Slider

ESC2022: Emissora do Azerbaijão realça que "não demos autorização para anunciar os votos em nosso nome"

 A emissora estatal do Azerbaijão emitiu um comunicado sobre a polémica da anulação do voto do júri, desmentindo a existência de problemas técnicos no anúncio dos votos na Grande Final.


Depois de ter prestado declarações sobre o assunto à imprensa azeri, conforme pode recordar AQUI, a emissora estatal do Azerbaijão emitiu um comunicado oficial sobre a polémica em torno da anulação do voto do júri do país, juntamente com o de outros cinco países, no Festival Eurovisão 2022. "Os episódios que ocorreram durante a Final do Festival Eurovisão 2022 e as decisões tomadas foram recebidas com pesar pela emissora azeri (...) Declaramos que enviámos os nomes dos países votados pelo júri aos organizadores (...) e a organização anunciou outros, sem qualquer justificação. Rejeitamos categoricamente tal situação" pode ler-se no comunicado, onde frisam que a pontuação máxima teria sido entregue à Ucrânia.

Contudo, a emissora Ictimai TV tece algumas críticas à organização do Festival Eurovisão 2022, frisando que não foi informada de qualquer situação: "Foi enviada uma carta à organização e dissemos que anunciaríamos os pontos do nosso júri e não os resultados que nos enviaram e que iríamos tornar a questão pública. Só então fomos informados sobre a «estranheza» nos votos de seis países desde a semifinal. Contudo, não fomos informados de quinta até sábado e, até ao momento, nenhuma prova nos foi fornecida".

Além disso, a emissora azeri desmentiu a existência de problemas técnicos na ligação a Baku: "Apesar da porta-voz estar pronta para revelar os resultados, os organizadores não fizeram a ligação e anunciaram os resultados em nosso nome, alegando problemas técnicos. No entanto, não tivemos problemas técnicos no anúncio. Ressaltamos novamente que não demos autorização aos organizadores para anunciarem os votos em nosso nome" declararam, garantindo "estar à espera de uma resposta oficial para tomar a decisão sobre os próximos passos a tomar, na esperança que a situação seja resolvida em breve e que justiça seja feita".

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: Eurovision.tv
10
( Hide )
  1. Anónimo20:29

    Em prmeiro lugar, a EBU devia dizer muito concretamente quais os países. Já li (o que, claro, não significa que a informação seja correta) que um deles é São Marino. Desde há anos que a votação do televoto deste país é organizada pela própria EBU. Durante anos Arménia e Azerbaijão não trocam um único voto e chegam a passar outras imagens, quando a canção dum e doutro país é apresentada. A EBU nunca notou irregularidades aqui? Em mais de 90% dos casos Grécia e Chipre trocam os 12 pontos. Nunca pareceu estranho à EBU? Será justo que não tivesse havido um único voto da Roménia para a Moldávia na votação que a EBU preparou? A mim estranhos (e o mesmo aconteceu em 2017) foram os 12 pontos que, de vez em quando, eram atribuídos à canção do Azerbaijão - e não pelos países que consta terem cometido as irregularidades. O próprio comentador espanhol ficou surpreendido quando a porta-voz do seu país anunciou 12 pontos para a canção azeri. Bem, algo me diz que, se os ditos seis países saem, a EBU ainda vai pedir de joelhos a Andorra, Bósnia e outros que regressem, para que não se caia no ridículo de ter semifinais com 14 canções das quais se apuram 10...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:08

      Nem mais! Tantas vezes que há compadrio na troca de 12 pontos ou países que se "odeiam" e poem sempre no último lugar no voto do júri... e a EBU assiste caladinha.
      De repente anula de uma assentada 6 países...

      Eliminar
    2. Anónimo16:12

      O júri espanhol que nem 1 ponto para Portugal
      E nós fomos dar 12 a eles...
      E em 2017 salvamos os espanhóis dos 0 pontos.
      Mas que ricos vizinhos!

      Eliminar
  2. Anónimo20:45

    A Ebu não queria de todo a Vítoria da Ucrânia agora está a cair em cima de quem não tem culpa.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:56

    Emissora tem toda a razão é só horrível o que a Ebu está a fazer uns são filhos outros entiados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:14

      Nem mais! Admite-se de 5ª a sábado sem nada dizerem e depois a meio da votação emitirem aquele comunicado. Ah e foram problemas de ligação: voltamos ao século passado

      Eliminar
  4. Meu Deus, que novela. Se a EBU fez isso para evitar a vitória da Ucrânia na votação do júri, porque deixou passar os 12 pontos que a Polónia e outros países atribuíram á Ucrânia? E como evitar os 439 pontos que a Ucrânia teve no televoto. É certo que se criou agora um imbróglio, porque a Ucrânia cisma que quer organizar o ESC do próximo ano,mesmo não tendo condições e é quase certo que vai ser sediado noutro país. Vamos aguardar pelas cenas dos próximos capítulos, mas este assunto ainda vai dar pano para mangas. Na verdade a EBU vai ter que decidir rapidamente onde o certame vai ser realizado e quem vai ser a equipa criativa e de produção.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:25

    Padrões irregulares de votação... quais? A EBU anula assim logo 6 países de rajada, nada diz até à final e é em plena votação que emite um comunicado. Really?
    Independentemente de "fraude", deixar andar e na final surpreender quer canais de televisão visados quer jurados com a anulação... é passar um atestado de burrice... então para quê votaram na final? Para ver se os tais padrões irregulares se repetiam?
    Darem desculpas em direto de problemas técnicos de ligação... Surreal! Será que por ex. a porta-voz de Montenegro ou São Marino não saberiam que iam anunciar outro país?

    Especula-se já que teriam acordado entre si votar para obter vantagem no apuramento. Então e divulgarem quais afinal os países oficialmente e mostrarem os verdadeiros motivos?
    A EBU prima pela falta de transparência! Que divulgue a votação desses jurados. Vão agora os canais visados divulgar isso? A TVR já o fez e pelos vistos com um ranking mal ordenado! Isso é motivo de anulamento? A EBU supostamente valida e tem um parceiro independente para analisar todo o processo! Porque é que o parceiro viu só depois do family show de 5ª feira? Não viram logo isso? Por pouco passava de fininho tanta irregularidade. São 6 países, com uma semifinal com 8 a ficarem de fora da qualificação... são muitos pontos. 348 pontos!
    Muito para explicar... e que a EBU não dará resposta. Espera-se que os países visados se insurgem e obriguem a todos à mudança deste sistema obsoleto de votação. Pelo menos alterarem a substituição do voto anulado, que é no mínimo muito pouco coerente e transparente!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:30

    Como é que o Azerbaijão consegue zero pontos no televoto? Poderia não ser uma canção por aí além mas não é país para ficar a zeros. O Azerbaijão tem historial de votação expressiva do público.
    Irregularidade é um apuramento escandaloso com apenas votação do júri!
    A Suíça é outro caso flagrante.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:16

    Claro que a EBU não permitiu a ligação. Se anularam tinham que fazer como outros dar os 12 pontos a quem a EBU determinou, mas como iriam anunciar os do seu júri... olha lá se foi a ligação técnica a Baku... Aahahah

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.