Slider

Portugal: Conheça os compositores do Festival da Canção 2022 [Parte 2]


Conhecida a lista de compositores do Festival da Canção 2022, apresentamos uma curta biografia dos nomes que estão a trabalhar na seleção de Portugal para o Festival Eurovisão 2022.


Depois de revelada a lista de compositores do Festival da Canção 2022, o ESCPORTUGAL traz até si uma série de artigos com uma curta biografia dos escolhidos para o concurso que selecionará os representantes de Portugal no Festival Eurovisão 2022. Neste segundo artigo, conheça oito dos compositores selecionados pela RTP para o concurso: Joana Espadinha, Kumpania Algazarra, Maro, Norton, Os Azeitonas, PZ, Syro e Valas.

Joana Espadinha
Joana Espadinha é uma cantautora já conhecida nas lides do Festival da Canção: interpretou a canção "Zero a Zero", composta por Benjamin, ficando em 9º lugar no concurso de 2018. Em paralelo com a actividade académica de leccionar Canto na Escola de Jazz Luiz Villas Boas e no curso de Jazz da Universidade de Évora, foi fazendo as suas primeiras apresentações como convidada e compositora para nomes como Afonso Pais, João Hasselberg, André Santos ou João Firmino. Em 2014, finalmente, deu o passo para seu primeiro disco, "Avesso e em 2018 a vertente sua vertente mais Pop surgiu com o seu álbum "O material tem sempre razão". Recentemente, Joana Espadinha publicou "Ninguém nos vai tirar o sol", o seu novo álbum que foi lançado em setembro deste ano.

Kumpania Algazarra
Os Kumpania Algazarra nasceram em 2004 nas ruas de Sintra, inspirados pela energia da folia e da boa disposição, descrevendo-se como "saltimbancos apaixonados". Inspurados do ska ao folk, do reggae aos sons dos balcãs, dos ritmos latinos ao funk, o aglomerado de géneros musicais faz deles uma das mais poderosas brass bands portuguesas. Com centenas de concertos em todo o mundo, um EP e oito álbuns, o mais recente disco do coletivo chama-se "Remixed Vol.2" e foi editado em 2021. Em 2019 participaram nos interval acts das semifinais do Festival da Canção, onde atuaram com alguns dos antigos vencedores do certame nacional.

Maro
Mariana Secca tem 26 anos e escreve desde os 11. Começou a estudar música aos quatro anos pelo incetivo da sua mãe, que é professora na área e foi na Berklee College of Music, em Boston, que encontrou a "opção perfeita" para a sua licenciatura, porque "também adota muito a música contemporânea e não só o jazz ou o clássico". A jovem ganhou destaque nas redes sociais após partilhar o seu trabalho, tendo sido aplamente elogiada por nomes como António Zambujo, Luísa Sobral, Ana Moura, Rui Veloso, Carolina Deslandes ou Samuel Úria. Ao dar nas vistas no meio artístico surgiu a oportunidade de gravar um tema com Carolina Deslandes, intitulado "Não me Deixes". Em 2020 Maro foi notícia ao fazer um dueto à distância com Eric Clapton, numa iniciativa que juntou Maro a diversos artistas do panorama nacional.

Norton
Os Norton são uma banda de indie rock fundada em 2002 na cidade de Castelo Branco e tem como membros Pedro Afonso, Rodolfo Matos, Leonel Soares e Manuel Simões. O grupo começou por apresentar-se com a banda Alla Polacca, da qual fez parte Pedro Marques, outro dos compositores do Festival da Canção 2022. Em 2003 lançam o seu primeiro álbum intitulado "Make me sound E.P.". Até à data a banda conta com cinco álbuns e diversos concertos pela Europa e Japão. Segundo a banda são "um espelho genuíno de uma vida cheia de canções". Pelas palavras da banda, a busca pelo perfeito e pela beleza da sonoridade são uma constante e os seus ritmos são marcados por uma onda de calor que trás a batida, uma mistura entre sintetizadores e guitarras com traços de rock e de pop.

Os Azeitonas
Criada em 2002, a banda portuense de pop rock Os Azeitonas é atualmente constituída por Marlon, Nena e Salsa, contando com seis álbuns de longa duração e um DVD. Com um nome cimentado no panorama musical português, a banda é conhecida por vários temas de sucesso como "Quem És Tu Miúda", "Anda Comigo Ver Os Aviões" e "Tonto de Ti", entre outros, tendo estado nomeada, por duas vezes, para o prémio Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards. 

PZ
PZ, nome artístico de Paulo Zé Pimenta, começou a fazer música no seu quarto com um computador, um sampler e dois sintetizadores quando tinha 16 anos. Criou uma sonoridade própria, com PZ a ser o seu projeto mais intimista, existindo outros que permitem ao músico viajar por sonoridades e estados de espirito divergentes como Pplectro (alter ego que toma conta dos seu devaneios puramente electrónicos), Paco Hunter (projecto que desenvolveu com o seu irmão Zé Nando Pimenta), e a Zany Dislexic Band (banda de improviso que conta também com Zé Nando Pimenta, Duarte Araújo e Sergio Freitas). "Selfie-Destruction" é o sexto álbum de originais do artista portuense, tendo sido produzido pelo mesmo.

Syro
Syro é o nome artístico de Diogo Lopes, artista português de Pop/Alt-Pop, cantor, autor e baterista de 24 anos. A sua entrada no mundo da música aconteceu aos 12 anos ao tocar bateria, decidindo estudar música teórica e prática e licenciando-se, mais tarde, em Jazz e Música Moderna. Integrou e formou vários projectos como baterista, criando a sua identidade SYRO, que já lançou três singles. Apesar da curta carreira, Syro já se tornou presença habitual nas rádios nacionais e na banda sonora de vários projetos, tendo sido premiado como Artista "Most Wanted" pela MTV.



Valas
Valas, Johnny Valas ou João Valido é um rapper alentejano residente em Évora, tendo-se estreado ao vivo em 2009. Foi um dos pioneiros do LNP (Líricistas No Perímetro) e integrou o grupo Matilha 401 em 2010, ao lado de Perez, P.G, Proversuz aka Braza e Kanal AV. Formou a comunidade Sem Rumo, divulgadora do Rap Alentejano desde 2007, uma sociedade não-lucrativa com o intuito de promover os trabalhos musicais dos artistas envolvidos no meio, tendo trabalhado em parceria com o produtor Lhast, desenvolvendo vários projetos entre os quais se destaca Nébula. Em 2016 assinou contrato com a Universal Music e foi o porta-voz do júri do Alentejo no Festival da Canção de 2020.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/ Imagem:GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.