Slider

ESC2019: Geórgia escolhe representantes para Telavive a 2 de março


A Geórgia escolhe os seus representantes para o Festival Eurovisão 2019 a 2 de março com a Grande Final do Georgia's Star, versão local do Ídolos.


Depois de revelar que o formato será utilizado também para escolher a canção, a emissora estatal da Geórgia revelou que a Grande Final do Georgia's Star, versão georgiana do formato Idolos, está agendada para 2 de março, sendo esta a data em que serão revelados os representantes do país em Telavive. Com as audições a terem decorrido nas últimas semanas por várias cidades georgianas, a primeira gala do formato está agendada para 1 de janeiro.

Apesar de ser a primeira vez que o formato é utilizado como final nacional da Geórgia, o Georgia's Star já tem conexões com o Festival Eurovisão. Nodiko Tatishvili, vencedor da quarta edição, e Sopho Gelovnai, vice-campeã da quinta edição, representaram a Geórgia em 2013, terminando em 15.º lugar, enquanto que Nina Sublatti, representante do país em 2015, também venceu uma das versões do formato em 2013.

Estreante em 2007, a Geórgia participou em 11 edições do Festival Eurovisão, tendo apenas falhado a edição de 2009 visto ter retirado a sua candidatura depois da mesma ter sido recusada pela EBU/UER. O 9.º lugar alcançado em 2010 e 2011 por Sopho Nizharadze e Eldrine, respetivamente, é o melhor resultado do país. Em Lisboa, o grupo IRIAO interpretou "For You", sendo a primeira canção da história totalmente interpretada em georgiano: contudo, a candidatura ficou-se pelo 18.º (e último) lugar na semifinal com apenas 24 pontos, sendo a pior classificação de sempre do país.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: Google /Vídeo: Eurovisiontv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.