Slider

[ESPECIAL] Curiosidades sobre a história do Festival da Canção... em 2020


Sabe quantas mulheres venceram o Festival da Canção? E quantos locais já albergaram o Festival? E qual é o único repetente na Final desde ano?


Instaurado em 1964 como Grande Prémio TV da Canção Portuguesa, o Festival da Canção tem sido, ao longo dos anos, um dos palcos mais mediáticos e importantes da história da música em Portugal. O concurso conta com 55 edições, número que não é unânime, tendo em conta que as seleções internas de 1988 e de 2005 são contabilizadas pelo organismo responsável, a RTP, como edições do Festival da Canção. Divergências à parte, o Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, recebe, esta noite, a Grande Final do Festival da Canção 2020, inscrevendo o seu nome na lista de sedes da competição portuguesa.

Será que a história do concurso poderá ser um indicador para os resultados da gala? Qual será o género dominador no Festival da Canção? E quantas vezes a gala foi apresentada por uma dupla? Saiba tudo isso no ESPECIAL do ESCPortugal exclusivamente preparado para si:


As mulheres lideram, destacadas, o número de vitórias no certame
Em 52 edições do Festival da Canção, as mulheres detêm um total de 26 vitórias no certame, 50% do total. Por sua vez, os homens venceram em 16 ocasiões, enquanto que houve 10 grupos/duos a representar Portugal no Festival Eurovisão após vencerem o certame nacional.
 
 
Na Grande Final de hoje, os géneros estão igualmente repartidos: as mulheres contam com 4 candidaturas a solo (Bárbara Tinoco, Elisa, Elisa Rodrigues e Kady), enquanto os homens contam com 3 candidaturas a solo (Filipe Sambado, Jimmy P e Tomás Luzia) e pela banda Throes+The Shine.

 
Tiago Torres da Silva e Kalaf são os únicos repetentes a chegar à Final
Com a eliminação de Gus Liberdade e Luiz Caracol e Meera nas semifinais, os letristas Tiago Torres da Silva e Kalaf, responsáveis pela letra de "Mais Real Que o Amor" e "Diz Só", respetivamente, são os únicos repetentes a chegar à Final. Tiago Torres da Silva participou em 2015 e em 2018, chegando à Final da competição, enquanto Kalaf esteve nas semifinais de 2015, tal como pode recordar AQUI.


Apenas Filipa Sousa e Conan Osíris venceram com o consenso das duas votações do modelo atual
Aplicado pela primeira vez em 2006, o sistema de votação 50/50 entre o televoto e um júri (seja de sala ou distrital) foi utilizado em sete ocasiões; contudo, apenas existiu consenso em 2012, quando Filipa Sousa venceu o televoto e a votação do júri distrital, e em 2019, com Conan Osíris a vencer o televoto e o júri regional. Em 2006, 2009, 2010 e 2017, os favoritos da votação do júri (Nonstop, Flor de Lis, Filipa Azevedo e Salvador Sobral, respetivamente) venceram o Festival da Canção, em detrimento das candidaturas mais votadas pelo público, Vânia Oliveira, Luciana Abreu, Catarina Pereira e Viva La Diva, respetivamente. Por sua vez, os Homens da Luta e Cláudia Pascoal, em 2011 e 2018, respetivamente, venceram a competição com a pontuação máxima do público, deixando para trás Nuno Norte e Catarina Miranda, vencedores da votação do júri.

Festival da Canção sai da zona metropolitana de Lisboa pela primeira vez em três anos consecutivos
Organizado no Porto (1983), Funchal (1987), Évora (1989), Santa Maria da Feira (2001) e Guimarães (2018), o Festival da Canção sai da zona metropolitana de Lisboa pela sétima vez na sua história. Estoril (1990), Venda do Pinheiro (2003) e Mem Martins (2004), na zona metropolitana da capital portuguesa, também receberam o Festival da Canção.
 

O distrito de Portalegre torna-se o sétimo distrito português a receber o concurso, sendo a segunda vez que o mesmo ruma ao Alentejo, depois de ter sido organizado em Évora em 1989.

 
Filomena Cautela está na apresentação pelo quarto ano consecutivo
Depois de ter sido a responsável pelas transmissões do green room de 2017 e de ter apresentado o Festival da Canção em 2018 e 2019, Filomena Cautela volta a apresentar o Festival da Canção ao lado de Vasco Palmeirim, repetindo a dupla do ano passado.


Sara Tavares conquistou a pontuação máxima de todos os jurados
Além de ser detentora de uma das melhores marcas de Portugal no Festival Eurovisão, Sara Tavares, jurada das semifinais de 2018, entrou anteriormente na história do Festival da Canção: a cantora arrebatou a pontuação máxima de todos (!) os 22 júris da edição, algo inédito na história do concurso, terminando com 220 pontos. Na segunda posição, com menos 84 pontos, ficou Pedro Miguéis com Todos Nós Alguma Vez. Em 2019, Conan Osíris recebeu a pontuação máxima de todas as regiões... excepto o Algarve, cujos 12 pontos rumaram a NBC.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.