com cerca de quatro ou cinco canções que podiam lutar por representar o país, a Croácia traz-nos este ano uma das finais mais desinteressantes e aborrecidas da temporada. Tenho também as minhas dúvidas que represente a atualidade do mercado musical croata, uma vez que a grande maioria apresenta um toque antiquado. A única que considero que pode ter algumas hipóteses de fazer parte da primeira metade das minhas preferências no ESC é "Nesreća", uma balada com toques balcânicos que não incomoda ninguém e que tem alguma beleza. No entanto, esse é o problema geral da Croácia na competição, uma vez que leva muitas músicas que não são más, mas também não são fortes o suficiente para se sentir vontade de votar nelas. 

Hugo Sepúlveda - Croácia traz-nos mais uma edição da sua final nacional Dora! Apesar de ter alguma diversidade, poucas foram as canções que me chamaram a atenção. Caso para dizer: foram poucas ou nenhumas as canções que “a-dorei” -“*ba dum tsss*... Como em todas as finais, há os grandes favoritos e aqui é o grupo Harmonija Disonance. Tendo em conta que estão a fechar o alinhamento, acredito que têm tudo a favor para serem os representantes croatas em Liverpool! "Nevera (Lei, lei)" é aquela mixórdia étnica que por norma eu costumo ser um grande fã, mas há aqui qualquer coisa que ainda não fez o “clique”. Daí que Hana Mašić tenha conquistado o 1º lugar no meu top! "Nesreća" é aquela típica balada balcã que me dá sempre um gostinho de ouvir e que, ao vivo, acredito que fique ainda melhor!

Márcia Santana - Foi das poucas canções que consegui ouvir até ao fim e foi a única que ouvi até ao fim com satisfação. É uma canção que reúne desde o ínicio a sonoridade balcã que tanto é apreciada na Europa, e principalmente em concusos como a Eurovisão. A voz da Hana é intensa e vai ''dançando'' com a melodia ao longo dos quase 3 minutos de canção. É uma proposta que oferece destreza e força e é por isso que eu considero que deva representar a Croácia que por si só, já nos ofereceu um leque de canções bastante inofensivo e sofrível com este Dora 2023. 

Harmonija Disonenance - "Nevera (Lei, lei)" - 13 pontuações máximas


Adão Nogueira - Este ano a Croácia voltou a tomar o rumo e presenteia-nos com uma final repleta de qualidade e com mais propostas em croata que nos anos anteriores. Desde propostas em inglês até à croatas há para todos os gostos. Harmonija disonance com Nevera (Lei Lei) é mesmo a minha favorita, pois além de ser em croata tem uma mensagem interessante e aqueles sons característicos croatas que a torna diferente das demais.

Catarina Ramos - "Nevera" é o tipo de música que gosto de ver os países a serem representados: na língua mãe, com sons muito tradicionais e com um toque de novo. Esta música consegue transportar-me para a Croácia, mesmo na sabendo a língua consigo entender a mensagem “no verbal”, o que a torna ainda mais especial  :) 

Diogo Martins - Nenhuma canção me impressionou particularmente nesta edição do Dora. Acho uma final muito morna. A maioria delas são esqueciveis. No entanto, consigo destacar duas canções: "Nevera" e "Angels and Demons". São aquelas que deu-me vontade de ouvir de novo. "Nevera" é a minha favorita muito por conta o instrumental que é interessante. Creio que os croatas terão árdua tarefa em escolher e não pelos melhores motivos. 

Diogo Quintais - Nesta final nacional, para mim, não há dúvidas! Harmonija Disonenance e o temas "Nevera (Lei, lei)" são para mim as favoritas a ganhar o Dora 2023 e são a melhor opção para os croatas conseguirem chegar à final do ESC2023! A junção de tradicional com uma batida mais moderna e up beat é extremamente bem vinda, conseguindo assim sobressair de imediato num mar de canções iguais a tantas outras que já ouvimos antes!

Hugo Sepúlveda - Croácia traz-nos mais uma edição da sua final nacional Dora! Apesar de ter alguma diversidade, poucas foram as canções que me chamaram a atenção. Caso para dizer: foram poucas ou nenhumas as canções que “a-dorei” (*ba dum tsss*)... Como em todas as finais, há os grandes favoritos e aqui é o grupo Harmonija Disonance. Tendo em conta que estão a fechar o alinhamento, acredito que têm tudo a favor para serem os representantes croatas em Liverpool! "Nevera (Lei, lei)" é aquela mixórdia étnica que por norma eu costumo ser um grande fã, mas há aqui qualquer coisa que ainda não fez o “clique”. Neste caso, até acaba por ser uma versão remix! Acredito que seja a melhor opção para a Croácia, até porque este estilo de canções costumam ter o seu leque de fãs na Eurovisão. Com uma boa actuação, arrisco dizer que não só podem representar a Croácia, como também levá-la à final em Maio.

Ivo Mendonça - Um final que espero dentro da média, sem nenhuma proposta que me tenha deixado de queixo caído. A minha escolha recai para Nevera (Lei, Lei), por ser uma proposta fora do normal, muito étnica e tradicional. Diria até que é autêntica, algo que a Croácia precisa mesmo de encontrar para voltar a ter bons resultados no concurso. Vejo-me a manter esta canção numa playlist dedicada à Eurovisão. Boa sorte!

João Diogo - Mais uma vez sinto que a HRT podia fazer o DORA com apenas 10 canções. Seriam mais do que suficientes. Há algumas boas canções neste lote mas torna-se massudo ter de passar por tantas menos boas. A minha favorita é "Nevera (Lei, Lei)". É a mais divertida, a mais irreverente, vai sobressair no desfile de canções, e ser em croata ajuda. Sou sempre fã de quando se misturam bem sons tradicionais com sons modernos e esta canção é um exemplo disso.

Luís Truta - Harmonija Dinosance destacam-se nesta final nacional ao apresentarem um tema muito característico do seu percurso musical. A mistura tradicional com sons eletrônicos e a capacidade vocal das várias cantoras do grupo formal uma proposta bastante arrojada para se apresentarem no Dora. Espero que se forem as escolhidas que a eurovisão as aceite como já aceitaram outras músicas deste cariz sobretudo vindas da Ucrânia. Será desta que a Croácia conseguirá garantir um lugar na final em Liverpool?? Espero que sim 🤏🏼

Marcelo da Silva - Isto está mau, por caminhos bem apertados!  Nenhuma das propostas me agradou, isto mais parece o festival do baralho e da gritaria! E por isso os meus 12 pontos vão para o tema ‘Nevara (Lei,Lei)’, porque são as que mais barulho fazem! Mais uma ano na semi do Eurovision, temos pena!! 

Marcel Pessoa - Muito bem, Croácia! Há ótimas opções nesta final nacional para causar uma boa impressão e se destacar, em especial se escolherem Nevera (Lei Lei), canção que recebe meus 12 pontos. O que mais gosto de ver na Eurovisão é as diferentes línguas e os sons mais tradicionais. Esta proposta é um prato cheio para mim. Uma dificuldade que encontraria em Liverpool é uma possível comparação com as representantes tchecas. Porém acredito que vale o risco porque há bastante originalidade nesta canção. Sem dúvidas enriqueceria o palco eurovisivo. A Croácia poderia arriscar mais ainda e levar Mama šč!, um rock alternativo que muito me agrada, marcaria pela ousadia e seria lembrado por todos, seja pelo bem ou pelo mal. Uma terceira opção seria o Damir, com uma proposta mais segura no agrado do público internacional. A canção é decente e ele um bom vocalista. Que o vitorioso do Dora esteja entre estes três. 

Mariana Fernandes - Este conjunto, apesar de extenso não é memorável e isso dificultou a minha escolha. No entanto, há sempre alguma coisa que acaba por se destacar e para mim foi "Nevera". Os sons típicos dos balcões conquistam-me sempre e adoro quando um destes país abraça as suas origens e apresenta autênticas obras de arte. Honestamente espero que não haja dúvidas e que a Croácia tome a decisão certa de escolher esta como a sua entrada para a Eurovisão deste ano, ainda mais quando comparada às restantes.

Mateus Brandoliz - Nevera é tão bom! Podem ir longe em Liverpool. A opção "Nevera" leva-me a um local nostálgico na Eurovisão. Não sei porque nem como, mas as sinto as raízes eurovisivas nessa entrada croata.

Pedro Pires - Há algo nesta música que me cativa bastante. É um mix de felicidade com nostalgia, que me parece intemporal. Adoro que a melodia seja construída inicialmente com um toque mais tradicional e que mais tarde esta seja transformada com uma batida mais moderna e que dá vontade de dançar. 
O refrão é facilmente decorável (ainda que não saiba croata) e convida à participação. É a minha aposta à grande vitória do DORA 2023.

Rui Cardoso - A Croácia precisa de algo irreverente para se conseguir destacar na competição e caso este grupo consiga uma boa perfomance a música tem todas as componentes necessárias não só para a qualificação à final como também para uma boa classificação geral na final da competição.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 25 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Harmonija Disonenance - "Nevera (Lei, lei)" - 234 pontos (13 PM)
2.º Dana - "Free Fallin'" - 206 pontos (3 PM)
3.º Damir Kedzo - "Angels and Demons" - 150 pontos (1 PM)
4.º Hana Masic - "Nescreca" - 128 pontos (3 PM)
5.º Meri Andrakovic - "Bye Bye Blonde" - 109 pontos (1 PM)
6.º Let 3 - "Mama šč!" - 98 pontos (1 PM)
7.º Eni Jurisic - "Kreni Dalje" - 79 pontos (1 PM)
8.º Martha May - "Distance" - 72 pontos
9.ºMaja Grgic - "I Still Live" - 55 pontos
10.º Patricia Gasparini - "I Will Wait" - 52 pontos (1 PM)
11.º The Splitters - "Lost And Found" - 49 pontos
12.º Barbara Munjas - "Putem snova" - 45 pontos
13.º Tajana Belina - "Dom" - 43 pontos
14.º Detour - "Master Blaster" - 40 pontos
15.º Kreso i Kisele Kise - "Kme kme" - 36 pontos
16.ºBoris Strok - "Grijeh" - 31 pontos
17.º Yogi - "Love at first sight" - 12 pontos
18.º Top of the Pops feat. Mario 5rekovic - "Putovanje" - 11 pontos



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.