Slider

Roménia: Suceava é uma das seis cidades organizadoras do 'Selectia Nationala 2018'


O Presidente da Câmara de Suceava, cidade do nordeste da Roménia, revelou que a cidade é uma das escolhidas para organizar o 'Selectia Nationala 2018'. A gala decorrerá no Teatrul Matei Vişniec.

Ion Lungu, presidente da Câmara de Suceava, revelou à imprensa regional que a cidade receberá uma das cinco semifinais do Selectia Nationala 2018, certame que selecionará os representantes da Roménia no Festival Eurovisão 2018. O autarca revelou ainda que a semifinal terá lugar no Teatro Municipal, o Teatrul Matei Visniec.

Capital do judet (distrito) de Suceava, a cidade romena tem uma população de 92 mil habitantes, estando situada na região moldava da Bucovina. Entre 1388 e 1565, Suceava foi capital do Estado da Moldávia e residência habitual da corte. Posteriormente foi governada pela Casa de Habsburgo, usualmente designado como Império Austro-Húngaro, tendo sido integrada na Roménia após a 1.ª Guerra Mundial.


De modo a assinalar o centenário da criação da 'Grande Roménia', a maior extensão territorial do país, a emissora estatal da Roménia anunciou um novo formato do Selectia Nationala: a final nacional contará com cinco semifinais e uma Grande Final realizadas em diferentes cidades do país, como pode recordar AQUI. De realçar que, nos últimos anos, as cidades de Brasov, Craiova, Baia Mare e Bucareste foram as escolhidas pela TVR.

Estreante em 1994, a Roménia participou em 18 ocasiões no Festival Eurovisão, sendo um dos cinco países que nunca falhou o apuramento para a final. O melhor resultado do país foi alcançado em 2010, quando Paula Seling & Ovi conquistaram a 3.ª posição em Oslo com 
Playing With Fire, repetindo a marca de Luminita Anghel & Sistem em 2005. Depois de um ano de interregno, a Roménia foi representada por Ilinca & Alex Florea em Kiev, tendo alcançado a 7.ª posição no concurso com o tema Yodel It, sendo a quarta candidatura mais votada pelo televoto português.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.