Geórgia: Ídolos também servirá para escolher a canção para a Eurovisão

Será também através do programa Ídolos que a Geórgia escolherá a sua canção para o Eurovision Song Contest 2019.


Foi numa entrevista a uma rádio que Natia Mshvenieradze, chefe de delegação da Geórgia para a Eurovisão, revelou novos detalhes sobre o programa caça-talentos Ídolos. O formato será usado para escolher o representante e a canção do país para a Eurovisão 2019, sendo que será aberto um período de submissão de temas nas próximas semanas. 

A primeira ronda de audições do Georgia's Star começa a 27 de outubro em Tbilisi. O formato irá passar por outras cidades do país, estando o primeiro programa agendado para 1 de janeiro, sendo ainda desconhecida a data da final do talent-show.

Apesar de ser a primeira vez que o formato é utilizado como final nacional da Geórgia, o Georgia's Star já tem conexões com o Festival Eurovisão. Nodiko Tatishvili, vencedor da quarta edição, e Sopho Gelovnai, vice-campeã da quinta edição, representaram a Geórgia em 2013, terminando em 15.º lugar, enquanto que Nina Sublatti, representante do país em 2015, também venceu uma das versões do formato em 2013.


Estreante em 2007, a Geórgia participou em 11 edições do Festival Eurovisão, tendo apenas falhado a edição de 2009 visto ter retirado a sua candidatura depois da mesma ter sido recusada pela EBU/UER. O 9.º lugar alcançado em 2010 e 2011 por Sopho Nizharadze e Eldrine, respetivamente, é o melhor resultado do país. Em Lisboa, o grupo IRIAO interpretou "For You", sendo a primeira canção da história totalmente interpretada em georgiano: contudo, a candidatura ficou-se pelo 18.º (e último) lugar na semifinal com apenas 24 pontos, sendo a pior classificação de sempre do país.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários