Slider

PORTUGAL ESTÁ FORA DO FESTIVAL DA EUROVISÃO 2016

Portugal não participa na próxima edição do Festival Eurovisão. A direção e a administração da RTP não aprovaram a realização do Festival da Canção 2016 e, consequentemente, a participação no maior evento musical da Europa.


A notícia já circulava nos corredores da estação pública, chegando a confirmação no fim do segundo prazo dado pela UER para a inscrição da RTP no Festival Eurovisão da Canção (ESC2016): a RTP não irá participar no maior concurso de música do mundo. O plano de revitalização do Festival da Canção não terá sido aprovado pela direção e administração da estação pública, que terá pouco conhecimento do que é a Eurovisão nos dias de hoje e não terá ficado convencida dos benefícios culturais e económicos da participação no evento em questão.

José Poiares, não obstante as muitas críticas de que foi alvo, era - todos sabemos - o maior entusiasta eurovisivo na RTP. Depois da sua saída em 2014, ficou um vazio nestas matérias dentro da estação pública, visto que a produtora que ocupou o seu lugar em 2015 teve pouca margem de manobra para levar o Festival a bom porto. E o resultado esteve à vista, com a representante da RTP em maio passado a obter um dos piores resultados da história de Portugal neste certame.

Os maus resultados obtidos em 2015, o pouco interesse estratégico da RTP para organizar um festival que abarcasse o mundo musical português, e a pouca vontade de fazer uma seleção interna com um dos muitos artistas de sucesso que têm muita vontade em participar na Eurovisão, levaram ao resultado já esperado entre muitos dos seguidores da Eurovisão: a não participação em 2016. A estes pontos, junta-se a aposta preferencial por diversos eventos desportivos, que comeram o orçamento da RTP, bem como - dizemos nós - na 3.ª série do The Voice Portugal, que terá início no próximo domingo.

Nas últimas semanas, o ESCPORTUGAL tentou uma resposta final e definitiva junto da RTP, mas ninguém esteve disponível para prestar declarações, nem mesmo a última chefe de delegação, Carla Bugalho. A resposta foi dada a um nível mais institucional,  pelo diretor de Relações Institucionais e Arquivo, José Lopes de Araújo, que, em reunião com a OGAE Portugal, terá anunciado a renúncia da RTP ao convite da UER. Fica, contudo, a esperança: "É um compromisso da RTP regressar em 2017, com uma nova estratégia, um plano bem elaborado que possa concorrer com dignidade com as congéneres europeias". Resposta parecida à dada em 2013,  se bem nos lembramos, pela RTP quando decidiu não participar na edição desse ano.

Com quase 40 países já confirmados, Portugal ficará ao nível de alguns dos países mais pequenos da Europa que não irão participar na edição de 2016.

Portugal participou em 48 edições do Festival Eurovisão. Esta será a quinta vez que o nosso país fica de fora do concurso, sendo que também não participou nas edições de 1970, 2000, 2002 e 2013.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: OGAE PORTUGAL, ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE

87
( Hide )
  1. Anónimo17:31

    Eles dizem que é por terem assumido compromissos para com as competições de futebol (alegando que as verbas foram todas para o desporto?).
    Não será coincidência o facto de Portugal voltar a não concorrer quando é a Suécia a organizar o ESC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:32

      E porque caso nao saiba em 2016 realiza se em Franca o Euro de Futebol e Portugal ja esta praticamente apurado e ou seja a RTP deve ter comprado todos os jogos da nossa GRANDE seleção

      Eliminar
    2. Anónimo10:09

      Anónimo das 19:32, deves achar que o futebol é mais importante que a Eurovisão, MAS NÃO É.
      A RTP como sabe que a maioria dos portugueses não se interessa pela Eurovisão e sim por futebol, aposta mais no futebol do que na Eurovisão.
      Mas isto É UMA INJUSTIÇA para a Eurovisão, pois a RTP devia dividir o dinheiro que tem pelos dois eventos e não gastar tudo só em bola, porque o futebol NÃO É MAIS QUE A EUROVISÃO.

      Eliminar
    3. Anónimo19:10

      Caso nao saiba os jogos da selecao dao muita mais audiencia ou seja sao mais importantes que a eurovisao

      Eliminar
    4. Anónimo21:15

      Ah, ah, deixa-me rir oh anónimo das 19:10, GRAVA NA TUA MEMÓRIA O SEGUINTE:

      A EUROVISÃO É MUITO MAIS QUE O FUTEBOL.

      Eliminar
    5. Anónimo00:46

      o festival da eurovisão teve uma audiência de 204 milhões de telespetadores em 2016, mais do que a liga europa ou a final da liga dos campeões. Mas num país onde só se vê futebol não é de admirar uma decisão assim da RTP. É preferível não participar do que participar só para dizer que se participa. Mas mesmo que se apresente a concurso uma música interessante, os países de leste, por exemplo, nunca votam em Portugal.

      Eliminar
    6. Anónimo01:00

      A RTP não pode vencer nunca o ESC. organizar um festival da eurovisão fica em mais de 50 milhões de euros... é claro que a eurovisão tem mais audiência mundial do que a final da liga europa ou liga dos campeões, mas para a RTP é muito.

      Eliminar
  2. Anónimo17:32

    Ja era previsel, agora ve se tem cabeça para 2017, pa 2016 o desporto tera destaque e deve de ser um dos motivos da rtp n quer participar, e depois o dinheiro, as mal classificacoes,

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:36

    a rtp ta a gozar certo?
    mais um ano que se retira? maus resultados? se querem bons resultados que tivessem trabalhado para isso

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:37

    pois claro, já se sabia que isto ia acontecer
    gastam fortunas no the voice, gastam fortunas no futebol, e gastaram fortunas para abrir um canal de quinta categoria que ninguem vai ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:06

      Que canal é que a RTP abriu?

      Eliminar
    2. Anónimo18:18

      rtp 3

      Eliminar
    3. Anónimo18:20

      Bem, o canal não é novo - antes era RTP Informação. Foi antes uma completa reformulação do canal...

      Eliminar
    4. Não é um novo canal! A RTPinformação é que mudou o nome para RTP3

      Eliminar
    5. RTP 3 e so o novo nome da antiga RTP informaçao.Acabou a informaçao e veio a RTP3.

      Eliminar
    6. Anónimo19:47

      Pessoal que respondeu "RTP3"... Não se trata de um novo canal!!! Acordem para a vida! Basicamente, a RTP Informação mudou (mais uma vez!) de nome! O investimento do canal deverá ser semelhante, sendo que mudaram uns programas por outros. Ou seja, muda o nome, mas a m**** é a mesma!!!

      Eliminar
    7. acho bem.pois nos nunca levamos musicas para ganhar mais vale não concorrer.

      Eliminar
  5. Anónimo17:38

    E o melhor para rtp, espero que voltem em 2017, com novas jdeias e outras estrategias para ver se agora os resultados sao melhores.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:38

    VAMOS É ESTAR 50 ANOS SEM IR A FINAL DE UM ESC.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:39

    a belgica e letonia tiveram bué maus resultados e este ano terminaram no top10 e a rtp retira-se com essa desculpa estupida, só mostra o quanto imcopetente é a nossa emissora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:27

      Anónimo das 17:39, a Bélgica a ter maus resultados??
      Por acaso já consultas-te a tabela classificativa dos últimos anos do Esc em relação á Bélgica?
      Para teu conhecimento, informo que em 2010 a Bélgica conseguiu passar á final do Esc e em 25 lugares disponíveis da final, ficou-se em 6º lugar.
      Em 2011 não passou á final, mas ficou logo no melhor lugar dos que não passaram, ou seja, ficou em 11º lugar num total de 19 países dessa segunda semi-final, ou seja, ficou práticamente a meio da tabela.
      Em 2013 conseguiu outra vez passar á final do Esc, e ficou a meio da tabela, ou seja, em 12º lugar num total de 26 países.
      Em 2015 conseguiu também passar á final e ficou em 4º lugar num total de 27 países.
      Por isso, antes de comentar um artigo, estude bem e analise bem o assunto.

      Eliminar
    2. Anónimo19:30

      anonimo das 10:27
      explique-me entao que bons resultados são esses...
      realmente voce deve ficar feliz com pouco.

      Eliminar
    3. Anónimo19:30

      anonimo das 10:27 esqueceu-se de falar da belgica 2012 e 2014, em que por pouco nao ficaram em ultimo lugar (:

      Eliminar
    4. 10:27 - Tenho a mesma opiniao que tu acerca dos bons resultados da Belgica,com oscilaçoes pontuais aqui e ali.Para finalizar em 2015 ficou em 4º lugar. :)

      Eliminar
    5. Anónimo21:23

      Anónimo das 19:30, eu não me esqueci de 2012 e 2014 em relação á Bélgica. Não mencionei esses anos porque infelizmente este país ficou mal classificado, para já não falar que as canções destes anos eram muito boas e a Bélgica merecia sem dúvida ter passado á final.
      Canções muito más e nem á final deviam ter passado são por exemplo:

      Sérvia 2012; Rússia 2012; Rússia 2013; Rússia 2015; Itália 2011; Reino Unido 2011; Suécia 2015; Suécia 2012; e muitas mais, não menciono mais para não cansar a leitura.

      Agora não me venha dizer o contrário, RESPEITO OS OUTROS.

      Eliminar
    6. Anónimo01:17

      servia 2012 nao devia ter passsado a final? mas o que? ok nem vou discutir com alguem com tanto mau gosto...

      Eliminar
  8. O horror aconteceu....

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:44

    N vai estar muita gente de acordo, tou a falar como os nomes de simone de oliveira entre esses

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:48

    Isto n é surpresa pa ninguém, ja todos nós sabiamos ou achavamos que esta seria a resposta

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:51

    é a 3º vez que Portugal não participa na Eurovisão quando é organizado pela Suecia...

    realmente se é para ir como no ano passado mais vale não ir. Não ha promoção, video-clips, a equipa/delegação apesar de ser a mesma parece sempre amadora, anda sempre a apanhar bonés na eurovisão. O produtor da última canção até reconheceu que não fazia a minima ideia de como funcionava a eurovisão....basta! Ou vão lá a sério ou fiquem em casa.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:53

    Os jogos olimpicos e paralimpicos, euro2016, a rtp ira transmitir isto tudo, que custa muito dinheiro

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:54

    Eu n percebo a justificacao sinceramente,

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:55

    O pá e triste, mas t todos oa outros paises votam uns nos outros, mas tb as nossas cancoes sao fracas,

    ResponderEliminar
  15. Anónimo18:01

    SIM SIM, VOU ACREDITAR QUE A RTP VAI VOLTAR COM UMA NOVA ESTRATÉGIA, EM 2013 SAIRAM DA EUROVISAO E NADA FIZERAM.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo18:06

    deixa ver se entendi bem
    os técnicos responsáveis pelo o FC tinham planiado um mega e super grande festival da cançao, com grandes mudanças tipo festivais nordicos, só que a administraçao não deixou?? entao quer dizer que os festivais decadentes destes ultimos anos é da culpa deles?? e nao dos técnicos do fc?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo18:07

    que pena!! Se não têm capacidade para organizar o Único festival cultural que lhe dá prestigio e visibilidade, entreguem essa responsabilidade a outras cadeias televisivas (si ou tvi) certamente fariam melhor e com mais vontade!!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo18:08

    não houve um vido-clip, não houve divulgação nenhuma!!! quer dizer ,, não fizeram nada para divulgar a nossa musica!!1

    ResponderEliminar
  19. Chorem infelizmente. Porque eu não vou ver em 2016, e sim mais o Euro de França. Essa notícia ficou daqui (o) ó!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:21

      Ve tb os jogos olimpicos acho que custa mais de 3 milhoes de euros para a rtp :)

      Eliminar
  20. Anónimo18:19

    espero que o the voice perca nas audiencias!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:36

      Enfim es msm infantil

      Eliminar
    2. Anónimo20:20

      Eu concordo com o @18:19!! A RTP só merece que perca audiências em todos os programas!! Até porque nenhum vale nada...

      Eliminar
    3. Anónimo19:11

      Infantis

      Eliminar
  21. Mais uma coisa!

    https://www.youtube.com/watch?v=oOmZLTkJO04

    Grande Canção! (o)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo18:24

    É óbvio que o problema é UNICAMENTE SUÉCIA. Não venham com desculpas esfarrapadas, porque em 2012, tiveram os Jogos Olímpicos e os Paraolímpicos, o Euro 2012, e tiveram dinheiro para tudo isso e muito mais, e participaram, porquê? Pk não foi na SUÉCIA, simples. Claro, depois no ano seguinte, os problemas financeiros vieram assim de repente, e não participaram, só pk foi outra vez na Suécia. Por amor de Deus, acho que ainda estão com raiva da Suécia nos ter ganho na final do Euro sub-21. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:37

      Claro tem tudo a haver com isso. Eu sou um adepto ativo de futebol e digolhe o futebol nao tem nada a haver com isto

      Eliminar
  23. Anónimo18:26

    Mas ainda ha alguma pequenina restia de esperanca que portugal participe?

    ResponderEliminar
  24. O dinheiro vai todo para o EURO2016, já era de prever!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo18:31

    Oh... Agora anda tudo dizer que Portugal não gosta dos suecos no wiwibloggs, teria mais sentido se fosse o contrário xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:10

      No wiwibloggs ninguém ta a dizer k os portugueses não gostam dos suecos até pelo contrário, eles simplesmente dizem k tanto Portugal quanto a Suécia mantém uma relação "frosty" entre si, ou seja, uma relação nem amiga nem inimiga ( mas mais para a inimiga ) - apesar de eu achar k são os suecos k não gostam de nós

      Eliminar
    2. Anónimo20:18

      Isso não faz sentido algum, Portugal vota sempre na Suecia...

      Eliminar
    3. Anónimo20:39

      estava-me a referir num dos comentários do wiwiblogss e não ao artigo/post, anónimo 19:10.
      Penso que a relação de Portugal com a Suécia é neutra...

      Eliminar
  26. Anónimo18:32

    Que pena. Mas tivemos umas eleições que nem orçamento temos. Volto a dizer que pena.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo18:33

    Alguem acredita numa nova estratégia? E a OGAE quer ser ouvida? Mas alguem acredita nas boas ideias que podem sair dali? O que percebem eles de mercado musical? De televisão? Se nem conseguem ter os fãs do ESC em Portugal como socios, nem dinamizar uma mera página no facebook ou um site... vuislumbro o pior

    ResponderEliminar
  28. Rui Ramos18:35

    Eu sou fã do ESC independentemente de Portugal participar ou não. Alias, não apoiei Portugal em 2015.
    Só pedia uma coisa ao ESCPORTUGAL: Continuem ativos e a dar noticias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:40

      Boa... quem gosta do esc não se importa se este ou aquele país participa. a festa faz-se na mesma e o espectáculo faz os norte americanos roerem-se de inveja...

      Eliminar
  29. Anónimo18:36

    Nada de novo e já esperava esta decisão. Infelizmente o dinheiro não estica e a EBU está a festejar com a retirada de Portugal. (Flávio)

    ResponderEliminar
  30. Paulo Ferraz18:37

    Até que enfim um pouco de bom senso! Para ir fazer figuras tristes mais vale ficar em casa!

    ResponderEliminar
  31. Foi o balde de agua fria.Para futebol,desporto e Voices ha dinheiro.Tudo so falta de interesse,mais nada!!!O que custaria fazer uma selecçao interna??? Hoje filio-me no partido dos enfurecidos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:39

      O Euro da muitas mais audiencias que a Eurovisao por isso.

      Eliminar
    2. 19:39 - Uma emissora publica estatal nao pode nem deve orientar-se so por principios monetaristas de ideologia neo-liberal.Ha que distribuir o dinheiro disponivel duma forma mais equilibrada,o que nao acontece agora.

      Eliminar
  32. Eurovisão na Suécia e Portugal não quer participar! Agora só nos resta ver a Dinamarca a ganhar xD

    Just a joke

    ResponderEliminar
  33. Anónimo18:47

    acho que a rtp se retirou porque quem manda na RTP não aceitou o orçamento e as mudanças do festival da cançao, a rtp nao se pode arriscar a vencer o ESC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:45

      arriscar a vencer isso é que pode, mas organizá-lo.... a ucrânia vai organizar em 2017 porque a rússia ameaçou que o caso a estação de televisão da ucrânia não tivesse orçamento para isso. Aliás a alemanha já se prontificou para organizar o espetáculo se a austrália o vencer...

      Eliminar
  34. Anónimo18:53

    a suecia nao precisa se retirar para planear bem as coisas e fazer finais nacionais decentes, só precisam de trabalhar a tempo.. e nao em janeiro

    ResponderEliminar
  35. Anónimo19:03

    Pelo menos assumem que é porque não interessa! Viva a Prática Desportiva em Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:12

      quer dizer VIVA O FUTEBOL!!! é q em dezenas de desportos q há, só se vê futebol em Portugal. Portanto, para q é preciso a eurovisão?

      Eliminar
  36. Anónimo19:16

    Meu Deus....tanta gente a "chorar"!
    É mt bem feito, não andaram todo esc 2015 a dizer que nos deviamos retirar?
    n entendo agora tanto choro, não era o que todos queriam?
    De qualquer das formas acho mt bem a rtp sair, é mt melhor os olímpicos e o europeu do que este concurso todo minado. Só quero ver agora a reacção dos cara de pau dos eurofans....wiwiblogs, esc ireland,..... vai ser melhor que o próprio programa....venham reclamar de Portugal. ...venham. ..

    ResponderEliminar
  37. Anónimo19:32

    RTP não gosta da Suécia, ponto! Que tristeza de estação!!

    ResponderEliminar
  38. A RTP1 foi muito estúpida com esta decisão! Bem diziam os outros que Portugal nunca vai à Suécia!!!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo19:43

    Nem comento , Lamentável

    ResponderEliminar
  40. Anónimo19:50

    se há dinheiro para pagar os ordenados milionarios à administração, também há dinheiro para o festival! eles não vão , porque odeiam a SVT.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:48

      Dah!!! participar na eurovisão não custa tanto como isso!!! Com 100 ou 150 mil euros participa-se na boa!!

      Eliminar
  41. Anónimo20:12

    Ainda ninguém reparou que desde 2000 Portugal não participa na Eurovisão na Suécia?! Portanto vai ser a Dinamarca que irá ganhar a Eurovisão 2016 neste ponto de vista...
    Ou será que Portugal tem alguma coisa com a Suécia???

    ResponderEliminar
  42. Anónimo20:40

    Este país é uma miséria. Já não basta os políticos... Só não percebo Pk não podem ser outras estações de televisão a organizar o evento

    ResponderEliminar
  43. Anónimo21:00

    há um "mar" que nos separa da eurovisão!!! (2 anos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:25

      é triste que seja de facto esta a realidade de Portugal, mas digo-te que essa tua frase dava um excelente título para a noticia deste nosso afastamento em 2016, não sei como é que ninguém colocou... talvez não tenham tantas capacidades...(é tudo uma questão de termos um bocado de humor, no caso de alguém não gostar deste meu comentário) :D

      Eliminar
  44. Anónimo21:08

    em 2012 e 2010 teve o euro e mundial e Portugal participou, tipo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Matias21:12

      E em 2004 Portugal ORGANIZOU o Euro e em 1998 a Expo98. E participou na mesma na Eurovisão.
      Isso do desporto são desculpas de alguns fãs mal informados e mal intencionados porque eu não li nada disso em fontes fidedignos

      Eliminar
    2. Anónimo21:56

      O que tem o europeu e a expo 98 a ver com a eurovisão? O euro é organizado pelos organismos do futebol e a expo foi pelo Estado!!... A eurovisão é organizada pela rtp e a ebu...

      Eliminar
  45. Anónimo07:58

    Gostei desta atitude da RTP pelo menos não nos envergonha com as musiquinhas mediocres que envia ano apos ano.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo19:14

    só sei que esta falta de interesse da RTP pela eurovisão vai prejudicar muito o nosso país no futuro caso participe...
    há que participar com vontade e empenho, e a RTP não o mostra isso.
    Prometem voltar em 2017 com um método ideal que fará Portugal ter grandes resultados... duvido muito.

    ResponderEliminar
  47. Anónimo00:42

    Alguém me sabe dizer mesmo que Portugal não participe na eurovisão em 2016 ela ira ser transmitida nalgum canal português?

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.