Slider

Portugal não participa na Eurovisão 2016. Leia o comunicado da RTP


O ESCPORTUGAL acabou de receber o comunicado da RTP a respeito da sua desistência do Festival Eurovisão da Canção de 2016. Passamos a transcrever o texto na íntegra:


RTP NÃO PARTICIPA NO FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO 2016. REGRESSA EM 2017.

A RTP comunica que não irá participar na edição do próximo ano do Eurovision Song Contest que terá lugar em Estocolmo, na Suécia, nos dias 10,12 e 14 de maio. Depois duma longa e ponderada avaliação da nossa participação neste evento e, ao mesmo tempo, a necessidade de substituir e criar novos conteúdos, decidiu a direção de programas da RTP não considerar este ano o ESC na sua grelha de programação. Depois de algumas dezenas de anos a participar neste grande evento, vamos fazer uma pausa mas fica a promessa de um regresso na edição de 2017.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: RTP / Imagem: RTP

47
( Hide )
  1. Anónimo19:39

    sim sim, vao desistir mesmo para pensar na eurovisao 2017, se for como em 2013... vao pensar muito sim. (desculpa mais ridicula)
    porque nao assumem logo que nao estao interessados??

    ResponderEliminar
  2. Rui Ramos19:45

    Em 2013, quando desistiram, também iam estudar uma nova estratégia para 2014. Foin o que se viu!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:46

    ABAIXO A RTP!!!! PETIÇÃO!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:47

    Fica a promessa. LOL

    ResponderEliminar
  5. Rita Martins19:48

    mas se não querem participar, ou não podem passem os direitos para um canal privado como fez a Grécia por exemplo!!! não fazem nem deixam fazer!!!!!!!!!! b-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a produção é que foi para um canal privado (a MAD), mas a eurovisão foi sempre para a ERT/NERIT, porque tem que dar obrigatoriamente num canal que faça parte da EBU/UER, portanto, nem sic, tvi ou outro canal em portugal podiam fazer isso.

      Eliminar
  6. Anónimo19:50

    Decisão acertada. A RTP não tem visão estratégica para um festival desta envergadura.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:51

    Palminhas para a RTP

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:52

    Acho bem. ao menos não passaremos vergonha!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:52

    POR MIM PRIVATIZAVA-SE JÁ ESTA PALHAÇADA DE EMISSORA
    SE ATÉ A GRECIA QUE ESTÁ FALIDA PARTICIPA, É UMA VERGONHA NAO PARTICIPARMOS

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:06

    Se todos os países com más classificações se retirassem, não havia festival.
    Numa liga de futebol, se Portugal perder e nem sequer chega ao final, não significa que não participe no ano seguinte.
    O que importa é participar, competir o que puder.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo20:19

    Eu prefiro que nunca regressemos à Eurovisão se for para a RTP continuar como está. Preferia ver a SIC a organizar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:25

      E ver o Zé Cabra a fazer um dueto com a Rosinha? A SIC ia fazer tão mal ou pior. TVI sim, essa é uma boa opção.

      Eliminar
    2. 21:35 - De certa maneira esse dueto seria tao insolito que ate talvez resultasse,so que a Europa teria imensa dificuldade em entender o sentido"duplo" das letras ao estilo da Rosinha..."I wash the clam for my love", quem entende isto fora de Portugal?

      Eliminar
  12. Anónimo20:23

    Finalmente a RTP a ter uma atitude correcta. Concordo em absoluto com esta pausa só acho que devia ser mais longa. Parar um ano para voltar no outro não me faz muito sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:38

      se achas que a rtp vai planear alguma coisa, espera sentado

      Eliminar
  13. Anónimo20:30

    Regressamos em 2017 caso a Suécia não ganhe outra vez LOLOLOL! Está mais que visto que NÃO é a falta de dinheiro o motivo da nossa saída! Tem TUDO a ver com o facto de o festival ser na Suécia....

    ResponderEliminar
  14. Anónimo20:36

    Es una pena que Portugal no pueda participar la próxima edición... Esperemos que en 2017 preparen algo exitoso al fin. Ánimo Portugal

    ResponderEliminar
  15. Depois desta desculpa que não é mais do mesmo do que a de 2013, começo mesmo a achar que a RTP e a SVT têm algum conflito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que falas nisso... Se calhar até existe uma ponta de verdade nisso.

      Eliminar
    2. Anónimo22:11

      Tem de haver!! É muita coincidência

      Eliminar
  16. Anónimo21:03

    Apesar de ser uma coincidência engraçada (ou não), se a RTP fosse agora tratar do FC para 2016 não iria haver tempo para publicitar a inscrição aberta/convites para participar no FC. Os compositores levam tempo a compor uma música, escolher um intérprete, tratar da performance, letra e etc. Apesar das edições do FC anteriores ser tudo acima da hora. A RTP nestes meses de verão, recebeu imensas sugestões de melhoria do FC, se calhar achou melhor participar em 2017, de modo a que pudesse organizar as coisas com calma e melhor (de preferência).
    (suponho eu)
    É uma pena de Portugal não participar no ESC'16, mas também é lamentável ver pessoas a pressionarem e a afirmarem que a RTP e a SVT não se dão bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Matias21:07

      Ainda ontem abriram as incriçoes na Lituânia e Islândia. E em muitos países ainda vao abrir. Havendo vontade e criatividade tudo se consegue

      Eliminar
    2. Por razoes de economia,a RTP podia ter pensado na alternatva de selecçao interna.Mas de principio de Outubro a principio de Março nao haver tempo para concurso aberto?!?!Bastaria abrir a recepçao de cançoes 15-10 a 15-12 e depois 3 meses para escolher e trabalhar A SERIO nas cançoes seleccionadas.

      Eliminar
    3. Rui F00:03

      RG, absolutamente de acordo! Já sugeri aqui que se propusesse à RTP uma recolha pública de fundos, sondando primeiro a estação para ver de que montante mínimo se necessita para uma produção de qualidade com o menos custo possível. O que acha da ideia?

      Eliminar
    4. Rui F,acho a tua ideia muito interessante.Como termo de comparaçao, em 2006 na Finlandia organizou-se um "peditorio"para obter fundos para os efeitos pirotecnicos dos Lordi em Atenas,pois eles nao tinham dinheiro e a YLE tambem nao.Assim a vitoria deles teve muito de feeling colectivo nacional.

      Eliminar
  17. Anónimo21:28

    O problema aqui não se chama apenas RTP ... o problema é bem mais lato do que isto e tem muito mais a ver culturas e mentalidades musicais completamente opostas que não se apreciam e não se entendem ... o que os suecos fazem a bem ou a mal, original ou nem por isso resulta porque vai ao encontro do que é o POP internacional em voga ... nós nunca fomos nem nunca seremos bons nisso porque não está no nosso sangue sermos comerciais a esse ponto ... não faz parte das nossas convicções e da nossa cultura e tradição musical. Concorremos com a noção ingénua de que temos de partilhar a nossa língua e identidade nacional como se a Eurovisão de hoje ligasse a isso ... Eu sempre disse que Portugal não se encaixa de todo no que a Eurovisão é hoje ... e cada vez que sai ... ainda mais se distancia do mesmo ... Não acredito que haja interesse em participar se tivermos em conta estes desinteresses, estas convicções e este choque de mentalidades musicais ... para alem que a RTP claramente prefere investir noutras coisas ... que quase ninguém vais ver. Se tivermos algum sentido critico e se não olharmos para o desejo de ver Portugal no certame por outras razões que não sejam musicais, iríamos compreender mais do que está apenas na superfície. Eu, porém, prefiro pensar que não me interessa que países participam, mas sim que canções estão a competir. E sem Portugal ... música há de certeza, e quem gosta de música vai encontrar um bom espectáculo ... Isto é um concurso de canções e não uma parada de egos geopolíticos (que nisso felizmente a votação tem conseguido travar lindamente graças a Deus) ... e não podemos estar a espera que as noites do ESC sejam uma substituição do Trumps ...e para bom entendedor ... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:01

      Programos que ninguem vai ver? Pelo menos eu vou ver. O Euro 2016 e todos os outros progranas sao muito mais vistos que a Eurovisao

      Eliminar
  18. A RTP esta muito"monetarista" - e esta a emissora publica e estatal que temos,tal como muitas coisas mais,algumas delas por escolha propria dos portugueses.Se calhar ate merecemos nao ter mais e melhor...Que tristeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:43

      RG amigo, não fiques triste! Eu sei que tu neste momento deves estar a chorar como uma Maria Madalena, é compreensivel, a RTP só nos disilude, mas não fiques triste amigo, a Eurovisão não morrerá por mais que Portugal tente matá-la!

      Eliminar
    2. 22:43 - Obrigadanço pelas tuas palavras.Ja consumi 7 embalagens grandes de lenços de papel do LIDL...sniff...sniff...Nao o ESC nao vai morrer,talvez va mudarcom a entrada de paises nao-europeus na competiçao.Mas com Portugal a competir teria mais pika...sniff...sniff....

      Eliminar
    3. Anónimo04:05

      A eurovisão tem 40 países para receber ... ou seja tem mais que fazer do que perder tempo com o desinteresse de ou pais qualquer ....porque esses paises trazem consigo musica ... a essência do concurso

      Eliminar
    4. 04:05 - Nao e bem como tu dizes.A musica,sim,e,ou deveria ser, a essencia do concurso.Sabemos bem,que ha outros interesses tambem.Mas este concurso chama-se EUROvisao,com EURO de Europa,oque tambem e essencial.A EBUER preocupa-se com cada desistencia,ver as diligencias em 2015 com Bosnia e Bulgaria.

      Eliminar
  19. Associação Nortenha "Eurofestival para Todos"22:40

    Fica a promessa... uma promessa do cócó, como tudo o que a RTP faz. PORCARIA de estação pública!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo22:42

    Finalmente acabam com a palhaçada, é bem feito para vocês fanzecos da treta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:15

      olha o galinha assada a falar mal dos fãs! E tu que és, se vens ler um site sobre Eurovisão? O provedor da escrita, por acaso? bah!

      Eliminar
  21. Anónimo22:44

    Gastar dinheiro público muito mal gasto dá nisto: Mudam a "RTP Informação" para "RTP3", que tem um cenário péssimo que fere a vista, com esse azul intenso! Quantos milhões custou esta mudança? Quantas alterações vai a RTP fazer para pior? Deixem de roubar/tachos e tenham o mínimo de Honra!!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo22:58

    Eu penso que a RTP não tem noção de que a Eurovisão, sem contar com os jogos da seleção, é o único programa de entretenimento que pode da ao canal uma audiência de cerca de 1,5 milhões de pessoas, isto se Portugal passasse à final como em 2008, 2009 e 2010. Com alguma publicidade e uma música decente, nem que fosse por seleção interna, isso poderia facilmente acontecer, sem ter de dispender muito dinheiro. Mas não, eles preferem apostar em programas que não podem atingir nem 1/3 da audiência que o certame europeu pode. São decisões...

    Só peço à Sra. Carla Bugalho que se demita e dê lugar a alguém que tenha uma visão mais atual sobre o que deve ser a Eurovisão em Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:14

      sim concordo, Sra. Carla Bugalho demêta-se por favor. Nada fez em favor do Eurovisão

      Eliminar
  23. Anónimo23:10

    Um país que é musicalmente medíocre decidiu não se apresentar ao maior concurso musical pop do planeta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo04:07

      Aleluia alguém falou uma grande verdade ...

      Eliminar
  24. Em todo o seu laconismo este comunicado da RTP seja a ser arrogante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria dizer "chega a ser arrogante" no comment das 02:13.

      Eliminar
  25. Anónimo07:56

    Portugal não é musicalmente mediocre a RTP só manda musica mediocre ao ESC. fico contente pela ausencia basta de mostrar a europa que só temos lixo e não é verdade.

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  27. Creio q se a RTP quisesse,bastaria pegar numa cançao nao apresentada em publico antes de outubro,ou seja algo ja feito e com "factor XZ" ...isto veio-me a cabeça ao ver o videoclip de Kappa Jotta & Carolina Deslandes"Mais feeling". Acho que poderia ser a"bomba" surpresa made in Portugal no ESC.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.