[ESPECIAL] ESC2021: O que já sabemos do Festival Eurovisão 2021?


A maioria dos 41 países participantes no Festival Eurovisão 2021 já confirmou os seus representantes para o concurso, bem como as datas das suas finais nacionais. Recorde connosco tudo o que já sabemos sobre o concurso do próximo ano.

Com datas agendadas para 18, 20 e 22 de maio, o Festival Eurovisão de 2021 contará com 41 países a concurso no Rotterdam Ahoy, em Roterdão, sendo que o modelo de realização do certame não está aí decidido pela EBU/UER. O evento, que contará com a estreia de Martin Österdahl no cargo de supervisor executivo, também ficará marcado pela permissão de usar vozes de coro pré-gravadas, uma decisão temporária que tenciona encurtar as delegações e os gastos das comitivas em 2021. 

No entanto, descubra, de seguida, todas as informações referentes aos países participantes na edição:


Albânia
Tal como habitual, a Albânia será o primeiro país a realizar a sua final nacional para o Festival Eurovisão 2021. O Festivali i Këngës 59 terá lugar de 17 a 19 de dezembro, contando com 26 canções a concurso, que poderá aceder AQUI, sendo que Arilena Ara, representante albanesa em 2020, não estará a concurso. Devido à pandemia de Covid-19, a RTSH realizará o concurso ao ar livre, sendo que o certame não contará com a habitual orquestra.
 
Alemanha
A Alemanha realizará uma nova seleção para o Festival Eurovisão 2021, tendo sido confirmado que os representantes alemães serão escolhidos por "júri de 100 membros do painel e o júri de especialistas de 20 elementos". Ben Dolic, representante alemão em 2020, revelou que não estará a concurso para representar o país em 2021.
 
Arménia
A emissora estatal da Arménia, AMPTV, foi uma das últimas emissoras a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2021. A confirmação foi dada por David Tserunyan, chefe de delegação, aquando da apresentação da grelha televisiva para os próximos meses, não tendo sido revelado o processo de seleção.

Austrália
Apesar de Montaigne ter sido escolhida através do Eurovision – Australia Decides 2020, a emissora estatal da Austrália confirmou a escolha da cantora para o Festival Eurovisão 2021, confirmando também a participação no evento. Recentemente, a artista revelou o desejo de interpretar "JC Ultra" em Roterdão, tema inspirado no Projeto MKUltra.
 
Áustria
O cantor austríaco de ascendência filipina Vincent Bueno também já foi confirmado pela ORF como representante do país em 2021, depois de ter sido escolhido internamente para o Festival Eurovisão 2020. Apesar de não ter sido confirmado, a canção da Áustria deverá ser escolhida internamente, tal como acontece desde 2017.
 
Azerbaijão
A Ictimai, emissora estatal do Azerbaijão, confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, com o anúncio da recondução de Efendi como representante do país no concurso. A canção deverá ser escolhida internamente, tal como aconteceu nos últimos anos.
 
Bélgica
Depois do cancelamento do Festival Eurovisão 2020, cuja participação estaria a cargo da emissora VRT, a Bélgica confirmou a participação em 2021 com a banda Hooverphonic com o acordo entre as duas emissoras, VRT e RTBF. No entanto, a participação ficará marcada pela mudança da vocalista do grupo: Geike Arnaert regressou à formação, ocupando o lugar de Luka Crysberghs, cantora que apostará numa carreira a solo.

Bielorrússia
A BTRC não revelou nenhum detalhe sobre a participação no Festival Eurovisão 2021, mas confirmou que o grupo VAL não será escolhido para representar a Bielorrússia no próximo ano.. Os vencedores do Eurofest 2020 marcaram presença nos protestos contra a reeleição de Aleksandr Lukashenko e teceram duras críticas à postura da BTRC que acabou por excluí-los de uma possível participação em 2021.

Bulgária
Após confirmar a escolha da cantora Victoria Georgieva para o Festival Eurovisão 2021, a emissora búlgara BNT anunciou a abertura da submissão de temas para a cantora defender na edição do próximo ano. "Ugly Cry", o mais recente tema da cantora, é uma das potenciais canções da Bulgária para Roterdão, mas a escolha final apenas será conhecida em março.

Chipre
Depois de ser o primeiro país a confirmar a não recondução do seu candidato de 2020 para o Festival Eurovisão 2021, Chipre revelou que será representado pela cantora grega Elena Tsagrinou e "El Diablo". Contudo, apesar da escolha, a canção apenas será conhecida em março.


Croácia
A emissora croata HRT revelou que o DORA 2021 será usado como processo de seleção para o Festival Eurovisão 2021. O evento terá lugar a 13 de fevereiro em Opatija, com Damir Kedzo, vencedor em 2020, a garantir que não estará a concurso. As canções finalistas do certame da Croácia serão conhecidas a 15 de dezembro.
 
Dinamarca
A emissora da Dinamarca revelou que selecionará os seus representantes para o Festival Eurovisão 2021 através do Dansk Melodi Grand Prix 2021, descartando uma seleção interna da dupla Ben & Tan. O concurso terá lugar a 6 de março, num estúdio de televisão, sendo que Ben & Tan apelaram a uma vaga no concurso, cujas inscrições encerraram a 20 de novembro, mas a DR não teceu nenhum comentário. 

Eslovénia
A emissora eslovena RTVSLO também já decidiu sobre a participação no Festival Eurovisão 2021, confirmando a escolha interna de Ana Soklič. As inscrições para a canção estiveram abertas até 30 de setembro, sendo que a RTVSLO avaliará, nos próximos tempos, o modelo de seleção da canção representante da Eslovénia em Roterdão.

Espanha
A RTVE foi a primeira emissora a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2021, enderançando um convite público a Blas Cantó para representar o país em Roterdão. O convite foi aceite e a canção deverá ser escolhida internamente de entre as quatro propostas apresentadas pelo cantor para representar Espanha no certame.

Estónia
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a Estónia foi o primeiro país a confirmar a realizar uma nova final nacional para 2021. O Eesti Laul 2021 seguirá os moldes dos anos anteriores, com as semifinais agendadas apra 18 e 20 de fevereiro, enquanto a Grande Final terá lugar a 6 de março. Uku Suviste, vencedor da edição de 2020, é um dos candidatos, bem como Jüri Pootsmann (2016), Tanja (2014), Koit Toome (1998 e 2017) e Ivo Linna (1996). Conheça AQUI os 24 temas a concurso.

Finlândia
Depois de ter alcançado um dos melhores resultados audiométricos dos últimos anos, a emissora da Finlândia optou também por realizar uma final nacional aberta para 2021, descartando uma escolha interna de Aksel Kankaanranta, que já confirmou que não estará a concurso. As inscrições para o UMK 2021 decorreram até 7 de setembro, sendo que os 7 finalistas serão conhecidos em janeiro. A gala televisionada decorrerá a 20 de fevereiro.

França
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a emissora de França revelou que Tom Leeb não seria o representante do país em 2021, com o 'Eurovision France, c'est vous qui décidez' a ser o formato de seleção e será apresentado por Stéphane Bern. O certame, que terá lugar em janeiro, contará com 12 candidatos a concurso, podendo ouvir AQUI os temas na corrida para representar França em Roterdão.
 
Geórgia
Vencedor da versão local do Ídolos, o cantor Tornike Kipiani foi escolhido internamente pela emissora da Geórgia para representar o país no Festival Eurovisão 2021. A canção também será escolhida internamente, apesar da GPB não ter revelado nenhum detalhe sobre a escolha do tema para o concurso internacional.
 
Grécia
A jovem cantora Stefania, representante dos Países Baixos no Festival Eurovisão Júnior de 2016, também foi escolhida pela ERT para representar a Grécia em 2021, depois do cancelamento da edição de 2020. A cantora terá apresentado várias demos à emissora da Grécia, sendo que a escolha final deverá ser efetuada de forma interna.

Irlanda
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a RTÉ manifestou interesse em participar na edição do próximo ano,, não tendo revelado nenhum detalhe sobre o processo de seleção. Lesley Roy, representante da Irlanda no concurso de 2020, está a preparar uma canção para o próximo ano, conforme revelou nas redes sociais.

Islândia
A emissora da Islândia também confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, confirmando Daði Freyr como representante do país em 2021. A canção será escolhida internamente, com a RÚV a abdicar da realização do Söngvakeppnin como final nacional.

Israel
Após a escolha de Eden Alene para o Festival Eurovisão 2020, a emissora KAN confirmou a escolha direta da cantora para o concurso de 2021. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, a emissora de Israel abdicou da realização da final nacional e apostou numa versão online. 9 canções estão em votação, como pode ouvir AQUI, sendo que apenas 3 disputarão a votação final, agendada para 25 de janeiro.
 
Itália
A emissora italiana RAI confirmou a participação no Festival Eurovisão 2021, revelando que o Festival di Sanremo 2021, que decorrerá de 2 a 6 março, será usado como final nacional. O vencedor da principal categoria será convidado a representar Itália sendo que, em caso de recusa, a RAI selecionará outro dos participantes. Os candidatos serão revelados a 17 de dezembro, com Diodato, vencedor do concurso de 2020, a desmentir os rumores sobre uma eventual participação.
 
Letónia
Pela primeira vez na história, a Letónia escolheu internamente o seu representante para o Festival Eurovisão, com a escolha de Samanta Tina, representante do país em 2020, para o concurso de 2021. A canção já foi escolhida internamente pela artista e pela LTV, sendo desconhecida a data de revelação.
  
Lituânia
A emissora lituana LRT revelou que usará o Pabandom iš naujo! como final nacional para o Festival Eurovisão 2021, descartando uma escolha direta dos The Roop, candidatos que estarão a concurso depois de receberem uma vaga direta na fase final. As candidaturas para representar a Lituânia encerram a 14 de dezembro, sendo que os candidatos serão escolhidos até 23 de dezembro, com a primeira semifinal a ter lugar a 16 de janeiro.
 
Macedónia do Norte
A emissora estatal da Macedónia do Norte confirmou a participação do país no Festival Eurovisão de 2021 mas, apesar da confirmação, a MRT não revelou qual o processo de seleção dos seus representantes, sendo espectável que decorra uma seleção interna, tal como acontece desde 2016. No entanto, a emissora não comentou a possibilidade de eleger Vasil, representante do país em 2020, para o concurso do próximo ano.

Malta
Vencedora do Festival Eurovisão Júnior 2015, a cantora Destiny representará Malta no Festival Eurovisão 2021, depois de ter adquirido o direito de representar o país em 2020 com a vitória no X Factor Malta. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado, sendo expectável que a mesma seja escolha internamente.

Moldávia
A cantora Natalia Gordienko, representante da Moldávia no Festival Eurovisão 2006 e 2020, revelou nas redes sociais que será a representante do país em 2021. A canção estará a cargo de Dimitris Kontopoulos, Philipp Kirkorov e Sharon Vaughn, responsáveis por "Prison" e conhecidos por Dream Team.
 
Noruega
A Noruega também já revelou que usará o Melodi Grand Prix 2021 como final nacional para o Festival Eurovisão 2021, descartando uma escolha direta de Ulrikke. A artista foi convidada para o concurso, com uma vaga direta na Grande Final, mas o convite foi rejeitado. 26 canções estarão a concurso, sendo que apenas 12 estarão na Grande Final de 20 de fevereiro: seis qualificadas diretamente, as cinco vencedoras das semifinais e uma canção oriunda de uma ronda de repescagem. A primeira semifinal terá lugar a 16 de janeiro.
 
Países Baixos
Os Países Baixos, país anfitrião do Festival Eurovisão 2021, também já confirmou a participação no concurso, sendo representado por Jeangu Macrooy. A canção que o cantor defenderá deverá ser escolhida internamente, tal como tem acontecido nos últimos anos.

Polónia
A Polónia também estará a concurso no Festival Eurovisão 2021, revelando que apenas iniciou o processo de preparação depois do Festival Eurovisão Júnior 2020, evento que teve lugar a 29 de novembro em Varsóvia. Alicja Szemplinska, representante polaca em 2020, apresentou várias canções à TVP para representar o país em 2021.

Portugal
O Festival da Canção continuará a ser usado como final nacional de Portugal para o Festival Eurovisão 2021, com 20 autores a serem anunciados pela RTP. As duas semifinais terão lugar a 20 e 27 de fevereiro, enquanto a Grande Final decorrerá a 6 de março. As canções a concurso deverão ser conhecidas em janeiro.

 Reino Unido
O Reino Unido também estará a concurso no Festival Eurovisão 2021, mas nenhum detalhe foi revelado sobre a sua participação em Roterdão. James Newman, representante do país em 2020, manifestou interesse em participar no certame internacional.

República Checa
O cantor Benny Cristo, vencedor do Eurovision CZ, também já foi confirmado como representante da República Checa no Festival Eurovisão 2021. No entanto, o formato da escolha da canção não foi revelado pela emissora checa CT.

Roménia
Escolhida internamente para o Festival Eurovisão 2020, a cantora Roxen foi anunciada como representante da Roménia em 2021. A TVR revelou também que renovou a parceria com a Global Records, uma das maiores gravadoras do país, para o concurso de 2021, ficando por revelar se a canção será escolhida internamente ou se será realizada uma nova gala de seleção.
 
 Rússia
A emissora estatal da Rússia confirmou a sua participação no Festival Eurovisão 2021, não tendo revelado qualquer detalhe sobre a escolha dos representantes e/ou a repetição dos Little Big, candidatos que representariam a Rússia em 2020 com "Uno".  Contudo, o grupo revelou que prepararam várias canções para apresentar à emissora russa para representar o país em Roterdão.

São Marino
Durante a transmissão do Eurovision: Europe Shine a Light, a cantora Senhit, que já havia representado o país em 2011, revelou que foi escolhida internamente para representar São Marino em 2021. O formato da escolha da canção não foi revelado.

Sérvia
Depois de vários meses de especulações e rumores, Olivera Kovacevic, chefe de entretenimento da emissora da Sérvia, revelou que as Hurricane serão as representantes do país no Festival Eurovisão de 2021. O formato de escolha do tema que defenderão em Roterdão não foi revelado pela RTS.
 
Suécia
Após o cancelamento do Festival Eurovisão 2020, a emissora sueca SVT revelou que usará o Melodifestivalen 2021, evento que terá lugar de 6 de fevereiro a 13 de março. Vinte e quatro candidatos estarão a concurso para representar o país em 2021, com destaque para as The Mamas, representantes da Suécia em 2020. Também Arvingarna (1993), Charlotte Perrelli (1999/2008), Eric Saade (2011) e Jessica Andersson (2003) estão também a concurso.

Suíça
A Suíça também levará o artista escolhido para o Festival Eurovisão 2020: Gjon's Tears. No entanto, a emissora helvética descartou a realização de submissões públicas de temas, tendo confirmado a realização de sessões de composição com Gjon's Tears e compositores suíços e estrangeiros para a escolha do tema.
 
Ucrânia
Vencedores do Vidbir 2020, os GO_A foram escolhidos internamente para representar a Ucrânia no Festival Eurovisão 2021. O grupo revelou, nas redes sociais, que o tema será escolhido através de uma final nacional com 5 canções, algo que não foi ainda oficializado pela UA:PBC ou pela STB.


 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários