Slider

Austrália: SBS desiste de tentar organizar a Eurovisão Ásia


A SBS confirmou hoje que abandonou os planos para organizar uma Eurovisão Ásia e prescindiu dos direitos televisivos.


Josh Martin, chefe da delegação da Austrália e diretor da SBS, confirmou à TV Tonight que a SBS prescindiu dos direitos do formato Eurovision Asia. Embora tenham tentado levar oformato da Eurovisão para a região da Ásia-Pacífico durante vários anos, no final a tarefa mostrou ser impossível. As principais razões apontadas foram a pandemia global de Covid-19, a logística de restrições de quarentena e viagens e a falha na persuasão da China, que seria provavelmente a maior fonte de receita e audiência do formato.

Acho que é justo dizer que prescindimos dos nossos direitos. Passamos vários anos a tentar descobrir como fazer isto e então veio a pandemia global. É muito diferente de como a Eurovisão começou após a II Guerra Mundial, como uma forma de aproximar as pessoas. Havia um propósito real em estabelecê-lo. A Eurovisão Ásia é difícil por uma série de razões: fusos horários, barreiras linguísticas, todos os tipos de questões. Nós tentamos tanto, mas nunca conseguimos. É como qualquer programa de TV. Colocam-se as coisas em desenvolvimento, e nem todas elas se concretizam. Este é um programa que não conseguimos, por qualquer motivo, fazer funcionar”, afirmou Josh Martin.

Apesar das garantias da EBU/UER de que as discussões entre as emissoras estavam em andamento e o formato estava em desenvolvimento, com o passar dos anos ficou claro que os desafios da realização deste evento seriam enormes. Até mesmo o diretor-geral da SBS, Michael Ebeid, declarou em 2018 que era a maior decepção desde que está na emissora australiana. 

Ainda assim, em 2019 parecia que o formato poderia tornar-se realidade. Após o sucesso ao sediar os Jogos da Commonwealth de 2018, a Gold Coast descobriu uma nova oportunidade de sediar um grande evento cultural. Uma reunião do conselho em setembro de 2018 revelou a apresentação da proposta para o Eurovision Asia Song Contest e o formato da final nacional Australia Decides. Ambos foram apresentados ao conselho municipal da Gold Coast pela Blink TV - parceira de produção da SBS. Depois disso, foi confirmado que a Blink TV e a SBS poderiam desenvolver o conceito do Eurovision Asia, além de garantir um investimento de longo prazo para o formato até 2031. O concurso aconteceria em dezembro de 2019 no Centro de Convenções e Exposições da Gold Coast.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: escXtra / Imagem: SBS

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.