As novas regras do Festival da Canção 2017 serão anunciadas muito em breve pela RTP. A canção portuguesa em Kiev será a 49.ª representante de Portugal na Eurovisão.
De acordo com as informações recolhidas pelo ESCPORTUGAL junto da RTP, as novas regras do Festival da Canção serão reveladas muito em breve. Desde que o diretor de programas anunciou que a RTP iria organizar o Festival da Canção (FC2017), e não seleção interna (como publicámos AQUI) a equipa técnica do programa está a trabalhar no novo formato do histórico programa. E as novidades não foram anunciadas ainda “porque estamos a trabalhar nos últimos detalhes”, revelou fonte da RTP ao ESCPORTUGAL, nomeadamente a data da final. Há a intenção que a escolha da canção representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2017 possa acontecer mais cedo do que o habitual.
Ao contrário de alguns rumores, não haverá uma ligação direta entre o The Voice Portugal 4 e o Festival da Canção. Um comunicado, que deverá ser emitido em breve, irá dissipar todas as dúvidas. O ESCPORTUGAL apenas publicará o formato do FC2017 depois do mesmo ser oficialmente revelado pela RTP.
O ESCPORTUGAL sabe também que alguns compositores e autores estão a trabalhar nas canções concorrentes.
Recordamos que o FC2017 será organizado no ano de comemoração do 60.º aniversário da RTP. A canção portuguesa em Kiev será a 49.ª canção representante de Portugal na Eurovisão. Recorde as anteriores participações:
ALELUIA...só espero que os compositores que já estão a trabalhar sejam compositores á maneira!
ResponderEliminarAlgo me diz que vai haver entre os compositores/interpretes pessoal do The Voice... concorrentes e/ou mentores lá pelo meio nem que seja um... espero ter razão!!
Eliminarno que depender da RTP tenho as minhas duvidas :))
EliminarSe calhar ainda metem o Festival da Canção aos domingos para substituir o The Voice...
ResponderEliminarDuvido, vem ai o A Capella e ainda um programa que penso que ainda não há nome que é relativo à dança, ambos para o fim de semana. E resta saber se não vai haver got talent.
Eliminaresc portugal digam-me, vai ser convites? mas porque raio as emissoras ibéricas tem que fazer sempre convites? lá vai o feist participar pela milésima vez...
ResponderEliminarVAI FEIST XD
EliminarFalem falem que ainda há de marcar presença mais uma vez xD
EliminarObrigado pelas info
ResponderEliminarA RTP diz que esteve a trabalhar. Espera que sim.. que tenha trabalhado bem... fico a espera de mais e espero boas novidades
ResponderEliminar:) :) fixeeeee
ResponderEliminar"...alguns compositores e autores estão a trabalhar nas canções concorrentes" , isto significa que é só por convites ou misto, aberto a todos, como em Espanha?
ResponderEliminar"Há a intenção que a escolha da canção representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2017 possa acontecer mais cedo do que o habitual."
ResponderEliminarEhhh lecas! (h) Pode ser que tenham aprendido que preparar tudo à ultima da hora não seja a melhor forma.
Obrigado pela informação! A Ylva e a Linda queriam mesmo participar este ano, mas pronto.
ResponderEliminarAinda bem que os compositores já estão a trabalhar nas músicas, assim as coisas não são feitas às três pancadas. Também gosto do facto de pensarem fazer o FC mais cedo que o habitual
ResponderEliminarJá não tenho esperança na RTP. Não crio expetativas, pelo que li parece que vem aí mais do mesmo...
ResponderEliminarInfelizmente sou da mesma opinião... :(
EliminarSinceramente tenho a ligeira esperança de que este ano querem fazer algo bom - ou melhor - que anteriormente, até querem antecipar o fc em relação aos outros anos... a não ser que em relação aos outros aspectos seja tudo fantochada a quererem enganar-nos, e quando formos a ver o regulamento e o fc real e aí vermos que é tudo igual e só muda a maneira que dizem as palavras.
EliminarTalvez até fosse bom o Festival estar ligado ao the voice...Com as visualizações que o Fernando Daniel está a ter fora de Portugal,talvez fosse uma óptima proposta...
ResponderEliminarDe novo Festival da Canção, de novo convites (se não, como é que se saberia que há autores já a trabalhar?), de novo feito à pressa ("estamos a trabalhar nos últimos detalhes" para a escolha acontecer "mais cedo do que o habitual", ou seja, deve faltar pouco tempo, mas a estrutura ainda não está toda definida...), de novo... o que já é velho!
ResponderEliminarOnde ves que é a pressa? So quem ler o teu comentario e nao tiver lido o artigo vai achar que tens razao pois na transcreveste a frase toda: " Desde que o diretor de programas anunciou que a RTP iria organizar o Festival da Canção (FC2017), e não seleção interna (como publicámos AQUI) a equipa técnica do programa está a trabalhar no novo formato do histórico programa." Ou seja desde outubro... se é verdade ou nao ninguem sabe mas atravez do que e dito nao podes dizer isso.. parece as revistas e a publicidade que apenas metem o que lhes interessa para manipular quem le.
Eliminar15.59: Não tentei manipular fosse quem fosse, nem deturpar o sentido de nenhuma frase. O que li foi (e não poderá desmentir-me, porque o texto da notícia está bem escrito) que se pretende que o FC se realize mais cedo do que é habitual, mas que ainda se estão a ultimar detalhes e daí nada se poder anunciar quanto a novidades. Basta comparar-se com notícias de estações de televisão de vários países para se ver que o tempo passa e a informação sobre a seleção da canção portuguesa é escassa. Haverá um FC e há autores a trabalhar para ele - como souberam que poderiam / deveriam trabalhar para ele? Foi dada informação aos compositores portugueses na generalidade ou só a alguns? Por que forma? Só são considerados compositores de valor os que a RTP informou? A Sociedade Portuguesa de Autores recebeu informação?
EliminarTrabalhar com tempo e fazer convites com antecedência. As equipas precisam de tempo para trabalhar. Espero que se possa ouvir as músicas antes do festival para que as pessoas se pode habituar a elas e as equipas fazer alterações no arranjo com base nas opiniões populares. Isso séria bom. Nao acredito em intérpretes famosos, mas sim em compositores e autores famosos. Diogo Piçarra e Agir como autores faz todo o sentido.
ResponderEliminarEspero que o Carlos Costa também possa participar, ele tem andado aplicado nisso, apesar de eu não ter favoritismo nele. Mas é sempre bom que a RTP esteja aberta para receber propostas exteriores.
ResponderEliminarConcordo totalmente e pelo menos uma coisa podíamos esperar: videoclip! Coisa que ja nao acontece, salvo erro, desde a filipa Azevedo.
EliminarCarlos Costa???? Please noooooooooooooooo. Nem Catarinas Pereiras, nem carlos Costas, nem Feists, nem pimbas... Chega!
EliminarEstou à espera que um dos slogans de publicidade do Festival seja "já ganhamos o Euro o que nos resta agora?" (qualquer coisa assim :d). Mas por precaução e não ter nenhuma desilusão vou manter os pés bem acentos na terra :)
ResponderEliminarNão era mau pensado! :) Agora dai até fazerem isso mesmo é que já vai um grande passo...
EliminarOntem saiu este artigo e precisamente também ontem vi no twitter um dos redatores do wiwibloggs a dizer que estava a fazer um artigo sobre o Fernando Daniel, do The Voice. Olhem agora ambas as coisas estarem relacionadas :O
ResponderEliminareu vi numa entrevista ao Fernando em que ele não estava de momento interessado em participar no Festival da Canção, mas pode ser que daqui uns anos ele esteja.
EliminarA mim também não me parece, mas pronto xD Com a "fama" que ultimamente o FC tem e a fama que ele tem vindo a ganhar internacionalmente, não me parece que ele queira... por outro lado, quem quer mesmo ir e já o disse publicamente foi o Márcio Vicente, da equipa do Anselmo.
EliminarTenho muito medo de convites. Nos últimos anos nunca passámos à final do ESC, por isso as escolhas foram erradas. Convidar os mesmos não faria sentido
ResponderEliminarO Carlos Coelho aparentemente vai voltar a participar! Teremos Catarina Pereira pela 3ª vez? À terceira é de vez???
ResponderEliminarPorque dizes isso? :o
EliminarPelas coisas que ele escreve no facebook... É preciso ler-se nas entrelinhas, mas ele fala muito disso. Com a Catarina Pereira não sei, mas parece-me evidente que ele está a preparar (ou já preparou) alguma canção que na cabeça dele pode dar-nos a vitória
EliminarAhhh! Pois, não sei. Também já vi o que ele publica, mas agora resta-nos saber se são publicações normais ou com "alguma na manga". Se for, espero que venha aí algo com qualidade, quer com a Catarina ou não.
EliminarTambém já tinha visto no verão um comentário do Rui Andrade na pág. (ou no perfil) da Catarina a dizer algo como "isto ainda não acabou", ok não eram estas palavras exatas, mas davam mesmo a entender que a participação dela no FC ainda não ficou por aqui. Vamos ver...
Não quero entrar (nem contribuir!) para a dialéctica "é-se preso por ter cão e por não ter", mas dar o nome de Festival da Canção a uma Selecção Interna dos mesmo habituais (ao que parece), não é um verdadeiro Festival da Canção, pois as sonoridades vão ser as mesmas dos anos anteriores, com factor de novidade igual a zero. É caso para dizer: "Tenham medo, tenham muito medo!", "bye-bye Final","mais uma prestação vergonhosa de Portugal",...
ResponderEliminarTenho um bom pressentimento,faço muita força.
ResponderEliminarNo mínimo - deixa-me sonhar só mais uma vez, - gostaria de um FC da RTP com a qualidade da TVE (ouça-se o "Eurocasting": www.rtve.es/television/eurovision/eurocasting/ ), onde facilmente se escolhem dez cantores/músicas com qualidade e apresentações bem diversificadas entre si - para todos os gostos, - com estilos bem-dispostos, interpretações soberbas, sonoridades novas, etc. Em geral, nota-se arrojo por parte de "nuestros hermanos". Espero que ganhe a melhor canção/intérprete, seja em castelhano ou em inglês (torço por Nieves Hidalgo e Rebeca Moss). Quanto ao nosso FC, repito: Deixa-me sonhar só mais uma vez...
ResponderEliminarOu muito me engano, ou em 2017 teremos no FC como compositor (ou intérprete) pelo menos um dos que estavam na lista final de 32 artistas do "A escolha é sua" deste ano. Quero muito acreditar que sim!
ResponderEliminarEu sou cauteloso, muito cauteloso. A ver o que dai vem ...
ResponderEliminarConvidar compositores que nao entendem/conhecem nem veem a eurovision actual.... Sala e problemas tecnicos.... Que medoooooo
ResponderEliminarFernando Daniel diz não estar interessado??????? Desculpa??? Para mim perdeu pontos. Está num programa de TV visto por 1 milhao... O THE VOICE É MELHOR QUE A EUROVISION... Santa ignoracia... Representar portugal em directo para 200 milhoes... Agora já entendo porque canta sempre de olhos fechados...
Não sei porque haveria de querer ir...? O que aconteceu aos últimos que participaram? Isso mesmo...desapareceram completamente do mapa...Se ele está a ter alguma notoriedade fora de portas com o the voice...Que razão teria para se meter numa que não dá carreira a ninguém....
EliminarMas isso não quer dizer nada... eu pessoalmente ao acho que lhe fica mal descartar a possibilidade de ir à Eurovisão só pq é a Eurovisão ou algo do género... ele não sabe o dia de amanhã, a Leonor Andrade tbm participou no the voice e até aí não era mto conhecida do público, quando veio de Viena digam la se não ganhou um empurrãozinho e mais notoriedade... e honestamente tenho as minhas dúvidas que ela tivesse este sucesso que tem tido até agora caso não tivesse ido a Eurovisão...
EliminarEstou com medo!
ResponderEliminar