Espanha: RTVE prolonga período de inscrições para o 'Benidorm Fest'

A emissora espanhola RTVE prolongou o período de inscrições para o Benidorm Fest, final nacional para o Festival Eurovisão 2022, até 10 de novembro.


A emissora espanhola RTVE revelou, esta tarde, o prolongamento do prazo de inscrições para o Benidorm Fest, final nacional de Espanha para o Festival Eurovisão 2022. As inscrições encerrariam na próxima sexta-feira, 29 de setembro, sendo prolongadas até 10 de novembro. "Estamos a receber muitas propostas de artistas estabelecidos e sentimos a necessidade de alargar esse períogo para que tenham mais espaço para enviar propostas com a maior qualidade possível. Paralelamente, para que haja igualdade de condições, estendemos também a data de propostas para as inscrições pela internet" frisou Eva Mora aquando do anúncio do prologamento das inscrições.

A primeira fase consistirá no processo de inscrições e os convites diretos da RTVE para o certame, sendo que todos os participantes deverão ter nacionalidade espanhola e/ou residência do país, sendo que, em caso de grupos, pelo menos metade dos elementos deverão cumprir esta condição. Os cantores apenas poderão submeter uma canção, enquanto os compositores poderão submeter um tema como autores principais e dois adicionais como coautores. As canções submetidas deverão cumprir as regras da EBU/UER e deverão ser interpretadas em espanhol e/ou em línguas co-oficiais do país, sendo permitidos excertos noutras línguas até ao máximo de 35% da totalidade da letra da canção.

Na segunda fase do processo, que iniciará a 10 de novembro, um júri da RTVE, composto por profissionais da emissora e da indústria musical, avaliará todas as propostas e selecionará as 12 participantes do concurso, bem como 6 canções suplentes. Pelo menos duas canções serão escolhidas do processo público de inscrições, com os escolhidos a serem divulgados durante os meses de novembro ou dezembro.

A terceira e quarta fase do concurso correspondem ao Benidorm Fest, que será realizado no final de janeiro de 2022 e contará com duas semifinais e uma Grande Final. As semifinais contará com seis participantes, sendo que a votação estará a cargo do público (50%) e do júri (50%): o público votará através do televoto (50%) e de um painel demoscópico (50%), enquanto a votação do júri será assegurada por um painel nacional (60%) e um painel internacional (40%). Os três mais votados em cada gala conquistarão o apuramento para a Grande Final, onde serão escolhidos os representantes de Espanha em Itália.

Estreante em 1961, Espanha conta com 60 participações no Festival Eurovisão, tendo ganho as edições de 1968 e 1969. Escolhido internamente pela emissora espanhola, Blas Cantó representou Espanha no Festival Eurovisão 2021 depois do cancelamento do concurso de 2020. Em defesa de "Voy A Quedarme", o cantor ficou em 24.º (e penúltimo) lugar com apenas 6 pontos, todos oriundos da votação do júri da Bulgária (4) e do Reino Unido (2).

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RTVE/EurovisionSpain / Imagem e Vídeo: Eurovisiontv

Sem comentários