Slider

ESC2021: EBU/UER descarta abrir investigação à votação na Moldávia no Festival Eurovisão 2021

Após especulações de fraude na votação da Moldávia no Festival Eurovisão 2021, a EBU/UER frisou que não tenciona abrir qualquer tipo de investigação.


Depois da divulgação dos resultados completos do Festival Eurovisão 2021, a votação recebida pela Moldávia na semifinal e na Grande Final do certame causou grande polémica nas redes sociais, com várias acusações de fraude dirigidas a Philipp Kirkorov, artista russo que foi o compositor de "Sugar", canção defendida por Natalia Gordienko em Roterdão.

A votação do júri da Grécia e da Bulgária na segunda semifinal foi um dos pontos que mais polémica causou junto da comunidade eurovisiva, com os 12 pontos a rumarem à canção da Moldávia: a canção da Grécia foi composta pela Dream Team, equipa que também conta com Kirkorov, enquanto a Bulgária é o país natal do cantor russo. Na gala de 20 de maio, quatro dos cinco jurados da Grécia e os cinco jurados da Bulgária consideraram "Sugar" a melhor canção a concurso.

A votação do público causou ainda maior polémica, com a Moldávia a receber 8 das 16 pontuações máximas possíveis. França, Estónia, Letónia, República Checa, Sérvia, São Marino, Grécia e Portugal atribuiram a pontuação máxima a "Sugar" na semifinal, com várias entidades a realçarem o facto da maioria dos países terem uma população bastante reduzida, o que tornaria mais fácil influenciar a votação por telefone com menores recursos monetários. 

Contudo, dois dias depois, na Grande Final, os televotos da Estónia (19.º), Letónia (11.º), Sérvia (22.º) e Grécia (21.º) deixaram a Moldávia, que havia sido a favorita do público na semifinal, fora dos pontuados, com alguns deles a colocarem "Sugar" nos menos votados da noite.

Vários jornais levantaram também alguns dúvidas sobre a possibilidade de existir uma troca de votos entre países: os 12 pontos do júri da Moldávia foram para a Bulgária, que deu os 12 pontos à Moldávia na semifinal e na Final; os 10 pontos foram para a Rússia, que deu os 12 pontos à Moldávia na Final, enquanto os 8 pontos rumaram à Grécia, país que deu 12 pontos à Moldávia na semifinal e apenas 1 na Grande Final.

Abordada pelo jornalista Tobbe Ek, do jornal sueco Aftonbladet, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) garantiu que não tenciona abrir numa investigação sobre o caso: "Todos os votos dos painéis de jurados e do público do Festival Eurovisão foram verificados e validados pelo nosso parceiro de votação Digame e o nosso auditor EY. Estamos satisfeitos por termos um resultado válido" revelou a EBU/UER em resposta ao jornal sueco.

Natalia Gordienko representou a Moldávia no Festival Eurovisão 2021 com "Sugar", tema que ficou em 7.º lugar na semifinal 2. Na Grande Final, o país alcançou o 13.º lugar com 115 votos, fruto do 12.º lugar no público (62 pontos) e do 15.º lugar no júri (53 pontos), tendo sido a terceira canção mais votada pelo público português na Final.



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: EurovisionTV/ Vídeo: EurovisionTV 

1
( Hide )
  1. Anónimo20:58

    Ebu que tenha vergonha na cara ... isto até ganhou o televoto francês numa semi onde tinha Portugal e Suíça a cantar em francês ...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.