Slider

[Olhares sobre o Festivali i Këngës] Quem representará a Albânia no Festival Eurovisão em Telavive?


A Albânia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2019 através do Festivali i Këngës 57. 14 candidatos estão na corrida, sendo que o júri será responsável pelos resultados.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a terceira edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. O Festivali i Këngës 57, final nacional da Albânia para o certame, dá (novamente) o mote para o lançamento da iniciativa, sendo que, no ano passado, Eugent Bushpepa e "Mall" triunfaram na votação do painel, como pode recordar AQUI.

Depois de duas semifinais, a Grande Final do Festivali i Këngës 57 contará com a participação de 14 concorrentes, sendo que o júri será o responsável por todos os resultados. O vencedor do concurso conquistará o direito de representar o país no Festival Eurovisão 2019 em Telavive.

Conheça, de seguida, as previsões do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Jonida Maliqi e "Ktheju tokës"
Mais uma ano em que a Albânia dá início à aguardada temporada das finais nacionais. Uma final repleta de diversidade e com a mais valia de todas as canções serem em albanês. Quanto a um potencial vencedor, penso existirem duas candidaturas que se destacam,  Jonida Maliqi - ktheju tokës e Soni Malaj - Më e fuertë, sendo que apostaria em Jonida para representar a Albânia, com uma música étnica, dramática e com a qual a vocalista encaixa na perfeição.


Hugo Sepúlveda aposta em Jonida Maliqi e "Ktheju tokës"
Como de costume, a Albânia assume a dianteira da temporada eurovisiva. Numa primeira audição, nenhuma canção me conquistou em pleno, mas Jonida Maliqi rapidamente se destacou. Assumo a minha imparcialidade em relação a sonoridades mais étnicas, por isso Ktheju Tokës cai facilmente nas minhas graças. Aliada a um instrumental impactante e forte, junta-se uma grande voz e poderoso sentimento, numa canção que exalta a nossa ligação à terra de onde viemos e pertencemos, onde sabemos "que um coração espera por nós". Penso que Jonida Maliqi e Ktheju Tokës têm bastante potencial para ir a Telavive... Mas outra opção poderá ser Marko Strazimiri & Imbro com Leyla.



João Diogo aposta em Jonida Maliqi e "Ktheju tokës"
A Albânia tentou modernizar um pouco a sua final nacional para este ano e, apesar de não terem sido 100% bem-sucedidos, há alguns sinais de melhora. Infelizmente, continua a ter um grave problema que é o júri retrógado que não tem visão de futuro para a Eurovisão. A minha favorita dos finalistas, e também aquela que acho que vai vencer, é Jonida Maliqi. Uma canção com algum potencial para a Eurovisão.

Nuno Carrilho aposta em Jonida Maliqi e "Ktheju tokës"
Depois da pérola levada a Lisboa, esperava que o Festivali i Këngës deste ano apresentasse um grande lote de candidatos... algo que ficou aquém das minhas expectativas. Com a minha canção favorita a cair na semifinal, de entre as 14 finalistas aposto em Jonida Maliqi com "Ktheju Tokës... e espero que a habitual revamp da canção a traz numa candidatura com grande potencial.


Tiago Martins aposta em Artemisa Mithi & Febi Shkurti e "Dua ta besoj"
A Albânia volta a tomar a dianteira e a ser o primeiro país a escolher a sua canção para a Eurovisão. "Dua ta besoj", interpretada pelo duo Artemisa e Febi, é a minha favorita, acreditando que, caso seja escolhida, venha a ser defendida em inglês. Contudo, Jonida Maliqi e Orgesa Zaimi deverão também estar na luta, estando a votação a cargo de um júri... que já assustou nas escolhas para a Final.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 5 comentadores:

1.º Jonida Maliqi - "Ktheju tokës" - 56 pontos
2.º Artemisa Mithi & Febi Shkurti - "Dua ta besoj" - 41 pontos
3.º Marko Strazimiri & Imbro - "Leyla" - 36 pontos
4.º Orgesa Zaimi - "Hije" - 33 pontos
5.º Soni Malaj - "Më e fortë" - 32 pontos
6.º Dilan Reka - "Karma" - 26 pontos
7.º Eranda Libohova - "100 pyetje" - 19 pontos
8.º Lidia Lufi - "Rrëfehem" - 18 pontos
9.º Klinti Çollaku - "Mbrëmje e pafund" - 10 pontos
10.º Alar Band - "Dashuria nuk mjafton" - 9 pontos
11.º Eliza Hoxha - "Peng" - 5 pontos
12.º Bojken Lako - "Jeto jetën" - 4 pontos
13.º Gjergi Leka - "Një ditë tjetër" - 3 pontos
14.º Elton Deda - "Qetësisht" - 1 ponto




 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
2
( Hide )
  1. Anónimo18:54

    Espero que ganhe a Artemisa e due ta besoj, a unica com possibilidades na Eurovisao

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:29

    Não tive uma paixão à primeira audição, mas a que gostei mais foi a canção de Artemisa Mithi & Febi Shkurti, com "Dua ta besoj".

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.