Slider

[Olhares sobre o Tu bije serce Europy! Wybieramy hit na Eurowizję] Quem representa a Polónia no Festival Eurovisão 2022?


A sexta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com a escolha da
  Polónia para o Festival Eurovisão 2022. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Tu bije serce Europy! Wybieramy hit na Eurowizję?

Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma nova edição alargada do Olhares sobre as Finais Nacionais, iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

Olhares sobre as Finais Nacionais 2022 continua, hoje, com o Tu bije serce Europy! Wybieramy hit na Eurowizję. Dez candidatos estão na corrida para representar a Polónia no Festival Eurovisão 2022. Os vários integrantes do painel do ESCPORTUGAL Regiões foram desafiados a votar nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Polónia em Turim.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Daria - "Paranoia" - 3 pontuações máximas


Alina Aleixo - A meu ver, esta final nacional até nem está má em termos de qualidade musical. Consegui gostar genuinamente de, pelo menos, metade das canções a concurso, o que é bastante razoável. A minha favorita e aquela que considero que pode brilhar na Eurovisão é "Paranoia”, um pop dançante sofisticado, que apesar de repetitivo torna-se viciante e o refrão fica no ouvido. Espero que ao vivo não desiluda não só no staging como também vocalmente. É uma canção com potencial para chegar à final em Turim, desde que invistam rigorosamente nela.

Carlos Fernandes - "Paranoia" é uma canção orelhuda, chama a atenção pela melodia, os arranjos e a voz da cantora. "River" e "Czysta woda" talvez sejam canções tão competitivas quanto "Paranoia". E há mais dois ou três bons temas na final da Polónia... 

Cláudio Guerreiro - Depois de uma escolha interna com poucos motivos para ficar na memória, a Polónia decidiu regressar às finais nacionais para escolher o seu representante. No entanto, está bem longe de ser uma final que me deixe entusiasmado. Krystian Ochman parece ser o favorito claro à vitória, mas há algo na sua proposta que, não sendo má, não me satisfaz completamente. Na primeira audição, poucas foram as que me ficaram na memória, para dizer a verdade... Mas ao conceder uma segunda oportunidade a todas as canções dei por mim a carregar no botão de replay numa delas. “Paranoia” é uma canção pop que, mesmo trazendo pouco de novo, apresenta aquele refrão catchy que cola e não sai facilmente, juntando-lhe ainda o bom pormenor de soar melhor com o sotaque de Daria. 

Krystian Ochman - "River" - 11 pontuações máximas


Aan Gomes - Sem sombra de dúvidas, a única canção capaz de fazer brilharete em Turim em nome da Polónia é River de Krystian Ochman. Moderna, catchy, emocionante, com dinâmica e bem produzida, esta canção poderá chegar bastante longe na Eurovisão 2022 (embora não a veja come vencedora do certame). Ochman é claramente carismático e um excelente intérprete. Esperemos pela actuação ao vivo para confirmar o favoritismo. 

Adão Nogueira - Polónia apresenta-nos uma final sem grandes rasgos de qualidade, caindo mais uma vez na baixa qualidade com que nos tem dado nos últimos tempos. Já era hora de apostar no ESC como aposta no JESC… isso sim é que seria bom. Esta final já tem o favorito mais que apontado e concordo com essa escolha, pois Krystian Ochman e a sua “River” são a melhor proposta desta final nacional e seria uma enorme melhoria relativamente ao ano passado.

André Pereira - Chegou então a grande final da Polónia, que por acaso até não é má de todo! Tenho a destacar 3 canções, Lovesick, do Kuba, que apesar de ser mais do mesmo do que já temos visto acaba por ser boa, Dokad de Ania que nos traz uma canção em polaco e bastante boa, e temo que pode vir a surpreender no resultado final e por fim a minha favorita River do Ochman que tem uma voz bastante poderosíssima e eleva a canção a outro patamar e caso vá á Eurovisão pode vir a trazer  a Polónia de volta á final!

Diogo Martins - Há, nesta final, uma canção que se destaca completamente das restantes e essa canção é sem duvida "River" do Ochman. Um pop bem moderno que poderíamos ouvir facilmente nas rádios. O Ochman demostra ser um ótimo cantor e tem bastante carisma. Depois da péssima participação do ano passado, a Polónia tem aqui a possibilidade de se redimir e apostar forte. Das melhores canções deste ano! 

Diogo Quintais - A Final Nacional polaca é sem dúvida uma das que nos mostra mais variedade musical. Então existe quse uma canção diferente gostada por pessoas diferentes! No meu caso o tema "River" de Krystian Ochman é a proposta mais completa e séria para tentar chegar ao top 10 em Turim!

Hugo Sepúlveda - Este ano a Polónia decidiu escolher o seu representante através do “Tu bije serce Europy”, uma final com alguma variedade de sonoridades e até a toques latinos e um regresso eurovisivo temos direito. O grande trunfo desta final parece ser Krystian Ochman, o vencedor do The Voice e que já tinha sido falado antes nestas lides eurovisivas! “River” assumiu a liderança das preferências e apostas, e é também a que considero ser a melhor escolha por parte da Polónia. Uma balada sólida, contemporânea e num registo bem comercial que costuma agradar a uma maioria – como parece ser o caso. Ainda que seja necessário esperar pela actuação, acredito que tendo em conta o seu triunfo, o Krystian Ochman vá comprovar o seu favoritismo! 

Ivo Mendonça - Wow! Que surpresa ao ver uma canção como "River" a tentar representar a Polónia - talvez seja a melhor candidatura da Polónia desde 2016, com um potencial enorme de ser muito bem recebida. Proposta moderna, com um instrumental que nos permite fazer parte de uma história. E o Krystian Ochman, que voz! Assenta que nem uma luva na canção. Tem uma componente clássica na forma de se expressar que contrasta com o ritmo moderno e urbano. Wow, wow. Fico feliz por ver que cada vez mais a Eurovisão deixa de ser um "estilo" e passa a ser um espelho da diversidade musical. E a Polónia tem uma final recheada de diversidade. Este ano, têm todos os ingredientes para voltar aos lugares cimeiros da Eurovisão. Boa sorte!

Marcel Pessoa - Existe, na final nacional da Polónia, um único vencedor possível, que é a canção River. Digo isso não porque as outras propostas são fracas, mas sim porque River faz nosso radar de winner alert disparar muito forte. Krystian sendo escolhido para representar o país irá disparar no favoritismo para ganhar a Eurovisão. Sou apenas eu que percebo todo este potencial na canção? Ela é poderosa, muito bem cantada e produzida. Te prende logo no início e só cresce ao longo de sua execução. Não percebo o porquê do Krystian não ser escolhido internamente, é claramente uma aposta certeira. Talvez a final nacional exista só para alavancar a torcida por River. Caso não saia vencedora, será a MAIOR surpresa dessa temporada eurovisiva. 

Marcelo da Silva - Polónia, um dos países que mais trinca na versão Júnior do Eurovision, tem e sempre teve dificuldade em se vingar na versão adulta do certame. Pais indeciso este, ora final nacional ora não, e quase todos os anos isso se repete. Mas a Eurovision é isto mesmo. Depois de ter escutado as dez músicas a concurso, a minha escolha recai para River, o timbre do OCHMAN é profundo, da exatamente aquela pitada de sal que a música precisa, a música ganha pela elegância que é cantada. Curiosamente, e a caminho do trabalho aqui na Suíça oiço esta música na rádio. Gosto principalmente do facto de que a Polónia começou a levar o concurso um pouco mais a sério! 

Nuno Carrilho - Ao contrário do que havia anunciado, a Polónia pôs de parte os planos de realizar uma seleção interna e apostou numa final nacional, decisão mais que acertada tendo em conta a qualidade do lote de candidatos. Ainda que baseado apenas em versões estúdios, atrevo-me a dizer que a final nacional polaca (dizer aquele nome gigante não é fácil...) é uma das melhores da temporada. Contudo, na hora de escolher, os meus doze pontos vão para "River" de Ochman. Uma canção poderosa, com uma voz ainda mais poderosa, e que tem tudo para um bom resultado em Turim. A ganhar, salta para um dos lugares cimeiros do meu top eurovisivo.

Pedro Dias - Uma balada moderna poderosa, bastante emocional, e melodicamente muito rica, que se for bem interpretada ao vivo poderá obter um excelente resultado em Turim. Aparentemente o Krystian não terá muita dificuldade em vencer a final nacional do seu país, mas como sempre, é possível que haja alguma surpresa. Nesse caso que seja a belíssima canção étnica da Karolina Lizer.


Kuba Szmajkowski - "Lovesick" - 1 pontuação máxima


Tiago Silva - Gosto de 4 músicas desta final nacional....a minha favorita e admito o meu guilty pleasure até agora é Lovesick do Kuba, não é nada de original mas sempre que ouço dá-me good vibes. Também adoro Paranoia mas depois de ver a Daria ao vivo a cantar a música, well...não queremos outro Rafal não é?

Ania Byrcyn - "Dokąd?" - 1 pontuação máxima


Jorge Durões - Após uma participação completamente esquecível (e diria sofrível) em 2021, a Polónia regressa com uma final nacional cujo comprimento do nome deve medir tanto como a distância entre Porto e Lisboa por estradas nacionais! DOKAD, de Ania Byrcyn, é, para mim, a escolha mais acertada. Primeiro, para se afastar totalmente da tragédia que foi Rafal no ano passado. Em segundo, por ser uma proposta musicalmente bem conseguida e consistente. E em terceiro... se conseguir passar toda a iconografia presente no videoclip para o staging, será uma experiência sinestésica à não não conseguiremos ficar indiferentes.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 16 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 10 segundo a escala eurovisiva)

1.º Krystian Ochman - "River" - 173 pontos (11PM)
2.º Daria - "Paranoia" - 147 pontos (3PM)
3.º Ania Byrcyn - "Dokąd?" - 109 pontos (1PM)
4.º Kuba Szmajkowski - "Lovesick" - 99 pontos (1PM)


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESC Portugal / Imagem: TVP / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.