ESC2021: Bielorrússia não transmite o Festival Eurovisão 2021

 

A emissora estatal da Bielorrússia não transmitirá o Festival Eurovisão 2021, algo que não acontecia desde 2003.


Depois da desclassificação do concurso internacional, a emissora estatal da Bielorrússia não transmitirá o Festival Eurovisão 2021. A notícia foi avançada por vários jornais bielorrussos, após o lançamento da grelha semanal da emissora BRTC, sendo a primeira vez desde 2003 que o país não transmite o Festival Eurovisão.

De realçar que a BTRC escolheu internamente o grupo Galasy ZMesta para o concurso internacional com "Ya nauchu tebya (I'll Teach You)", canção que foi vetada pela EBU/UER por alegado contéudo político na letra. Depois do prolongamento do prazo de submissão, a emissora bielorrussa entregou uma nova canção com igual conteúdo político, o que culminou com a desclassificação do país do Festival Eurovisão 2021.

Estreante em 2004, a Bielorrússia contabiliza 16 participações no certame europeu, tendo apenas seis participações na grande final do concurso. O melhor resultado remonta a 2007 quando Dmitry Koldun e o tema Work Your Magic alcançaram o 6.º posto em Helsínquia. Em Telavive, Zena representou o país com "Like It", terminando em 24.º lugar na Grande Final com 31 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal. Vencedores do Eurofest 2020, os VAL representariam a Bielorrússia no Festival Eurovisão 2020 com "Da Vidna", canção interpretada na íntegra em bielorrusso.



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: EurovisionSpain/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários