Slider

[ESPECIAL] Quem são os intérpretes da 2.ª semifinal do 'Festival da Canção 2023'?

 

 Bandua, Bárbara Tinoco, DAPUNKSPORTIF, Edmundo Inácio, Inês Apenas, Ivandro, Lara Li, Teresinha Landeiro, The Happy Mess e Voodoo Marmalade são os intérpretes da primeira semifinal do Festival da Canção 2023. Conheça um pouco mais dos seus projetos artísticos.


Bandua - "Bandeiras" (Bandua)
Formada por Bernardo D'Addario (aka Tempura) e Edgar Valente, a banda Bandua lançou, em 2022, o seu álbum de estreia homónimo, depois do primeiro single, "Macelada", ter sido revelado no ano anterior. Contudo, o projeto foi concebido no início de 2018 por Addario com o objetivo de criar algo baseado na sonoridade electrónica do downtempo berlinense, mas com as raízes do folclore português, com a Beira Baixa, região onde têm raízes, a ser um dos principais focos de inspiração da formação. São os intérpretes da sua canção "Bandeiras" no Festival da Canção 2023.

Bárbara Tinoco - "Goodnight" (Bárbara Tinoco)
Ainda que tenha começado a tocar em criança, a entrada de Bárbara Tinoco no mundo da música acontece numa masterclass de João Gil para a Antena 1. Em 2018 entra no The Voice Portugal onde, apesar de não passar das Provas Cegas, apresenta "Antes Dela Dizer Que Sim", tema que se tornou num êxito viral, sendo o seu primeiro single. Em 2020 entra no Festival da Canção com "Passe Partout", tema de Tiago Nacarato, terminando em 2.º lugar com a pontuação máxima do público. No ano seguinte lança "Bárbara", o seu álbum de estreia, após o lançamento de "Desalinhos", um EP com diversas colaborações. É intérprete da sua canção, "Goodnight", no Festival da Canção 2023.

DAPUNKSPORTIF - "World Needs Therapy" (DAPUNKSPORTIF)
As origens dos DAPUNKSPORTIF remontam a 2004, com o projeto a iniciar com o duo e núcleo criativo João Guincho e Paulo Franco ao lado do produtor Marco Jung, em Peniche. Com várias influências musicais, a banda dá-se a conhecer com "Overdrive", a sua maqueta de apresentação, tendo aberto espetáculos dos Xutos & Pontapés. Em 2006 é lançado "Ready!Set!Go!", o álbum de estreia, seguindo-se "Electro Tube Riot" em 2008. "Old, New, Fast’n’Slow", lançado em 2022, é o seu quinto álbum de originais, um disco sobre o confronto diário com o mundo à nossa volta e com todas as suas dicotomias. São intérpretes da sua canção "World Needs Therapy" no Festival da Canção 2023.

Edmundo Inácio - "A Festa" (Edmundo Inácio)
Com 23 anos e natural de Portimão, Edmundo Inácio deu-se a conhecer ao público com a participação no The Voice Portugal 2021 onde, com novas versões de temas popular e tradicionalmente portugueses, ganhou grande destaque e chegou ao quarto lugar na Grande Final. Antes da participação, formou-se em cinema e residiu no Reino Unido durante três anos, tendo admitido que demorou 15 anos a encontrar a sua identidade musical. É intérprete da sua canção, "A Festa", no Festival da Canção 2023, tendo sido escolhido através da livre submissão de temas.

Inês Apenas - "Fim do Mundo" (Inês Apenas)
Inês Apenas
 é a identidade artística de Inês Oliveira, cantora, pianista e compositora que nasceu em Paris, mas que reside em Leiria desde os 3 anos. Licenciada em Música na variante Piano Clássico pela ESMAE, no Porto, lançou o seu EP de estreia "um dia destes" em julho de 2022. Antes acompanhou Surma no Festival da Canção 2019, tendo também atuado em nome próprio e ao lado de vários artistas, como Marta Carvalho, por todo o país.

Ivandro - "Povo" (Ivandro)
Joaquim Paulo, conhecido pelo nome artístico Ivandro, nasceu em Benguela (Angola) e iniciou a sua carreira musical aos 17 anos, altura em que participa no Ídolos, dois anos antes de entrar no Got Talent, programa onde se dá a conhecer ao público. Com 23 anos e agenciado pela Sony Music, Ivandro é um dos artistas dos PALOP mais conhecidos da atualidade, com vários éxitos e colaborações na sua carreira. É o intérprete da sua canção "Povo" no Festival da Canção de 2023.

Lara Li - "Funâmbula"  (André Henriques)
Nome artístico de Lara Pires Amendoeira, Lara Li passou a maior parte da infância em Monçambique, onde lança o seu single de estreia em 1975, dias antes de regressar a Portugal. Participa no Festival da Canção de 1980 com "E Pouco Mais", ficando em quinto lugar numa das semifinais. seguindo-se o lançamento de "Água na Boca", álbum que inclui "Telepatia", o maior sucesso da sua carreira. Regressa ao Festival da Canção em 1984 com "Rapidamente". Em 2013 estreia-se como atriz no Teatro Rápido no Chiado. É a intérprete de "Funâmbula" no Festival da Canção 2023, tendo sido convidada por André Henriques, autor do tema.

Teresinha Landeiro - "Enquanto é tempo" (Teresinha Landeiro)
Natural de Azeitão, Teresinha Landeiro começou a cantar fado aos 12 anos, participando, em 2008, na Grande Noite de Fado. Integra o projeto Saudade no Futuro lançado, em 2018, "Namoro", o seu disco de estreia, assinando algumas das letras. Com atuações semanais na "Mesa de Frades", conta com participações em diversos festivais e eventos com "Agora", o seu segundo álbum, a ter sido lançado em 2021. Recentemente lançou "A Lei da Recompensa" ao lado de Salvador Sobral.

The Happy Mess - "O Impossível" (The Happy Mess)
Juntos desde 2011, os The Happy Mess lançaram o primeiro EP, "October Sessions", no ano seguinte, tornando-se num dos projetos mais acarinhados da indie pop em Portugal. Com vários álbuns e mudanças na formação, a banda lançou, em 2021, o seu primeiro álbum totalmente em português, "Jardim da Parada", assinalando o 10.º aniversário da banda, que conta com Miguel Ribeiro (voz, guitarras), Hugo Azevedo (baterias), João Pascoal (baixo), Afonso Carvalho (pianos) e Paulo Mouta Pereira (teclados e voz). São intérpretes da sua canção "O Impossível" no Festival da Canção 2023.

Voodoo Marmalade - "Tormento" (Voodoo Marmalade)
Formada por 8 artistas, a banda Voodoo Marmalade é, usualmente, descrita como uma marmelada de estilos. Caracterizada por 6 ukuleles, baixo e percursão, a formação interpreta temas clássicos dos anos 50 e 60, passando pelo rock dos anos 80 e ao pop contemporâneo. Contam com um álbum de originais e não deixam ninguém indeferentes nas suas atuações. São os intérpretes da sua canção "Tormento" no Festival da Canção 2023, tema escolhido na livre submissão.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.