Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] Tuuli Okkonen: "A música é universal e tem o poder de nos unir"


Finalista da terceira edição do The Voice Finland, Tuuli Okkonen está de regresso à corrida pelo Festival da Eurovisão, mas desta vez a solo. A cantora aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e falou-nos sobre a sua preparação para a competição.

Tuuli Okkonen, finalista do The Voice Finland, está de regresso à final nacional finlandesa, depois de uma participação em 2012 no grupo Leola. Contudo, desta vez estará a solo e, a poucos dias da atuação, esteve à conversa com o ESCPORTUGAL revelando-nos alguns dos pormenores da sua preparação para o evento.



"Sou uma pessoa aventureira: quanto mais aventuras, melhor sabe a nossa vida! Além disso sou uma pessoa de tomar decisões rápidas e sigo sempre o que o meu coração me diz" afirma a cantora que, apesar de alguma uma carreira musical, não vive totalmente da música: "Trabalho como cabeleireira e fotógrafa em tempo parcial. Também estudei teatro durante vários anos, mas para mim, cantar foi sempre a minha forma de fazer arte favorita".



A música na vida de Tuuli ocupou sempre um lugar de destaque: "Canto desde que me lembro de ser pessoa e em criança toquei violino durante vários anos. Na escola também entrei em muitos coros e nos últimos anos estive em várias bandas diferentes onde cantei, principalmente, covers.". No entanto, mesmo passados largos anos, Tuuli recorda o momento em que descobriu que queria fazer da música a sua vida: "Devia ter uns 12 anos na altura e na escola de teatro tive de cantar uma música da Tori Amos como parte de um jogo. Aquilo mexeu comigo e foi talvez a primeira vez que percebi que era na música que queria fazer a minha vida".


Fã de Shakira, PJ Harvey, Adele e Sia, Tuuli destaca que "a participação no UMK2012 com a minha antiga banda e o terceiro lugar no The Voice Finland, em 2014, foram experiências demasiado boas para ainda hoje acreditar que foram realidade".


Admite que acompanha o Festival da Eurovisão desde criança, sendo que as primeiras memórias remontam a 1992: "Lembro-me perfeitamente daquele sentimento que a música de entrada me provocava! O "tan tan tararan tan tan" era um dos meus momentos favoritos! Mas a primeira memória que tenho é da Linda Martin a cantar o "Why Me"! Ainda hoje é um dos meus temas favoritos". 


Como dito anteriormente, a cantora estreou-se no UMK em 2012 com a banda Leola. O grupo defendeu 'Rytmit Rikkoutuu', sendo que apesar de ter sido precocemente eliminados, a cantora reitera que "continuo a achar que era uma grande música".


Contudo, passados quatro anos, Tuuli Okkonen está de regresso, desta vez a solo e com 'Don't Wake Me Up', tema que descreve como "Uma balada comovente. A canção é uma história diferente sobre o amor, uma história de amor proibido e impossível que morre com a distância. Retrata o sentimento de um coração despedaçado, cujo dono prefere viver em sonhos com a sua amada do que aceitar a dureza do mundo real". Questionada sobre a preparação para o evento, a cantora garante que tem treinado exaustivamente, prometendo "quero fazer a melhor atuação que puder! Quero deixar o meu coração saltar para fora!".


Questionada sobre a última participação da Finlândia no evento, Tuuli garante que ficou impressionada com a prestação dos Pertti Kurikan Nimipäivät: "Já os tinha visto atuar, mas o seu desempenho deixou-me impressionada devido à sua atitude e paixão pela música. Eles mostraram a toda a Europa que se as pessoas confiam em si, todos os sonhos são alcançáveis, independentemente de quem sejamos ou de onde venhamos. A música é universal e tem o poder de nos unir".


Sobre o Festival da Eurovisão, a cantora garante novamente que "amo o concurso e assisto-o todos os anos. Poder disfrutar da festa e da sensação de que todas as fronteiras da Europa desaparecem e a música se torna a única linguagem é algo fantástico", garantido que Marie Myriam, Dana International, Linda Martin, Nocturne, Marija Serifovic, Loreen, Sanna Nielsen, Conchita Wurst e Morland & Debrah Scarlett compõe o seu top das entradas eurovisivas.


Nunca visitou Portugal, mas o nosso país ocupa um dos lugares cimeiros dos próximos destinos: "Lisboa é a cidade favorita de um dos meus melhores amigos e espero ir lá em breve! Além disso amo o fado!". Sobre as participações de Portugal, Tuuli recordou imediatamente a nossa entrada em 2014: "Lembro-me do Quero Ser Tua. A Suzy fez-me lembrar imenso a Shakira, uma das minhas artistas favoritas! Além disso, lembro-me da grande voz da Leonor Andrade". Lamenta contudo a retirada de Portugal do evento, mas confessa estar convicta que "irão fazer um grande regresso".


Para os próximos tempos, Tuuli Okkonen planeia "continuar a trabalhar no meu salão de cabeleireira e fazer alguns concertos com a minha banda de covers", sendo que "aproveitar a vida e a sensação que faço parte do maravilhoso, e louco, mundo da Eurovisão" é um dos seus principais planos para o futuro.

Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
3
( Hide )
  1. Anónimo19:06

    What a beautiful singer, beautiful voice, and a beautiful song! Good luck tomorrow, Tuuli! Show them what you've got!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:42

    Ja sao dois artistas estrangeiros intrevistados a dizer que adoram fado. E ha milhoes por essa europa fora que tambem gostam! Deviamos experimentar levar um fado! Nao custa experimentar

    ResponderEliminar
  3. Tuuli diz "irão fazer um grande regresso" e eu digo que DEUS te ouça que é único a poder fazer algo por Portugal la fora XD

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.