Slider

[Olhares sobre o Festival di Sanremo] Quem representa Itália no Festival Eurovisão 2023?



A sétima temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com escolha do representante italiano para o Festival Eurovisão 2023. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Festival di Sanremo 2023?


O painel dOlhares sobre as Finais Nacionais voltou a ser desafiado a escolher as suas favoritas no Festival di Sanremo 2023, certame cujo vencedor é a primeira opção da RAI para representar Itália em Liverpool. Vinte e oito candidatos estão na corrida, sendo que o resultado final resultará da combinação do júri de imprensa, do painel demoscópico e do televoto da gala de hoje, em junção com as galas anteriores.

Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar Itália em Liverpool, havendo a registar a participação de 24 elementos que elaboraram o seu top 10 na escala eurovisiva.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Elodie - "Due" - 1 pontuação máxima


Márcia Santana - A Elodie é a artista que chega e entrega e não precisa de se valer do seu nome ou da sua posição artística. A canção fala por si. A canção do Sanremo mais tocada nas rádios italianas desde a sua estreia. "Due" é um combo de sensualidade e decepção, mas sem cair no rídiculo ou no clichê daquilo que são as canções de amor. Uma melodia moderna envolve a letra que por si só já é um poema incrível. Não irá vencer o Sanremo, mas é uma canção que sobreviverá para além disso, pois para mim é sem dúvida, a canção com mais qualidade deste lote de 28 canções. 

Colapesce DiMartino - "Splash" - 1 pontuação máxima


Hugo Sepúlveda - Mais um ano de Sanremo e ficamos sem saber o que dura mais… Se este festival ou o mês de janeiro… Apesar das longas horas de cada gala e dos maiores profissionais na arte de “encher chouriços”, é sempre um gostinho ficar a conhecer mais um lote de canções (e até artistas) maravilhosos. Esta edição não foi diferente, e até um guilty pleasure (“Furore” de Paola & Chiara) trouxe! As escolhas são várias, mas vou aproveitar que os holofotes estão postos no Marco Mengoni e na sua interpretação sublime da “Due Vite”, para destacar outros nomes! Colapesce & Dimartino voltam a trazer outra pérola, ainda que não seja uma “Musica Leggerissima”, mas espero que lhe façam justiça na classificação final! “Splash” traz-nos uma letra bem escrita ao som de uma melodia algo melancólica, ainda que cativante! Ao vivo, a  interpretação e energia tão própria de Colapesce & Dimartino fazem um “Splash” ainda maior!

Mr.Rain - "Superereoi" - 2 pontuações máximas


Alina Aleixo - Ainda que não considere que todas as canções do Sanremo estejam uma obra de arte, não deixo de ficar satisfeita com esta agradável surpresa, pois em termos de qualidade musical está seguramente melhor do que o ano anterior. Para mim a canção que merece sem dúvida representar a Itália é "Supereroi", de Mr. Rain. Uma música simples, lindíssima, com uma letra muito bem escrita sobre solidariedade e esperança, que se encaixa na atualidade. Vale a pena ler este poema. Caso seja esta a canção vencedora, a atuação deve, claro, ser adaptada ao palco eurovisivo. Não sei o que diz o regulamento da Eurovisão, mas mesmo que não seja possível manter as crianças, estou certa de que esta atuação não perderá a sua delicadeza. Espero que seja esta a escolha dos italianos, para que em maio o público se emocione com este momento ternurento. Acredito numa possível vitória na Eurovisão. 

Pedro Pires -  A canção “Supereroi” merece, na minha opinião, o direito de ter lugar no festival da Eurovisão. Uma música sem dúvida alguma impactante, com qualidade de voz e com um detalhe que para mim é interessante e que eleva toda a performance: a existência de um coro de crianças a cantar o refrão.

Marco Mengoni - "Due Vite" - 15 pontuações máximas


Adão Nogueira - Se há coisas que não mudam, uma delas é o Festival di Sanremo, e ainda bem ( à exceção da quantidade e duração das galas). Mas o intuito é presentear-nos com uma boa qualidade de propostas e isso nunca é defraudado. Mais uma edição em que as propostas são tão variadas e com potencial que não fica nada fácil conseguir escolher um vencedor. Quanto à escolha, não foi um amor à primeira vista mas à medida que fui ouvindo foi crescendo para mim. Marco Mengoni e “Due Vitte” são sem dúvida a melhor proposta, com uma junção fantástica de música e letra, protagonizará um grande momento em Liverpool.

Carlos Fernandes - "Due Vite" é uma balada melodiosa e emocional cantada com muita entrega por parte do Marco, foi feita para o Eurofestival. O talento deste senhor supera a fraca interpretação vocal de muitos veteranos Italianos!

Catarina Ramos - É sempre muito difícil escolher uma música quando há tanta escolha é tanta variedade musical. A minha preferida é a música “Due Vite “, do Marco Mengoni, porque não só tem uma voz poderosíssima como tem uma presença de palco muito boa. Cantar em italiano tem sempre muito charme, mas do que entendo da letra a música parece ser cheia de sentimento. Acho que se não for vencedor, certamente chegará ao top 3 desta competição :) 

Cláudio Guerreiro - A temporada de finais nacionais não é a mesma sem o mítico e interminável Sanremo. Apesar de haver um vasto leque de músicas que pouco me dizem, a verdade é que há sempre um pequeno grupo de canções que promete continuar na minha playlist por muito tempo. A minha preferência este ano recai para Marco Mengoni e a sua "Due Vite". Esta podia ser apenas mais uma balada italiana... Mas não é. E porquê? Porque tem um cantor que a eleva de uma maneira que chega quase a ser impossível colocar por palavras. Marco Mengoni entrega-nos tudo nesta interpretação e com muita carga emocional. Por fim, deixo também umas palavras de apreço por Elodie, que mais uma vez traz uma excelente proposta ao festival.

Diogo Martins - Mais uma edição de Sanremo cheia de qualidade! Gostei de várias canções mas destaco o meu top 3: Marco Mengoni, Ultimo e Mr Rain. Qualquer um, representará a Itália muito bem. Mas não tenho duvidas se tiver que escolher um. A minha escolha seria o Marco Mengoni. É difícil superar a grande canção que levou a Eurovisão em 2013 mas esta canção bate toda a concorrência. Ele é excelente ao vivo. Será uma das minhas favoritas deste ano caso seja a escolhida! 

Diogo Quintais - Sem dúvida que quem vai ganhar será o Marco Mengoni com o seu tema "Due Vite". Esta canção conquistou me logo pelo primeiro refrão, com uma letra poderosíssima e uma composição linda! A voz de Marco Mengoni depois de 10 anos também esta bem mais madura, o que também combina bem com o genero musical da canção. Tem todos os ingredientes para fazer da Itália, mais uma vez, uma das favoritas a ganhar o Eurovision Song Contest 2023!

Francisco Gonçalves - Marco Mengoni volta a Sanremo com "Due Vite". Uma música e letra irrepreensíveis a nível de qualidade e pulcritude harmoniosa, aliadas a uma interpretação deveras brilhante que se destaca claramente entre todas as outras 27 propostas apresentadas. Reconheço que Sanremo está muito forte este ano, mas Marco Mengoni consegue destacar-se claramente de todas. Se não levar o passaporte para Liverpool será injustiçado, porque o merece muito. Caso não siga para Liverpool, atrevo-me a citar as palavras das derradeiras estrofes de "Due Vite" “(…) eu estarei lá para te dizer (...) está errado, está errado e tu sabes disso/não tem música aqui/(...)"

João Diogo - Mais uma boa edição do Festival di Sanremo com um substancial conjunto de boas canções. Até tive alguma facilidade em escolher as minhas 10 favoritas mara para as ordenar foi preciso muita paciência. Tenho a certeza que se fizesse este top daqui a umas horas sairia uma coisa muito diferente. A minha favorita é "Due Vite" de Marco Mengoni. Uma balada bem à sua maneira, com a qualidade e emoção a que já nos habituou. Caso vença trará, mais uma vez, um excelente resultado para Itália.

Luís Coelho - Marco Mengoni tem uma voz única e interpreta "Due Vite" de uma forma que nos envolve totalmente na música. Due vite é uma balada muito bem produzida. É uma melodia linda que nos envolve num sentimento autêntico. 

Marcelo Silva - Antes demais, quero dizer que ainda não recuperei, ainda não entendi como o Irama, um dos meus compositores favoritos da atualidade não venceu o Sanremo 22, ainda nem sequer recuperei, da tão má organização da Eurovisão em 2022. Este ano só pode ser melhor, mesmo que não seja perfeito! Este ano, Sanremo vem forte, como sempre. A escolha é indiscutível, o tão aclamado Marco Mengoni e o seu tema ‘Due Vite’ vêm para vencer, que canção tão bem cantada, tão inspiradora, tão sensível aos corações! Que interpretação tão sublime. Due Vita vai direta para o meu Top caso vença o Sanremo! 

Marcel Pessoa - Penso que se dará o óbvio na Itália, ou seja, Marco Megoni campeão. Tudo indica que ele sairá vencedor após a quinta serata e com razão, pois Due Vite é a melhor canção em disputa esse ano. Uma balada poderosa e muito bem cantada pelo artista. Marco tem uma boa presença de palco, transmite facilmente as emoções. Adoro demais o pré refrão dessa canção. Ganhando, ele retornaria à Eurovisão 10 anos após L'essenziale, e adoro essas coincidências de datas. E por favor Sanremo, 28 concorrentes é coisa demais nesse festival que por tradição já é deveras longo!

Mateus Brandoliz - Quando um artista é fenomenal, nota-se a léguas. "Due Vite" já é uma balada fantástica na versão estúdio, e no Festival Sanremo ao vivo destacou-se a léguas! Ainda melhor. Quando ouvi, senti logo que estaria a ver o vencedor do Sanremo 2023.

Nuno Carrilho - Ainda que seja de uma duração imprópria para qualquer comum mortal e mesmo que não goste de o intitular como uma final nacional, o Festival di Sanremo continua a ser A final nacional. Com um lote a transpordar qualidade, o concurso deste ano traz-nos uma série de boas propostas para Liverpool mas, para mim, a escolha é apenas uma: "Due Vite". Desde 2013 que sigo atentamente a carreira do Marco Mengoni e esta é, provavelmente, das melhores canções que já apresentou. A vencer e a ir a Liverpool, provavelmente será o meu número 1 em maio.

Pedro Dias - Não sei o que aconteceu este ano à minha final nacional preferida, mas a qualidade da média das canções a concurso apresenta um decréscimo significativo. Normalmente gosto de mais de três quartos das propostas, e este ano tenho dificuldade em escolher 10 canções que goste. No entanto a canção “Due vite” de Marco Mengoni está num patamar muito superior ao das outras todas. E tenho a certeza que vai vencer com bastante facilidade a edição deste ano. Sendo que em Liverpool vai obter uma extraordinária classificação, como é apanágio italiano.

Ricardo Mota - Como sempre, adorei o Sanremo deste ano, e está cheio de músicas lindas e de qje gosto muito. A minha preferida é a do Marco Mengoni, "Due Vite", que tem um instrumental lindíssimo, imensa emoção, uma melodia espetacular e cantada com a voz incrivel do Marco. Seria muito bom vê-lo novamente no palco da Eurovisão 

Lazza - "Cenere" - 3 pontuações máximas


André Pereira - Bem... Chegamos então ao tão aguardado Festival di Sanremo! 28 canções a concurso, das quais todas com muita qualidade. Este ano gosto de pelo menos umas 12 canções, foi bem complicado para mim escolher uma favorita, mas conseguio alcançar o meu coração. Cenere e Lazza são os meus favoritos desta edição do Sanremo, acho que de entre as 28 canções torna-se a mais diferente e consegue-se destacar por isso. Letra bastante forte com um arranjo musical muito bem produzido. 

Luís Truta - Gostava muito que a Itália não voltasse já ao caminho das baladas e arriscasse como o fez quando venceu. "Cenere" é a meu ver a proposta que fica mais no ouvido e que foge também um pouco ao que a Itália nos costuma presenciar. Sei que dificilmente irá vencer devido à enorme qualidade que o Sanremo apresenta nesta edição.

Tiago Silva - Admiro quem consegue ficar 4 horas a ver este festival porque eu definitivamente não consigo, especialmente com as canções deste ano...de um modo geral não me convenceram. A minha favorita de longe é "Cenere" do Lazza, uma música que podia perfeitamente ser um hit mundial, muito moderna e bem cantada e mostraria uma vez mais que este país não tem só baladas, aliás, têm um panorama musical enorme que deveria ser mais explorado aqui.

Madame - "Il bene nel male" - 2 pontuações máximas


Gonçalo Canhoto - Qualidade, personalidade e excelência. São três palavras que, ano após ano, permanecem imprescindíveis para descrever o histórico Festival di Sanremo. É fascinante a capacidade do festival da canção italiana se reinventa e ajustar aos tempos atuais, seguindo relevante e uma referência em termos musicais. A edição de 2023 não é exceção e Itália volta a presentar-nos com a final nacional mais completa e sólida da pré-temporada eurovisiva. O meu favoritismo recai sobre "Il bene nel male". Madame regressa ao Sanremo após a oitava posição na edição de 2021 com uma canção eletrónica, fresca e muito cativante. A intérprete conta uma história e recorre a um curioso jogo de palavras entre o bem e o mal para refletir acerca do quanto os elementos de uma relação podem trocar entre si.

Ivo Mendonça - É indiscutível. O Sanremo é o festival com melhor qualidade - junta uma enorme qualidade e segue firme e hirto no seu conceito nacional de apresentar as canções, no qual o destaque vai para a canção e a orquestra. Primeiro a canção. Depois o staging. E se todos escolhessem assim, acreditem que o festival da Eurovisão só ficaria a ganhar (aliás veja-se a série de resultados espetaculares que Itália tem tido). Pessoalmente, tenho aqui umas 6-7 canções que gosto bastante. A ter de atribuir uma medalha de ouro, vou escolher algo que gostava de ver por Itália - Madame #Il Bene nel Male. Que proposta moderna, crua, um BOP super bem interpretado. Captou de imediato a minha atenção. Desde 2016 que a Itália não aposta numa intérprete feminina - porque não este ano? Porque não com um estilo mais urbano e moderno? De qualquer das formas, há aqui uma enorme qualidade, e seja qual for a escolha (vá, tirando 3 ou 4), Itália ficará muito bem representada! Boa sorte!


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 24 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Marco Mengoni - "Due Vite" - 243 pontos (15 PM)
2.º Madame - "Il bene nel male"  - 149 pontos (2 PM)
3.º Elodie - "Due" - 122 pontos (1 PM)
4.º Lazza - "Cenere" - 106 pontos (3 PM)
5.º Ultimo - "Alba" - 105 pontos
6.º Mr. Rain - "Supereroi" - 99 pontos (2 PM) 
7.º Colapesce DiMartino - "Splash" - 91 pontos (1 PM)
8.º Mara Sattei - Duemilaminuti" - 54 pontos
9.º Tananai - "Tango" - 53 pontos
10.ºGiorgia - "Parole dette male" - 52 pontos
11.º Rosa Chemical - "Made in Italy" - 45 pontos
12.º Leo Gassman - "Terzo Cuore" - 31 pontos
13.º Shari - "Egoista" - 30 pontos
14.º Levante - "Vivo" - 27 pontos
15.º Coma_Cose - "L'addio" - 25 pontos
16.º Paola e Chiara - "Furore" - 21 pontos
17.º Ariete - "Mare di guai" - 21 pontos
18.º Gianmaria - "Mostro" - 20 pontos
19.º Olly - "Polvere" - 18 pontos
20.º Sethu - "Cause perse" - 18 pontos
21.º Will - "Stupido" - 17 pontos
22.º Anna Oxa - "Sali (Canto dell'anima)" - 16 pontos
23.ºArticolo 31 - "Un bel viaggio" - 8 pontos
24.º LDA - "Se poi domani" - 8 pontos
25.º Colla Zio - "Non mi va" - 6 pontos
26.ºModà - "Lasciami" - 5 pontos
27.º Gianluca Grignani - "Quando ti manca il fiato" - 2 pontos
28.º I Cugini di Campgna - "Lettera 22" - 0 pontos


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.