Slider

O que é musicoterapia?

 

Falar de música é falar de arte, uma ação capaz de mudar o estado de alma e transmitir uma paz melódica que invade os ouvidos a cada nota.

Por outro lado, a música também é recuperação, reviravolta emocional, redução do stress, estimulação do cérebro ou ainda regulação dos ritmos corporais.

Nesse sentido, neste artigo abordamos o lado terapêutico da música e em que pontos ela é um desbloqueio para um melhor bem-estar físico e mental. Por outras palavras, falamos de musicoterapia.


O que é musicoterapia?

Esta técnica procura adaptar a música a determinados processos terapêuticos, para melhorar o estado funcional ou mental de pacientes com quadros clínicos específicos.

No fundo, é aplicar o resultado de anos de estudo, no qual se provou que a música é uma experiência sensorial e que, quando implementada em determinados casos, ajuda no âmbito neurológico, fisiológico e psíquico no sentido não invasivo e como alternativa às disciplinas tradicionais de saúde.


Quais as principais vantagens da musicoterapia?

Como referido em cima, as vantagens desta técnica passam essencialmente por trabalhar as dimensões neurológicas, fisiológicas e mentais do ser humano.

Nesse sentido, os principais benefícios são encontrar formas de estimular estas mesmas dimensões.

Por exemplo, através das batidas e dos ritmos, a música consegue criar ondas sensoriais que despertam os sentidos do cérebro, reduzindo tensões nas ligações ou estimulando os músculos para prolongar a sua vida útil; dependendo do quadro clínico, em situações de necessidade motora, a música, dependendo também do paciente e das reações que origina, consegue melhorar a motricidade e potenciar as funções motoras; e, por último, na dimensão mental, é uma excelente ajuda para quadros de depressão, ansiedade e, em muitos, casos é utilizada para estimular a concentração, reavivar a memória ou aumentar a criatividade.

Antes de avançarmos, referir que em Portugal existe uma associação de musicoterapia, com profissionais qualificados e experientes, prontos a entrar em ação em casos que a procura por uma alternativa pode levar a outros desfechos de saúde com sucesso.

Com efeito, além de toda a sua área terapêutica, a música também é então uma forte influência em muitas áreas nas quais a concentração é necessária. Isto porque, ajuda a levantar clima de tensão, relaxar para tomar decisões ou ainda motivar para resultados maiores e positivos. Seguem-se exemplos de setores que combinam com música.

Desporto

Os melhores exemplos são os desportos mentais. É muito comum observar no poker ou xadrez, os jogadores procurarem refúgio na música para se distraírem ou ganharem poder de concentração.

Por exemplo, no poker, um dos princípios básicos da modalidade é exatamente tomar boas decisões. É por isso que, em muitos torneios, os jogadores têm headphones e as suas próprias playlists, exatamente para estarem concentrados e não se precipitarem.

No xadrez, o mesmo exemplo. É uma forma de concentração e, muitas vezes, é um gatilho para desbloquear estratégias ainda mais engenhosas.


Saúde

Muitas vezes em cenários de operações mais complicadas, é muito comum os cirurgiões ouvirem música ou até mesmo terem a acústica da sala pronta para a passagem de algum estilo. É uma forma de relaxar e concentrar ainda mais o cérebro na tarefa a executar.

Além disso, a música é também utilizada no caso de partos, uma vez que ajuda a grávida a relaxar e o bebé, por sua vez, consegue sentir essa tranquilidade e torna toda a experiência de muito mais calma.


Vida quotidiana

Ainda que pareça redundante, a verdade é que o ser humano não passa sem música. Na verdade, seja no seu trabalho, em casa, ou em trânsito entre ambos, uma trilha sonora está sempre presente.

Este “acessório” será sempre uma muleta para elevar o estado de espírito e melhorar o dia. Logo, esta é sem dúvida a melhor combinação da música. A simbiose com o ser humano, o complemento do dia, o factor que conforta e ajuda a superar metas diárias.

Entre os efeitos terapêuticos, a música será sempre um instrumento que pode mudar a vida de uma pessoa num ápice. Aliás, fazendo uma analogia com a Eurovisão, tudo muda após uma participação no evento musical mais importante da Europa. Isto porque, os ritmos e melodias são muito mais que fogo de artifício e espetáculo, é o que liga pessoas. No fundo, música é muitas vezes sentimento.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por templatezoo Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.