Slider

[Olhares sobre o Pabadom Is Naujo] Quem representará a Lituânia no Festival Eurovisão 2021?



A quinta temporada do Olhares sobre as Finais Nacionais continua, esta tarde, com a escolha de Lituânia para o Festival Eurovisão 2021. Qual será a favorita dos elementos do painel a triunfar no Pabandom Is Naujo 2021?


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, e depois do sucesso da edição da temporada passada do Olhares sobre as Finais Nacionais, o ESCPORTUGAL realiza, esta temporada, uma edição alargada da iniciativa de comentários e pontuações às canções das finais nacionais para o Festival Eurovisão. 

O Olhares sobre as Finais Nacionais 2021 chega, hoje, à quarta decisão da temporada: a Final do Pabandom Is Naujo 2021. Depois de duas eliminatórias e uma semifinal, seis canções estão na corrida, sendo que os elementos do ESCPORTUGAL Regiões votaram nas suas candidaturas favoritas, deixando um comentário sobre qual a canção que gostariam de ver a representar a Lituânia em Roterdão.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em "Discoteque" e The Roop
Após umas semifinais interessantes, chega a tão esperada final do Pabandom iš Naujo! 2021. Tal como o ano passado as duas propostas a bater-se pelo título de vencedor são completamente opostas, transmitindo cada uma um tipo de sentimento diferente. Mas para não variar a minha aposta este ano continua com os The Roop. Apesar de achar que “Discoteque” não é tão boa como “On fire”, continua a ser cativante e a ter a particularidade que eles nos têm habituado e que é tanto seu.

Ana Branco aposta em "Discoteque" e The Roop
The Roop conseguiram o que poucos conseguem quando criam uma canção viral: criar outra ainda mais viral. "Discoteque" é divertida como "On Fire", mas mais madura e complexa. Fica marcado uma coreografia mais pensada, um videoclip desenhado ao pormenor e uma sonoridade familiar, no seu som de anos 80, mas diferente ao mesmo tempo. Estarei a dançar "Discoteque" em casa por muito tempo de certeza.

André Fernandes aposta em "Discoteque" e The Roop
Antes de mais gostava de nomear Gebrasy pois a proposta deste ano é muito superior às suas tentativas precedentes, e quase merece o bilhete para Roterdão, mas se há justiça nesta Terra é tempo de enviar The Roop (2020 foi o que foi e já em 2018 foram injustiçados) ! "Discothèque" é bastante diferente e muito mais ousada que "On Fire", e será talvez menos unânime, mas a produção é optima, quase hipnótica, e não nos faltam provas de que Vaidotas e companhia sabem assegurar o espetáculo.


André Pereira aposta em "Discoteque" e The Roop
Ao contrário dos últimos anos, a final nacional lituana não traz tanta qualidade musical como habitual. A única canção que pode vir a dar um top 10 ao país em Roterdão é "Discoteque", dos The Roop, que no ano passado foram escolhidos para representar o seu país mas foram impedidos devido à pandemia.E claro, eles não brincaram e fizeram a canção vencedora da final nacional, uma canção muito boa e com uma boa vibe para dançar!

Carlos Fernandes aposta em "Discoteque" e The Roop
Esta canção dos "The Roop" é orelhuda, divertida e com um instrumental bem produzido. Não sou fã da coreografia no geral, mas tem momentos bons... "Discoteque" é uma excelente sucessora de "On fire".

Cláudio Guerreiro aposta em "Where'd You Wanna Go" e Gebrasy
Tenho sentimentos bipolares em relação a esta final, que se prendem com dois fatores. Primeiro, considero-a um desperdício de tempo para acabarem a escolher a canção que toda a gente sabe que vão escolher. Por outro lado, agradeço o facto de ter acontecido por me ter dado a ouvir a fabulosa "Where'd You Wanna Go?". Há pessoas que têm muita personalidade na voz e o Gebrasy é um desses casos raros. Com uma atuação simples e eximiamente interpretada, recorrendo a  transições vocais de fazer inveja a qualquer um, esta proposta  merecia tanto brilhar no palco da Eurovisão. Fico a aguardar por uma surpresa…

Diogo Martins aposta em "Discoteque" e The Roop
Numa final interessante e boa, a minha favorita vai para Discoteque dos The Roop. A canção é aquela que, a meu ver, tem o melhor conjunto: canção e atuação. Uma canção que nos prende, nos faz cantarolar durante o dia e que se diferencia das restantes em competição. A energia que grupo transmite em palco é incrivel e o vocalista é bastante competente vocalmente. Isso são mais que motivos para dar a Lituânia um lugar alto nos Países Baixos. 
 

Emanuel Filipe aposta em "Discoteque" e The Roop
Sendo uma canção completamente diferente de "On Fire", continua a ter aquela assinatura dos The Roop. A excentricidade dos movimentos em palco, a originalidade da música...a identidade do grupo está aqui. Podemos claramente perceber que "On Fire" não foi apenas sorte, o grupo veio para ficar. E fico contente pelo facto de "Discoteque" estar a ser bem recebida entre os fãs da eurovisão. Era a minha música favorita no ano passado (a par da Bulgária), e visto que não tiveram a oportunidade de dar à Lituânia o seu melhor resultado de sempre no ano passado, queria mesmo que eles voltassem com uma música com potencial para altos vôos. E foi o que aconteceu. Penso que será a clara vencedora no próximo Sábado. 
   
Gonçalo Canhoto aposta em "Discoteque" e The Roop
Ouvidas as canções presentes na final nacional lituana, apenas me ocorreu uma questão: haverá algum universo paralelo em que os The Roop não mereçam representar o país em Roterdão? É, custa-me a imaginar que sim.  Depois da incrível "On Fire", a banda conseguiu superar as expetativas e apresentar-nos a genial "Discoteque". O tema, que nos insta a dançar sozinhos para curar feridas, faz-nos viajar entre sonoridades dos anos 80 e uma frescura contemporânea.  É, por larga margem, a minha favorita do Pabandom Iš Naujo 2021 e acho criminosa a discrepância de qualidade desta proposta para as demais concorrentes (exceto "Where'd You Wanna Go", que seria a única alternativa válida).  
 
Hugo Sepúlveda aposta em "Discoteque" e The Roop
Se os The Roop em 2020 eram dos favoritos no ESC, obviamente que iam sê-lo este ano para ganhar o Pabandom Iš Naujo 2021. Entre os finalistas, penso que será entre eles e Gebrasy, com “Where’d You Wanna Go", mas que tudo aponta para eles. A fasquia era alta e eles não desiludiram! E ainda bem que não seguiram a tentação de fazer uma “On Fire” 2.0, tendo em conta que haveria e houve uma comparação com o ano passado, como vai acontecer com todos os repescados. “Discoteque” se não entranhar logo ao início, acredito que com o tempo as pessoas se vão rendendo! Nota-se que foi tudo muito bem pensado para resultar: a música e, especialmente, a actuação - e resulta, o conjunto em si está incrível! Ainda assim, o facto de ter sido tudo tão “pensado”, retirou um pouco o factor “naturalidade” que “On Fire” possuía, o que não retira mérito e qualidade!


João Costa aposta em "Discoteque" e The Roop
The Roop deverão vencer sem grandes problemas a final nacional e repetir o feito de 2020. Estão num nível artístico superior e são muito originais. Embora não seja o maior apreciador desta canção, não tenho dúvidas em dizer que nesta final são os melhores.

João Diogo aposta em "Discoteque" e The Roop
A Lituânia reduziu consideravelmente a duração da sua final nacional mas sejamos honestos: podiam perfeitamente ter reduzido ainda mais. Reduzido a um programa de 30 minutos onde os The Roop cantavam a sua canção e falavam sobre o que esperam da Eurovisão 2021. É claríssimo que serão os grandes vencedores, tal como era esperado desde o início. "Discoteque" é uma boa canção que dará novamente que falar e que fará, da Lituânia, novamente um dos favoritos à vitória. Mas, para ser sincero, a atuação em palco não me convenceu totalmente. Há uma linha muito ténue entre ser divertido e uma joke entry e, em algumas partes, os The Roop cruzaram essa linha. E isso não é nada positivo. 

João Vargas aposta em "Discoteque" e The Roop
The Roop e tema "Discoteque" vão representar a Lituânia no ESC 2021, sem dar qualquer hipóteses a toda a concorrência. Confesso que inicialmente não era fã desta proposta, mas agora, quanto mais vezes ouço, mais fico viciado. Este tema é simplesmente cativante e ninguém fica indiferente à presença desta banda em palco. "Discoteque" tem uma letra que facilmente fica na nossa cabeça e o refrão super "catchy" (e sim... dou por mim a cantar esta canção várias vezes ao dia). Toda a coreografica e todo o show em palco vão ser traduzidos em muitos votos em Rotredão. Lituânia vai lutar pelo TOP5 e pode perfeitamente ser o país vencedor este ano.  


Luís Coelho aposta em "Where'd You Wanna Go" e Gebrasy
A minha canção favorita da final nacional da Lituânia é "Where'd You Wanna Go". É uma balada muito bem construida e Gebrasy tem uma excelente voz, que combina muito bem com o instrumental e a melodia da canção. É uma canção lindíssima.

Marcel Pessoa aposta em "Discoteque" e The Roop
A Lituânia decidiu por uma final nacional este ano, o que me descontentou, pois gostaria de ver a recondução dos The Roop para o Festival Eurovisão 2021. Quão surpreso fiquei ao saber que eles optaram pela participação novamente, o que é arriscado já que o fracasso pode surgir. Deviam confiar muito na canção que tinham, e quando foi revelada pude constatar que sabiam o que estavam a fazer. Discoteque é mais polida e enriquecida em seu instrumental do que On Fire e a apresentação em palco está ainda mais dinâmica. O vício nesta proposta eurovisiva é certo, visto que a canção é divertida, moderna com toques nostálgicos e bem executada. Lituânia, sempre tiveste tua vencedora, nem precisava de final nacional. 


Márcia Santana aposta em "Where'd You Wanna Go" e Gebrasy
Mesmo sabendo que a vitória cairá sobre os The Roop, não posso deixar de premiar o Gebrasy e a sua canção como meu primeiro lugar. É, para mim, a canção com melhor qualidade desta final. Incrivelmente sublime e simples, mas bonita e bem construída at the same time. Top 3 material.


Nuno Carrilho aposta em "Discoteque" e The Roop
Depois do anúncio que The Roop disputariam a final nacional, ficou claro quem seria o vencedor... Contudo, sempre tive algumas reticências sobre a canção que levariam ao concurso. Menos impactante que "On Fire" numa primeira audição, "Discoteque" consegue cativar um público mais geral que a anterior. É uma canção interessante, muito bem defendida e que tem tudo para um grande resultado em Roterdão. 

Pedro Caramba aposta em "Discoteque" e The Roop
A minha escolha vai para "Discotheque" e para os The Roop. Depois de, no ano passado terem sido os grandes favoritos das casas de apostas e terem deixado a fasquia bem alta com a música "On Fire" ,  este ano a expectativa era grande. E, a meu ver, não desiludiram. Um som actual, juntamente com o movimento contagiante do vocalista, os The Roop têm tudo para brilhar e vencer a final nacional. 


Ricardo Leal aposta em "Discoteque" e The Roop
À semelhança do ano anterior os habitantes da Lituânia deverão ser representados pelos The Roop. A canção "Discoteque" é sem a dúvida a melhor da final nacional e deverá ser a escolha dos lituanos.


Ricardo Simões aposta em "Where'd You Wanna Go" e Gebrasy
"Where`d You Wanna Go?" é uma canção simples e muito bonita, que consegue transmitir várias emoções e criar um mood perfeito. Sempre que a oiço lembra-me um dia de chuva e facilmente uma audição passa a duas ou três.  Para mim, está muito bem conseguida e é um caso onde o menos é mais. Além disso, Gebrasy tem uma interpretação excelente sem quaisquer falhas.  Adorava que a Lituânia escolhesse este tema! 


Tiago Silva aposta em "Thank You Very Much" e Martyna
Sinceramente, nunca fui grande fã da Lituânia no passado e, este ano, continuo sem grandes expectativas. A minha favorita é claramente a Martyna, com uma canção bem catchy e com um som que me agrada. Pelos vistos estará entre o Gebrasy e os The Roop: o Gebrasy perder-se-ia na Eurovisão, os The Roop sempre têm algum hype do ano passado.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações de 21 comentadores do painel do Olhares sobre as Finais Nacionais:
(cada elemento votou no seu top6 segundo a escala eurovisiva)

1.º The Roop - "Discoteque" - 232 pontos (16PM em 21)
2.º Gebrasy – "Where’d You Wanna Go" - 211 pontos (4PM em 21)
3.º Martyna Jezepčikaitė – "Thank You Very Much"  - 158 pontos (1PM em 21)
4.º Titas ir Benas - "No" - 144 pontos


 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
1
( Hide )
  1. Titas ir Benas – "No" talvez porque aqui não chega o som de tantas discotecas.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.