Slider

Grécia: Mais artistas demonstram interesse em participar na final nacional

Stereo Soul, DJ Koncept, Christina Saltis, Giannis Moraitis, Dimitris Kiklis e os Xorostalites foram os últimos artistas a mostrar interesse em representar a Grécia no Eurovision Song Contest 2018.


A ERT, emissora pública grega, anunciou que vai estender o prazo de inscrições para o Ellinikos Telikos 2018, que já deveria ter acabado. Agora, os interessados terão mais uns dias para enviarem as suas músicas, até ao dia 27 de outubro. Conforme publicado anteriormente (AQUI), a emissora da Grécia enviou o regulamento da final nacional para as oito maiores discográficas do país, convidando-as a enviarem as suas propostas, que devem ser interpretadas em grego e ter elementos tradicionais no instrumental.

Alguns artistas já demonstraram interesse em representar o país na Eurovisão 2018: Areti Ketime, Panagiotis Tsakalakos e Vasiliki Stefanou, entre outros. O vencedor será escolhido apenas por televoto, numa final cuja data ainda não foi revelada.

Nos últimos dias mais artistas confirmaram o seu interesse em representar o país em Lisboa. É o caso dos Stereo Soul e DJ Koncept. A discográfica Heaven Music preparou um tema com estes cantores, inicialmente totalmente em inglês mas à qual foram adicionados versos em grego. Panagiotis Pallis, do Stereo Soul explicou a sua proposta como sendo "uma balada atmosférica do pop mid-uptempo, melódica, embora não lenta, com som moderno e lírico, com a temática do amor e com um bom uso alegórico da linguagem. Como produção, tem um som eletrónico combinado com sintetizadores e cordas em segundo plano, e maciços backing vocals no coro".

A Panik Records, uma das principais gravadoras do país, pretende apostar numa cara mais nova – Christina Saltis. Christina já trabalhou com grandes nomes da música nacional, como Helena Paparizou, Katy Garbi e Tamta.

Segundo a OGAE Grécia, a Vinilio Records enviou duas canções para a ERT, ambas compostas por Andreas Lambrou. O compositor descreveu-as como propostas totalmente alinhas com os padrões estabelecidos pela ERT – letra em grego e instrumentos tradicionais na melodia. Para interpretá-las, Andreas escolheu Giannis Moraitis e Dimitris Kiklis.

A Spider Music usou seu site oficial para anunciar seus escolhidos para o Ellinikos Tellikos – a banda Xorostalites: "A música candidata para a final grega traz os ritmos tradicionais da nossa pátria, abraçando o nosso mapa da Trácia a Creta. Uma música com letra e melodia de Vassilis Messaritakis e produzida por Antonis Papabomolakis. A nossa música, não apresenta apenas “letra em grego” ou “melodia grega”, é uma jornada musical pela nossa tradição, de um lado da Grécia para o outro".


Estreante em 1974, a Grécia participou em 38 edições do Festival Eurovisão, tendo alcançado resultados medianos até à mudança de século. Posteriormente, o país tornou-se uma das grandes potências eurovisivas, com três terceiros lugares e uma vitória entre 2001 e 2008. Depois da eliminação em Estocolmo, o país regressou à grande final na edição passada quando representada por Demy e This is Love, terminando em 19.º lugar com 77 pontos.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!

Fonte: ESCPedia / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.