Slider

[Olhares sobre a Bulgária] Que canção irá interpretar Victoria em Roterdão?



A quinta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua com a escolha da Bulgária para o Festival Eurovisão 2021. Qual será a favorita dos elementos do painel?


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, e depois do sucesso da edição da temporada passada do Olhares sobre as Finais Nacionais, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma edição alargada da iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

O Olhares sobre as Finais Nacionais 2021 chega hoje a uma das últimas decisões da temporada: a canção representante da Bulgária em Roterdão. Victoria revelou as seis potenciais canções para o concurso, sendo que, apesar da escolha ser totalmente interna, os elementos do ESCPORTUGAL Regiões votaram nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Bulgária em Roterdão.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em "Ugly Cry"
Não consigo perceber o entusiasmo à volta das várias músicas candidatas a representar o país este ano. Reconheço que a produção por trás das músicas está muito bem feita, e as letras não são mas, mas depois o conjunto em si com a cantora não resulta em nada de transcendente... ainda por cima detesto que apresentem canções com muito mais de 3 minutos pois depois ao cortarem nunca fica a mesma coisa. Apesar disto acho que devido à sua atmosfera experimental e obsessiva, Ugly Cry seria a minha aposta.

Ana Branco aposta em "Ugly Cry"
Qualquer uma destas canções são boas escolhas para a Victoria e para a Bulgária. No entanto as duas que se calhar me ficam mais na cabeça: "Ugly Cry" e "Imaginary Friend". Possivelmente "Ugly Cry" teria um staging mais interessante e é uma canção com uma sonoridade distinta das outras. Parabéns à Victoria. Cada vez mais fã desta jovem artista.

André Fermandes aposta em "Imaginary Friend"
A Bulgária decidiu reconduzir Victoria que já devia ter representado o país no Festival Eurovisão em 2020. Fiel ao estilo que nos propunha no ano do cancelamento, a artista apresenta seis novas canções. É um universo que me agrada, sem pretenções em fazer algo que alguns chamariam de "festivaleiro". Aquela que me toca mais é "Imaginary Friend", história de amor atípica, e com uma doce e notável prestação vocal de Victoria. Pode ir longe...

André Pereira aposta em "Ugly Cry"
A Bulgária não vem à Eurovisão para brincar, pelo menos, desde o seu regresso em 2016! Victoria, cantora escolhida o ano passado para representar o país, regressa com seis maravilhosas canções em competição para um lugar na Eurovisão! Destas canções, destaco "The Funeral Song", "Phantom Pain" e, claro, a minha favorita, "Ugly Cry", que, para mim, é uma forte candidata a um top5 em Roterdão.


Carlos Fernandes aposta em "Ugly Cry"
"Ugly cry" é, para mim, a canção que mais traz à tona as qualidades vocais da Victoria. Tem uma produção de excelente qualidade, boa letra e melodia, a qual é, de todas as candidatas, talvez aquela que fica melhor no ouvido. É o meu tema favorito (no qual aposto para ganhar por ser mais comercial) juntamente com "Growing up is getting old".

Cláudio Guerreiro aposta em "Ugly Cry"
Não sendo daquelas pessoas que adorava a canção da Victoria no ano passado, parti para a audição das potenciais candidatas deste ano com as expectativas moderadas. E ainda bem que assim foi, porque há claramente uma das canções que supera, na minha opinião, a “Tears Getting Sober”. As seis canções vão todas na mesma linha mais dramática, escura e melancólica (algumas delas em demasia), mas “Ugly Cry” apresenta-se como aquela com mais potencial para se destacar no palco do ESC. Logo com um início de instrumental e primeiros versos intrigantes, a evolução para o refrão acaba por ser suave e precisa. E é aí no refrão que sentimos toda a energia da canção acompanhada por uma presença vocal que, na atuação ao vivo, terá tudo para dar arrepios. Quando se tem vontade, talento musical e carisma só pode sair algo assim com toda esta qualidade.

Diogo Cabral aposta em "Dive Into Unknown"
A Bulgária tem tudo para ficar bem classificada no Festival Eurovisão 2021. A cantora tem um timbre incrível e cativante, que me consegue prender do início ao fim em todas as canções que, por sua vez, são bastante semelhantes entre si. Desta seleção, "Dive Into Uknown" é a canção que mais me cativa.

Emanuel Filipe aposta em "Imaginary Friend"
Para mim, a grande indecisão é entre "Imaginary Friend" e "Funeral song", sendo a primeira uma opção mais súbtil, e a segunda uma opção mais arrojada. Quantos às restantes, são de uma forma geral agradáveis, mas confesso que tenho alguma dificuldade em distinguir algumas delas. Quanto à escolha de "Imaginary friend", justifica-se por ser aquela que considero ter maior potencial para uma atuação ao vivo. A canção é por si só excelente, e com o staging adequado, podem criar um momento memorável. A letra atrai toda a minha atenção, e a forma como ela interpreta a canção é mágica, só quero ouvir uma e outra vez. Não sei se terá o potencial de "Tears getting sober" mas independentemente do resultado, seria uma ótima proposta.


Gonçalo Canhoto aposta em "Imaginary Friend"
Dá gosto ver o empenho da VICTORIA nas suas participações eurovisivas. Se "Tears Getting Sober" era uma potencial vencedora do Festival da Eurovisão em 2020, as propostas que nos apresentou em 2021 não lhe ficam atrás. A escolha é difícil, mas o meu favoritismo recai sobre "imaginary friend". Trata-se de uma canção muitíssimo bem produzida, imediata e com um claro apelo comercial. É de muito valor a VICTORIA conseguir transmitir-nos perfeitamente a nostalgia sobre a qual o seu tema versa.

Hugo Sepúlveda aposta em "Dive Into Unknown"
Bulgária, felizmente, volta a apostar em Victoria para 2021, este ano que até pediu “feedbacks” através de um site! Infelizmente, nenhuma das hipóteses é como “Tears getting sober”! Entre as 6, “UGLY CRY” e “imaginary friend” parecem liderar as preferências, no entanto, a minha escolha recai sobre “dive into the unknown”! A sua produção tem um notável equilíbrio entre instrumental e voz, algo não tão evidente noutras candidatas e, ainda, uma genuinidade que a distingue! Espero que corram mesmo o risco, fazendo jus à mensagem da canção!


João Barateiro aposta em "Dive Into Unknown"
A Bulgária apresenta-nos 6 canções bastante sólidas que estão dentro de um registo muito semelhante. Considero, no entanto, que "Dive Into Unknown" (a par de "Imaginary Friend") é a melhor proposta a meu ver, aprecio a melodia e a progressão da canção, gosto da forma como a voz se "mistura" com o instrumental, também ele bastante forte e rico. Apesar de qualquer uma das seis ser bastante moderna e de se enquadrar num estilo musical cada vez mais mainstream, penso que qualquer uma delas, mesmo a proposta mais forte, está muitos furos abaixo de "Tears Getting Sober", uma das grandes candidatas à vitória no ano passado. Creio que Victoria poderia ter apostado em mais diversidade musical na seleção das suas canções.

João Diogo aposta em "Imaginary Friend"
Sabia, desde o início, que superar "Tears Getting Sober" seria uma tarefa muito difícil e por isso tentei não criar muitas expectativas em relação às canções búlgaras. Ainda assim sinto-me um pouco desiludido com todas elas pois nenhum tem a magia e a doçura da proposta de 2020. Ainda assim, têm algumas boas hipóteses em mão. Destacaria "Imaginary Friend" e "Phantom Pain". "Imaginary Friend" é, para mim, a melhor das mais serenas e a que tem a melodia mais memorável. Se a Bulgária preferir seguir um caminho mais diferente, e apostar em algo mais mexido, então "Phantom Pain" seria a minha escolha.

João Vargas aposta em "Ugly Cry"
Sinceramente, acho todas as canções muito similares e por isso vou destacar a "Ugly Cris". Victoria é sem dúvida uma artista bastante talentosa e vai nos dar um fantástico número de arte em Roterdão. "Ugly Cry", tem um refrão bastante apelativo e uma melodia misteriosa, que consegue prender a minha atenção desde o primeiro segundo. A Bulgária vai lutar por um TOP 10 nesta edição e bem merece.

Marcel Pessoa aposta em "Imaginary Friend"
Este ano, além da Bulgária retornar com Victoria como representante, o público poderá opinar, entre um lote de seis canções, qual entende como a mais adequada para a cantora levar à Roterdão. E já que é para palpitar, confesso que nenhuma me soa superior à canção do ano anterior. Inclusive a maioria me parece aborrecida e muita inspirada em Billie Eilish. Imaginary Friend é a que me agrada mais, e que talvez tenha uma recepção similar a Tears Getting Sober. Adoro o refrão desta canção, sem dúvida seu ponto alto, e a letra é de fácil associação. Quem nunca questionou suas amizades, suas relações sociais, não é mesmo?

Nuno Carrilho aposta em "Imaginary Friend"
Apesar de denotar uma enorme qualidade na canção do ano passado, admito que "Tears Getting Sober" nunca foi uma canção pela qual nutri grande sentimento. Este ano, Victoria mantém-se fiel ao estilo em seis canções que têm mais pontos em comum do que distintos. No entanto, a minha favorita é "Imaginary Friend", a mais agradável das canções. Arrisco-me a dizer que qualquer uma delas é candidata a um bom lugar em Roterdão...


Pedro Caramba aposta em "Imaginary Friend"
Este ano a Bulgária prima pela qualidade e, a meu ver, eleva ainda mais o nível em relação à canção de 2020.Adoro a voz da Victoria. Foi difícil decidir entre as várias canções, mas a minha escolha vai para "Imaginary Friend". De todas, a letra e música que mais me agradou. 

Ricardo Leal aposta em "Imaginary Friend"
"Imaginary Friend" é a canção que considero ser mais forte e assim deve representar a Bulgária no Festival da Eurovisão da Canção 2021. Victoria é uma excelente representante e dará muita vida a esta música quando se apresentar ao vivo a interpretar a canção.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações de 17 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top 6 segundo a escala eurovisiva)

1.º "Imaginary Friend" - 173 pontos (8 PM)
2.º "Ugly Cry" - 166 pontos (6 PM)
3.º "Dive into unknown" - 141 pontos (3 PM)
4.º "growing up is getting old" - 123 pontos
5.º "phantom pain" - 110 pontos
6.º "the funeral song" - 103 pontos



 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.