Slider

Portugal: Diogo Piçarra desiste do Festival da Canção 2018

Depois da polémica sobre a hipótese de plágio do tema "Canção do Fim", Diogo Piçarra anunciou que não vai à final do Festival da Canção.



Foi através das redes sociais que Diogo Piçarra informou o público da sua decisão: o cantor vai mesmo desistir do Festival da Canção, depois de ter visto o tema que interpretou a ser comparado a uma canção religiosa que também gravada e editada pela IURD (e após ter assumido as semelhanças entre as duas canções). Piçarra tinha sido o favorito do júri e do público mas já não é candidato a suceder Salvador Sobral na Eurovisão.

O músico escreveu no Instagram: "A toda esta família, informo que decidi terminar a minha participação no Festival da Canção. Não existem palavras para agradecer todo o apoio e carinho que tenho recebido nas últimas 24 horas de colegas de profissão, amigos, família e fãs. A minha posição mantém-se em relação à minha música, a consciência tranquila e cabeça erguida. Mas não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participação, já não é Música. Não quero deixar de dizer o orgulho que poderia ser representar o meu país num concurso como a Eurovisão, mas já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar essa oportunidade. A minha carreira e vida não dependem disto, só depende de vocês e nesse sentido sei que estarei PARA SEMPRE bem acompanhado. A todos os concorrentes espero que saia do Festival da Canção o próximo vencedor da Eurovisão 2018, e estarei aqui, como todos os portugueses, a aplaudir de pé. Obrigado por tudo. ❤".

Com “Canção do Fim”, assinada e interpretada pelo próprio Diogo Piçarra, o cantor conquistou a votação máxima do público e do júri — 12 pontos de cada –, tendo sido o concorrente mais votado das duas semifinais. Na segunda-feira seguinte, Diogo Piçarra viria a ser apontado através das redes sociais como autor de um possível plágio de uma canção cujo exemplo de gravação mais popular tem sido aquele que foi editado pela Igreja Universal do Reino de Deus com o título “Abre Os Meus Olhos”. As acusações nas redes sociais começaram na madrugada após a semifinal do Festival, poucas horas depois da apresentação da canção candidata a representar Portugal na Eurovisão. Pode recordar essas acusações AQUI e o comunicado de defesa do cantor AQUI.




Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte, Imagem: Observador / Vídeo: RTP
127
( Hide )
  1. Então deviam por a canção que ficou em 8º como finalista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:50

      "Mensageira" merece estar na final!

      Eliminar
    2. Anónimo22:03

      lol mensageira.. o que é que isso interessa.. saiu a melhor canção das 26, que raio interessa por uma porcaria de cançao que vai lutar pelos ultimos lugares e que ninguem se lembra... interessem-se com coisas mais importantes, como levar uma musica decente a eurovisao.

      Eliminar
    3. Anónimo22:32

      Se fosses músico e comparasses a estrutura melódica da "Canção do Fim" (extremamente básica, o próprio cantor admitiu para justificar as parecenças) com a da "Mensageira", ias reparar na barbaridade que estás a dizer :d Não compreender uma música não é sinónimo de "ser uma porcaria" ;)

      Eliminar
    4. Anónimo23:42

      muito bem , isto cheira-me a marosca , mas ainda não consegui entender porque desta polémica , tenho muita pena de teres desistido pois para min eras o melhor , agora sinceramente só se for o Peter ou o Janeiro o resto não vale nada .....

      Eliminar
    5. Anónimo00:10

      Considerar a "Canção Do Fim" a melhor das 26 é a sua opinião apenas, não um facto como quer dar a entender. Tanto há quem gostasse dela, como há quem prefira a "Mensageira" ou uma outra das apuradas. Cuidado com essas verdades egocentradas.

      Eliminar
    6. Anónimo09:19

      Vivemos num Pais democrático cada um pode expressar as suas opiniões , comentário tristes , lembro que foi o único que teve os 12 das 2 partes !!!!

      Eliminar
  2. Anónimo21:14

    Já era de esperar, fico com pena pois respeito-o enquanto cantor e artista :( Agora espero que as pessoas e principalmente os júris abram os olhos e mandem quem realmente MERECE (sim estou a falar da Claúdia Pascoal) e não fadecos e Salvadores wannabes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo09:20

      Mais um comentário triste !!!! mais valia estar calado

      Eliminar
    2. Anónimo11:37

      Comentário triste porquê? O que há de "triste" no comentário do anónimo das 21:14? Não defende o seu favorito, é?

      Eliminar
  3. Anónimo21:16

    Devem-lhe ter dito, que teria de ser desclassificado e que era preferível ser ele a “desistir” do que passar por “desclassificado”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:39

      É muito provável que tenha sido assim. A desistência tinha mesmo de acontecer, porque uma música plagiada não poderia nunca representar Portugal. É também o único sinal admissível para os fãs, que são na sua maioria muito jovens e, de outro modo, achariam que não há mal nenhum em copiar, que está tudo bem, "não passa nada". Não está tudo bem; é errado e há consequências.

      Eliminar
    2. Anónimo22:20

      a musica plagiada nunca podia representar portugal... engraçado que a bielorussia e a letonia podem representar seus pais com plagios descarados...

      Eliminar
    3. Anónimo10:47

      E a Suécia? Que ganhou com aquela musica plagiada do David Guetta!

      Eliminar
    4. Anónimo14:06

      O mal da geração a que pertencem os fãs do Piçarra é que não conseguem ver mal nenhum nisso, acham que é "normal" copiar. Na era da internet, em que nunca foi tão fácil plagiar, acham que é "normal". Se a Suécia ou lá o que é plagiou (não sei se o fez, nem me interessa) e não aconteceu nada, então está-se bem.

      Eliminar
  4. Anónimo21:17

    As cobras já estão todas contentes e a pensar em quem vão prejudicar a seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:42

      Por "cobras" entenda-se pessoas que não curtem plágios, é isso?

      Eliminar
    2. Anónimo22:13

      21:42 NÃO, caro senhor. Entenda-se por pessoas que foram insulta-lo á pagina pessoal, ao vídeo, sem qualquer argumento ou noçao de respeito. Pessoas que fizeram tudo para elevar os seus favoritos. Até foram a sites estrangeiros espalhar este barraco.

      Gente sem escrupulos.

      Eliminar
    3. Anónimo23:33

      Não sou nada a favor desses comportamentos, não obstante, perante a evidência interessa também proteger os interesses do concurso e da eurovisao. Você mesmo diz que foram espalhar este barraco, a sua solução então é esconder a barraca? E em relação ao respeito, quem falhou mesmo? E sou da opiniao que quem lhe escreveu a cançao foi a editora, o Diogo para o bem e para o mal, fez uma escolha de catalogo e correu mal. Toda a gente sabe que quando se chega ao nivel de editora é assim que funciona.

      Eliminar
    4. Anónimo01:00

      23: 33 Voce não percebeu. Ninguem negou o plagio, até porque a wiwibloggs fez questão de partilhar. Mas muitos portugueses foram espalhar este barraco de uma maneira destrutiva, destilando veneno, insultando o cantor para que ficasse com uma má imagem lá fora. Agora vale tudo? ódio nao é argumento. Reclamam com os espanhois mas nós comportamo-nos de maneira igual.
      Em relação ao respeito, falhou muito gente, basta ler os comentários. Talvez seja a mesma gente que chamou o Salvador de drogado, mendigo e pobretanas. Não seria a primeira vez.

      Eliminar
    5. Anónimo01:21

      E não considero dizerem que é plagio um insulto, de todo. Mas infelizmente aproveitaram a situaçao para rebaixa-lo enquanto artista, cantor e pessoa e elevar os seus favoritos. Isso sim é triste.

      Eliminar
    6. Anónimo08:52

      Sabe que se tivéssemos uma RTP competente tudo poderia ser diferente. Como sabemos que não temos, as vezes cai-se nestes excessos. Disse que plágio não é um insulto mas olhe que é, no mundo artistico é o demo. Porque o facto é que a música não é inédita, que é muito diferente de ser um plágio, pois já é uma fraude.

      Eliminar
    7. Anónimo09:27

      de acordo

      Eliminar
  5. Anónimo21:20

    Perdemos a melhor representacão não só em voz como na disposição apresentada em palco , que pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:36

      Sendo uma eventual cópia, não nos podia representar. As regras também vão neste sentido.

      Eliminar
    2. Anónimo01:38

      Que exagero!

      Eliminar
    3. Anónimo09:27

      concordo plenamente

      Eliminar
  6. Anónimo21:21

    Era a melhor musica a concurso. Uma pena!
    Que ganhe o Peu Madureira ou o Peter Serrado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:05

      peu madureira deve ser pra ficar em ultimo na eurovisao, so pode.

      Eliminar
  7. Anónimo21:22

    Triste... O que a ganância de uns faz. Como é que tudo isto pode passar ao lado de um cantor? A polémica que se gerou à volta de uma música que era tão simples e tão bonita. Obrigado IURD e gente mesquinha, vocês não ganharam nada. Só demonstram o vosso rancor e inveja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:41

      Ganância de quem? A musica era tao linda e simples como diz, mas ja antes de 1980.

      Eliminar
  8. Estou triste! A música era belíssima e ia ganhar o FC mas pronto agora Go Cláudia!!!

    ResponderEliminar
  9. Paulo Tuga21:25

    O Peu??? Nem pensar que seca medonha para a Europa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:05

      seria pra ficar em ultimo na eurovisao.

      Eliminar
  10. Pois...então que seja a menina de cabelo cor de rosa. A canção é boa e actual. Se ganhar ela vamos com uma aposta forte

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:26

    Os fãs fervorosos da Eurovisao conseguiram o que queriam... esquecem-se que agora quem o júri vai defender e janeiro e vai ser ele o vencedor... depois é que quero vir... aí resta-me rir P.S. o Diogo era o meu favorito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:34

      "Os fãs fervorosos da Eurovisao conseguiram o que queriam..."

      Ou então aquelas pessoas que disseram que tinha de ser o Peu a ganhar o FdC2018.

      Eliminar
    2. Anónimo23:44

      O teu P.S. era completamente desnecessário, deu para entender logo. Se for o Janeiro, que seja o Janeiro, apesar de preferir outras canções ao menos não estamos a levar um lifting dos anos 70.

      Eliminar
  12. Fico feliz pela sua decisão. A única forma de salvar a sua imagem e o festival da canção. Desejo_lhe boa sorte e sucesso na sua carreira.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:28

    Desculpa diogo, eras o meu favorito mas não faz sentido. Se realmente acreditasses nessa cançao, não tinhas desistido. Tinhas que ter ido até ao fim. Eu percebo que todo o odio te afectou...mas infelizmnente, vivemos num país atrasado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:48

      Ele percebeu perfeitamente que independentemente se copiou ou nao, a musica é tao igualzinha que da fama nao se ia livrar. Ora para tar a perder o que já conquistou mais vale parar já, até porque o ganha pão está noutro lugar.

      Eliminar
    2. Anónimo01:03

      23:48 O ganha pao dele numa semana é mais do que o que os outros concorrentes ganham num mes. Creio que, isso é tudo veneno porque ele é o mais conhecido de todos...percebo. A fama vai desaparecer, sim. Tal como aconteceu com o Sobral, o caso do peido, etc. O povo portugues esquece muito facilmente, basta ver as casas cheias que o Tony continua a ter.

      Eliminar
    3. Anónimo07:30

      01:03 eu disse da fama não se ia livrar. O que quis dizer é que ele ia gramar com esta questao no fdc e na eurovisao. Se é que ganhava o FDC, duvido muito. E ainda lhe digo mais, se a RTP nao intervinha vinha a Eurovisão e depois seria pior, pois o dia em que eles nao considerarem isto um plágio nada mais seria um plágio. O povo português nao esquece facilmente, ainda assim um peido não dado é um crime menor do que um roubo aos ouvidos de toda a gente, quer dizer, espero eu, que ainda aqui estou, ja me peidei muita vez e nunca tive problemas com a justiça.

      Eliminar
    4. Anónimo10:51

      Tenho cá para mim que ele não desistiu, mas foi sim convidado a desistir pela RTP

      Eliminar
    5. Anónimo14:52

      10:51 Concordo contigo.

      Eliminar
  14. Não acredito nisto! Deve ser uma brincadeira, só pode!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:49

      Pelo contrario, sao mesmo coisas serias estas do copy paste.

      Eliminar
  15. Anónimo21:29

    É uma oena que tenha dado esse gostinho aos inimigos e alimentado a podridão das redes sociais. Agora passarão novamente muitos anos até que um autor/compositor de sucesso queira voltar a apresentar-se no Fesyival da Canção. E a RTP tinha mais era que apoiar o cantor porque isto tece a intenção deliberada de o fazer desistir, ou então as acusações de plágio teriam vindo a lume assim que foram divulgados os primeiros 45 segundos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:37

      Depreende-se daí que o Diogo Piçarra (??) era o único autor/compositor de sucesso? Vamos compará-lo a um Jorge palma? (Independentemente da canção que compôs este ano). Ou a um JP Simões? Ou a Francisco rebelo?? Lê-se cada coisa aqui :D

      Eliminar
    2. Anónimo23:57

      Ohhhh meu amigo, e não veio a primeira vitória na Eurovisão de um desconhecido? Nem esta é uma musica do Diogo que conhecemos. E em relação a RTP, maior apoio que teve é dificil. So se a RTP viesse dizer que nao era plágio e no fim ainda tinha o estado portugues, ou seja todos, pagar a terceiros. Se nem Diogo nem RTP vinha a eurovisao e a barraca era maior, porque no dia em que se duvide destas semelhancas qualquer plagio seria permitido.

      Eliminar
    3. Anónimo09:33

      concordo

      Eliminar
  16. Anónimo21:30

    Eu nem acredito que esteja mesmo a acontecer!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo21:30

    Esta situação só deverá servir de exemplo a futuros concorrentes... duvido que algum nome mais sonante venha querer sujeitar-se a isto... FC para musiquinhas amadoras é o que se quer... e aí não há plágios

    ResponderEliminar
  18. Anónimo21:32

    PARVOICE!!! Ridículo acreditar que o Diogo Piçarra, com uma carreira feita, se quisesse buscar inspiração ia logo buscar a um cântico com não sei quantos anos da Igreja Universal do Reino de Deus........Os invejosos haverão de estar finalmente contentíssimos. Agora vão começar a procurar músicas parecidas à nova favorita para a acusarem de plágio

    ResponderEliminar
  19. Anónimo21:32

    Só me apetece é chorar. Era a melhor canção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:04

      Também eu! Era a melhor! Linda canção ...

      Eliminar
  20. Anónimo21:33

    Podias ter ficado em primeiro lugar e ter concorrido para a Eurovisão mas não faz mal fica para a próxima

    ResponderEliminar
  21. Anónimo21:35

    FORÇA CLAUDIA E CATARINA.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo21:35

    Esta gente não deve ver a eurovisao ... todos os anos várias músicas são acusadas de plágios ... mas claro Portugal é um país pequeno que teve que atacar rapaz da maneira que atacou ... agora preparem se para um mau resultado na eurovisao (e não vou ter pena nenhuma )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:53

      Há países mais pequenos que Portugal. Mas Portugal é Portugal, é o nosso país, normal...

      Eliminar
    2. Anónimo22:34

      Essa conversa do "pequeno" não faz sentido nenhum, o que dizem do Luxemburgo, esse país "enorme" que ganhou acho que cinco vezes a Eurovisão. Já para não falar da Dinamarca, Noruega, Suécia, todos "enormes" e que são dos países mais ricos do mundo, e a Suíça também...opá a sério, parem lá com esse parvoíce do "pequeno", que até tem "só" uma das línguas mais faladas do mundo.

      Eliminar
    3. Anónimo10:53

      Acho que o Anónimos das 21:35 não quis dizer pequeno em tamanho, mas sim tamanho de mesquinhez. E convínhamos, quando queremos os portugueses conseguem ser muito mesquinhos.

      Eliminar
  23. Anónimo21:35

    Que pura tristeza a melhor de todas estou a torcer pelo Peter e Peu por favor não levem a de cabelo cor de rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:36

      Por favor não levem o Peu !!

      Eliminar
  24. Anónimo21:36

    E depois querem cantores de sucesso nestes programas ... depois disto ninguém com uma carreira arriscará participar nisto

    ResponderEliminar
  25. Lamento que o Diogo tenha desistido da final e desejo-lhe a maior força nestes tempos conturbados.
    Infelizmente é a melhor opção que ele podia ter tomado e irritame o silêncio mantido por parte da organização do festival relativamente a este assunto, nem uma palavra a comentar que estariam a analisar a situação nem nada

    ResponderEliminar
  26. Anónimo21:36

    Confio que o público irá dar os 12 pontos à Cláudia Pascoal. Contudo o júri vai prejudicá-la em detrimento do Pseudo-cool e do Peu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:41

      O público vai votar no Peu e o júri no janeiro... vence o janeiro

      Eliminar
    2. Agora em caso de empate na final prevalece o voto do público.

      Eliminar
    3. Anónimo22:41

      Vence o Peu, porque na final o voto do público conta mais. O Peu tem estado a ser empurrado para a vitória desde o início.

      Eliminar
    4. Anónimo23:39

      O público vai votar no Peu e ganha o Peu, porque na final o voto do público tem mais importância que o do júri.

      Eliminar
    5. Anónimo00:14

      se houver empate é a votação do júri que prevalece?

      Eliminar
  27. Anónimo21:37

    Considero que fizeste bem. Que voltes um dia, Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:42

      Só se não tiver amor próprio... o que duvido

      Eliminar
    2. Anónimo21:58

      Voltar???? Só se ele for parvo, Portugal com mente pequena como sempre, foi bom ganhar o ano passado e eu ter estado cá para ver, mas acho que não se ira voltar a realizar... vamos voltar ao antigo festival, no qual nem da semi-final passamos.

      Eliminar
  28. Anónimo21:39

    Que ganhe a cancao da Isuara e Claudia!!! Por favor, nem peu, nem janeiro. A Claudia seria a melhor para representar o pais!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo21:40

    Tenham vergonha ... há duas semanas toda a gente revoltada porque o plágio da música do shrek não passou e agora como é o diogo fazem isto ... hipocritas !

    ResponderEliminar
  30. Não estou contente com a situação.
    Acredito na honestidade intelectual dele, apesar das músicas serem idênticas.
    Para mim, o maior problema da canção do Diogo era a sua insipidez enfadonha. Mas esse não era um problema exclusivo da canção dele... Excetuando 3 canções, estas semifinais foram medíocres.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo21:50

    E com isto tudo chega ao fim o periodo de gloria do festival da canção, pois não vejo mais ninguem com interesse em compor uma musica e sujeitar-se à ira de um povo mesquinho e infeliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:44

      Chega ao fim o período de gloria do fdc? Mas onde para si começa e onde acaba, hoje? LoL O FDC está velho e moribundo há décadas graças á forma velhaca de como é concebido. Em relação ao interesse de vir alguem ao fdc, há sempre alguém que lhe faz falta, até aqueles que julgam que não!

      Eliminar
  32. Anónimo21:51

    Comecem a votar na Claudia porfavor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:22

      Comecemos a votar no favorito de cada um, isso sim. Que mania de dizerem em quem se deve votar, com ou sem "por favor". Cada pessoa vota em quem quiser, irra...

      Eliminar
    2. Anónimo01:06

      00:22 comecemos por deixar as pessoas dizerem o que querem, isso sim. Um anonimo nao vai obrigar ninguem a votar, está apenas a dar uma opiniao. Qual é o seu problema? irra...que insegurança.

      Eliminar
    3. Anónimo01:45

      Comecem é a terceira pessoa do plural do modo Imperativo, do verbo Começar. Uma simples opinião seria "Eu vou votar na Cláudia". Mas quando se orienta, manda, avisa para outros seguirem a seu desejo, ai a coisa já entra por atalhos de egocentrismo. Mas se você nem sabe interpretar o porquê de se usar certos modos verbais, também não é de esperar que entenda o que eu disse. Fique bem.

      Eliminar
  33. Foi a atitude mais acertada para ele e para a carreira dele

    ResponderEliminar
  34. Anónimo22:00

    Foi a decisão mais sensata do Diogo Piçarra, pois a continuar só iria desgastar a sua imagem e iria ser uma tortura para ele, pois a questão iria acompanhar o seu percurso. Não concordo com o facto da sua retirada e neste caso a RTP intervir e sugerir esta canção ser substituída por outra da sua autoria. Mas a RTP esteve mais uma vez ao nível do habitual...calou-se e aguardou pela retirada do cantor. VAMOS DIZER ADEUS a todos os cantores experientes e com carreira nos próximos anos, pois nenhum vai querer dar a cara por este concurso de problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo06:12

      Curioso que a Luísa não teve estes problemas. O Palma não teve estes problemas. A Rita RedShoes o ano passado também não. E estou a dizer nomes que são experientes e com carreira e que compuseram para o FC nos últimos dois anos. Acho muito injusto de repente falar-se do Diogo como o único grande nome experiente e de carreira que passou por ali.

      Podem dizer o mais mediático e que mais vende? Sem dúvida alguma. Agora nesta questão é simples, não podemos aceitar cópias. Mesmo que não sejam intencionais, não é pelos outros fazerem que passa a estar correto. Se não sabemos de alguém que faz algo menos correcto e passamos todos a fazer só porque ninguém liga, depois todos nós deixamos de ter a tal ética humana que tanto a música dizia que começasse a perder.

      A ética começa com os nossos próprios actos. E neste caso, não é uma Guerra é fazer o que as regras indicam. Não são permitidas cópias intencionais ou não. Porque medir intencionalidade é muito complicado e impossível de provar( não estou a julgar o Diogo, nenhum de nós tem competências para isso). Mas a verdade é que se o próprio Ed Sheeran do qual sou fã, já teve que negociar situações destas por causa de acordes do Photograph acho que é óbvio para todos que neste caso são mais que dois ou 3 acordes.

      Eliminar
    2. Anónimo07:54

      A RTP falha em muita coisa, e neste caso devia pronunciar-se e nao abrir as linhas. Mas neste caso o verdadeiro problema está onde? A proposta é de quem? Acusamos o ofendido (RTP) ou o ofensor (artista)? Ai ai que agora nenhum artista vai enviar mais musicas, vamos levar tautau para castigo, sinceramente.

      Eliminar
  35. Anónimo22:00

    A RTP devia te-lo apoiado desde o início. Chamava audiências e jovens. Agora é um bando de cançoes sem sal nenhum...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:56

      É obrigacao do artista enviar algo inédito, e você considera que a RTP devia ter apoiado? LoL

      Eliminar
    2. Anónimo09:44

      apoiado

      Eliminar
  36. Anónimo22:01

    É uma pena ver um concorrentes sair assim. No entanto: BORA LÁ CLAUDIA!!!!!!! Votem 13!!!!!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo22:12

    Creio que mais alguns vão desisti ...

    ResponderEliminar
  38. Anónimo22:22

    por estas coisas é que o festival da cancao nunca será um sanremo ou um melodifestivalen em Portugal!
    Sanremo e melodifestivalen todos os anos tem acusaçoes de plagio e voces acham que eles se importam? o que aconteceu em portugal mostrou bem o porque de Portugal ter estado 50 anos sem ganhar a eurovisão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo09:45

      apoiado !!!!

      Eliminar
    2. Anónimo17:24

      Estou de acordo, nunca será um Melo ou um Sanremo. Pois o mercado musical em portugal é decadente, e as produtoras portuguesas não têm capacidade de investir como acontece nesses mercados que falou. O portugues não compra, saca da internet, isto genericamente falando. Deve ser um dos paises que mais saca sem qualquer pudor. Para isto contribui o meio fisico e legal caro face aos ordenados em portugal, e a falta de fiscalização/meios de travar a ilegalidade.

      Eliminar
  39. Anónimo22:23

    Independentemente da decisão do Diogo, é de admitir que a música tinha uma estrutura melódica francamente pobre.Qualquer músico sabe identificar isso (o que não quer dizer que não resulte, desde que bem produzida e tema bem interpretado). Aquela estrutura harmónica e melódica é tão básica, que facilmente poderia ser comparada a qualquer outra música..como aconteceu. E não estou a duvidar da integridade do Diogo. Mas compará-la à estrutura mais complexa e inteligente do "Voo das Cegonhas", "Mensageira", "(sem título)" ou mesmo o "Alvoroço" e afirmar que é uma música superior a estas..é não entender muito de música(gostos pessoais à parte). É interessante verificar isto...no ano passado todos odiavam o Salvador...depois levaram todos uma chapada de luva branca e de repente ou calaram-se ou passaram a amá-lo. O resultado do ESC deixou-os sem argumentos. Dá ideia agora que passaram esse ódio para o Janeiro,vingando-se futilmente e acusando de ser uma cópia do salvador. Só quem não conhece o percurso artístico do Janeiro pode afirmar isto...ele próprio que começou a compor este tipo de temas muito antes do Salvador. Mas opinar sem estar informado é o que está a dar. Músicas bem estruturadas e mais calmas passaram a ser sinónimo de "cópia do Salvador" :D Mas, e é engraçado, da música do Diogo ninguém diz isso.. Quanto a vencedores este ano, ganhará o Peu, infelizmente. O voto do júri cairá nele e o do público vai dispersar-se entre poucos, mas que não chegará para derrotar o Peu. E mesmo com isto tudo...digo que preferia o Diogo ao Peu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:41

      Aqui está a minha opinião sem tirar nem pôr. concordo com tudo.

      Eliminar
    2. Anónimo07:26

      Tinha uma estrutura harmonica e melodica basica e pobre? Meu caro. Havia musicos no juri. Musicos profissionais, de vários generos, com carreira, estudos e RELEVANTES. Duvido que voce tenha mais conhecimento do que eles, aliás, a compositora que nos fez ganhar o ESC estava lá. Uma compositora BRILHATE.

      E essa historia de 'eu é que percebo de musica' já devia ser deixada para trás. Sao os seus gostos, voce nao deixou nada de parte.

      Ironicamente, voce acabou de fazer o que critica: opinar sem estar informado.

      Eliminar
  40. Anónimo22:35

    Enfim.... quando o FC parecia entrar no caminho certo.....

    Agora que já ganhamos vamos lá voltar aos festivais de 2011, 2012, 2013, 2014..... esses é que foram bons!

    A partir de hoje muito poucos serão os verdadeiros artistas deste país que aceitarão entrar neste concurso!

    O Diogo será certamente o primeiro a dar para todo o sempre um redondo "não". O Diogo que é só o artista de maior sucesso, dos mais requisitado como artista, compositor e produtor.

    Ora venham lá os amadores e aspirantes a qualquer coisa....os entendidos em eurovisão que se apresentam ao FC com "coisinhas" mediocres.

    Como fans cegos tanto querem "matar" um artista que se esquecem que apenas estão a matar-se a eles próprios. Porque só existem fans se houver festival. Só existem favoritos se existir festival.

    Obrigado a todos! Não me esquecerei da atitude de muitos quando estiver a assistir aos festivais dos próximos anos! Irei cobrar sempre esta dívida!

    ResponderEliminar
  41. E a RTP devolve o dinheiro de que já gastou dinheiro no televoto? Ė melhor entregarem a vitória e a organização da Eurovisão à Bulgária porque parece-me terem mais apreço pelo concurso que a RTP que só tem dado tiros nos pés nos últimos diad

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo09:16

      A RTP abriu as linhas horas depois de ter estalado a polémica. Ja ando neste vicio do festival há muito tempo, a RTP não sabe produzir, mas no que toca as chamadas sempre foram muito ávidos. Tinham evitado mais um ponto negativo, assim é sempre a somar, sera que levam á letra "menos é mais"?

      Eliminar
  42. Anónimo22:54

    Tenho muita pena, era a minha escolha, e não por ser "à falta de melhor", foi por ter gostado mesmo, achei mesmo que seria, mais uma vez, tal como no ano passado, um muito bom momento nosso na Eurovisão, mas compreendo que foi o melhor que o Diogo Piçarra poderia ter feito, mesmo sem má fé, as musicas são praticamente iguais, temos de admitir, e, certamente, iria ser um problema mesmo no contexto eurovisivo.

    Boa sorte, Diogo, a vida continua e o percurso musical com certeza que também com a qualidade a que tem vindo a habituar-nos, e obrigada pelo momento que nos proporcionou no Festival, que achei mesmo muito bonito.

    Agora, que a minha preferida já não está a concorrer, vou votar numa outra pérola deste ano, a minha segunda preferência, mesmo ali coladinha ao Diogo, Cláudia Pascoal e aquela interpretação maravilhosa.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo23:14

    CLAUDIA PASCOAL à EUROVISAO!

    ResponderEliminar
  44. A final para mim já perdeu todo o interesse. Esta era a minha canção favorita para ganhar. Assim, esmoreceu-se todo o meu entusiasmo pela final. Adeus festival até para o ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:05

      Era a sua favorita, escolha outra, era o que você faria se o Diogo não tivesse participado.

      Eliminar
  45. É com muita tristeza que leio esta noticia.
    Falta-me apenas desear ao Diogo uma excelente saúde musical. Espero verte num futuro próximo representando o nosso pais como assim hubiera sido se não houvesse sucedido este pequeno inconveniente causado por terceiras e más pessoas. Um enorme beijo. Até breve Diogo nas tuas grandes e sempre boas composições maestras.

    ResponderEliminar
  46. Gostei da música. E seria a minha escolha. Mas após a polémica fui ouvir a musica "open our eyes" de Bob Cull, percebi que a música é exatamente igual, até a melodia dos arranjos. Só muda a letra e mesmo essa tem parecenças. Penso que mesmo que ele não tivesse desistido teria de ser desqualificado. Portugal não podia arriscar levar uma musica que já existe há anos..., e ser depois desqualificado. È que se fosse só parecida numa das partes ou numa frase, mas não, a musica é exatamente igual do principio ao fim...
    Foi pena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:44

      Também fui ouvir, e de facto é a mesma música, exatamente a mesma melodia. Podia ser só parecida, mas é igual. :( Assim sendo acho que o Diogo fez bem em desistir..., não sei se ele conhecia a musica ou não, mas não se pode concorrer a um festival de originais com uma cópia de outra música existente. Ter a mesma progressão de acordes é comum e não é plagio, agora ter exatamente a mesma melodia, já é plágio. E a música popularizou-se tanto em igrejas e emails com mensagens de esperança e espirituais..., quase todos nós já ouvimos de certeza a melodia uma vez na vida. Talvez por isso a música tenha ficado logo na cabeça e no ouvido de todos, costuma ser usada como hino espiritual...

      Eliminar
  47. Anónimo00:12

    Acho que finalmente percebi o motivo pelo qual o Festival da Canção tem uma reputação tão má no nosso país. Os grandes artistas portugueses sempre evitaram o festival e nunca quiseram participar. Porquê? Por causa da RTP? Por causa da fraca qualidade das músicas? Não! Sempre foi e sempre será por causa dos haters! Esta gente mesquinha e cheia de inveja que se esconde atrás de um teclado nas redes sociais a pensar em todas as formas e mais algumas de enxovalhar e deitar abaixo a música e o intérprete que não gostam. Tanto gostam eles de viver à custa do insulto e do rebaixamento, para se colocarem em bicos de pés, tentando-se elevar ao nível desses artistas.

    O Salvador foi vítima disto o ano passado. O engraçado é que os haters esfumaram-se todos depois da Eurovisão? Porque será?

    Este ano, um dos maiores nomes da música portuguesa a entrar no festival em muitos e longos anos tenta a sua sorte no concurso e é forçado a desistir porque um grupo de pessoas decidiu percorrer as catacumbas da música e trazer à baila um tema de 1979, que nem o diabo se lembra que alguma vez existiu e sacar daí uma acusação de plágio. A música é parecida? Sim, mas qual o tema hoje em dia que não se assemelha a algum que já tenha sido criado? Como disse o Piçarra: "isto é a sina de um compositor... isto só nunca aconteceu a quem nunca compôs".

    Só tenho de elogiar o Diogo Piçarra pela sua postura, tanto nas entrevistas como na abordagem a esta questão do "plágio". Um senhor, não hajam dúvidas! Ele foi literalmente empurrado para fora do festival. Não fiquei surpreendido com a sua decisão, pois foi o melhor para a sua carreira. Se ele ganhasse no domingo, não iria ter descanso e poderia manchar a sua imagem, não por culpa própria, mas por culpa das sanguessugas que por aí andam...

    Em relação à RTP, julgo que deveria lançar hoje ao início do dia um comunicado a esclarecer a situação e dizer se o Piçarra era ou não desclassificado, mas acima de tudo deixar uma palavra de apoio ao cantor. Não o fez. Só pecou por isso...

    Quanto a domingo, com o melhor tema fora de jogo, resta-me torcer por uma vitória do Janeiro ou da Cláudia Pascoal. Acho que qualquer um dos dois seria um bom representante do nosso país na Eurovisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:23

      Uma coisa é ser parecido, sobretudo numa parte ou outra, agora toda uma musica inteira igual? Até o euromilhoes é mais fácil.

      Eliminar
    2. Anónimo19:53

      A música não é toda igual! Primeiro, a da IURD não tem instrumental e, segundo, é mais curta...

      Eliminar
  48. Anónimo00:26

    Por mais que goste do Diogo tenho de admitir que tomou a decisão acertada. Algo de muito errado aconteceu e infelizmnete não acredito que tenha sido coincidência. Foi um presente envenenado ou foi ele que compôs esta canção depois de ouvir a outra? No segundo caso só tenho a dizer que é deveras uma falta de profissionaismo enorme! Uma coisa é inspirar-se, outra é copiar uma melodia na sua totalidade!
    Relativamente ao assunto "outros compositores famosos não irão participar em futuros FDCs" eu não concordo. Se forem profissionais apenas farão o seu trabalho e não irão cometer estes erros. Não é por agora haver polémica que eles se vão afastar. Na minha opinião até acaba por ser positivo pois a busca por canções originais será maior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:26

      Focou um ponto importante. Eu acredito que foi a editora. É mais que certo e sabido que uma boa editora propõe e o cantor escolhe. Quanto maior o renome do artista pior é.

      Eliminar
    2. Anónimo07:22

      Meu caro, até um profissional pode cometer erros. É humano. Entende?

      Eliminar
  49. Anónimo01:05

    O facto de ser o 2ª a actuar deve ter influenciado a decisao.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo01:28

    a isaura partilhou uma mensagem para o diogo no instagram, ESCPORTUGAL

    ResponderEliminar
  51. Anónimo11:01

    Não entendo o favoritismo da Cláudia. Ela tem uma péssima dicção, não se percebe o que ela canta.

    ResponderEliminar
  52. Tentei ao maximo não escrever este comentário mas cheguei ao ponto máximo e infelizmente terei de escrever.Tenho de agradecer aquelas pessoas todas que se atiraram ao Diogo Piçarra,insultando-o chamando nomes e coisas do genero pois acabaram de destruir o Fdc(talvez nao o deste ano mas os proximos.Eu explico:Com tudo isto que se passou e a forma como os "fãs" do festival da canção(sim, porque eu nao os consideros fãs nao depois destas polémicas todas) lidaram com o assunto vai fazer com que todos os grandes compositores/cantores portugueses pensem 2 vezes antes de participar e que recusem,o que por consequência fara com que o antigo festival(aquele antes de 2017)regresse.Mas a culpa não é da RTP não é do diogo é desses "fãs".E quero já dizer que o que se passar nos proximos anos será culpa dessas pessoas e eu pessoalmente estarei aqui a aplaudir-las de pe quando regressar-mos ao resultados conquistados entre 2011-2015.E não me venham com a conversa da liberdade de expressão pois essa liberdade tb tem os seus limites.Não é por estarmos atras de um computador que esses limites sao ultrapassados e que as pessoas que levam com esses comentarios nao sofrem.Pensem 2 vezes antes de comentarem.Dito isto desejo muita felicidades a essas pessoas e que encontrem na vida tudo que oferecem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que comentário mais exagerado...
      Concordo com os limites e condicionantes da liberdade de expressão e qualquer pessoa tem direito à salvaguarda do seu bom nome. Não se pode dizer o que se quer só porque sim...mas vir agora dizer que o FdC vai sofrer por causa desta polémica toda e vamos voltar ao antigamente é exagerado, acho eu
      Lembro as atitudes e tudo o que foi feito e dito à Suzy, para não ir mais longe. E, no entanto, agora temos um FdC renovado que até nos fez ganhar um ESC. Não foi por essas atitudes inqualificáveis que os autores, compositores e cantores deixaram de querer participar. Jorge Palma, Fernando Tordo, Anabela...só para mencionar alguns.
      O futuro do FdC será aquilo que a RTP quiser de acordo com as suas regras e objectivos
      Esse argumento de vir dizer que as atitudes dos "fãs" sobre o Piçarra vão condicionar o futuro do Festival parece-me uma forma de afastar as atenções sobre o tema central: com plágio ou não a música do Piçarra é descaradamente igual/semelhante/parecida com a de Bob Cull.
      Perante isso o Diogo Piçarra tomou a melhor decisão para ele, para a sua carreira e para o FdC que foi desistir. O passo seguinte será ele reflectir na forma como tudo isto aconteceu...
      Se músicos e autores tivessem tanto medo dos fãs já tinham deixado a música e apagado as suas páginas de Facebook.
      Viram mais algum cantor/concorrente envolto em polémica? Até parece que houve uma perseguição a todos quantos participaram no FdC com vista a destruir e denegrir o Festival...

      Eliminar
    2. Anónimo15:47

      Antonio Santos, concordo a 100%

      Eliminar
  53. Anónimo18:35

    A atitude passiva da RTP levou a este final trágico. A RTP agora tem de devolver todo o dinheiro que esta canção angariou aos respectivos votantes.

    ResponderEliminar
  54. O Piçarra precipitou-se ao desistir e deu de mão beijada o ouro ao bandido.Já ouvi atentamente as duas versões e não acho nada que haja aqui plágio, mas uma coincidência de alguns sons. A sonoridade é um pouco parecida mas no todo há bastantes diferenças, logo a começar pela interpretação com muito mais garra da parte do Piçarra. Se eu fosse o examinador por mim o Diogo Piçarra estava desde já absolvido. O único erro dele foi exatamemte ter desistido e ter entregado sem luta a vitória a outros.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.