Slider

[ESPECIAL] A CANÇÃO DO ANO 2014

Neste último dia do ano 2014, o ESCPortugal traz até si um artigo especial: A Canção do Ano! Sabe quais são as canções que mais marcaram os elementos do ESCPortugal? E as dos nossos leitores mais assíduos? Fique connosco e aproveite este último dia do ano.

Ao longo de 365 dias, de dezenas de finais nacionais e de uma edição eurovisiva que ficará para a história da competição, chegou a hora de olhar para o ano que passou! Entre tantas músicas eurovisivas que apareceram este ano, desafiámos a nossa equipa a falar sobre aquela que acham ser a Canção do Ano 2014 e quais as razões para a escolha!

Este artigo será atualizado durante a tarde de hoje, por isso, estamos à espera da sua participação: faça-nos chegar a sua opinião sobre a sua Canção do Ano que a iremos inserir no nosso especial.

Gonçalo Vieira, o mais recente elemento do ESCPortugal, foi o primeiro a aderir à iniciativa e elegeu Calm After the Storm, dos The Common Linnets, como a Canção do Ano 2014:

'Ainda antes do seu lançamento, com o anúncio que a Ilse de Lange iria finalmente subir ao palco da Eurovisão, logo pensei, para mim, que iríamos ter outra maravilha holandesa no ESC depois do sucesso do ano transato. Na verdade, a minha primeira audição da canção logo deu-me certezas que o país das flores iria dar-se bem no Festival que se iria realizar daí a 2 meses. E foi isto que aconteceu! Ao contrário de mim, muitos fãs ficaram de pé atrás em relação a “Calm After The Storm”, mas bastou a performance da semifinal acontecer e logo os The Common Linnets conquistaram toda a Europa até chegarem quase ao topo de uma Europa. Confesso que fiquei surpreendido ao ver uma subida nas apostas tão repentina após a semifinal, mas os planos de câmara e escolha de uma tema original para a atuação foram simplesmente soberbos. A canção é no seu todo um misto de emoções, mas que não levanta grande “poeira”. Tal como o título da canção diz, a calma vem depois da tempestade, e que na vida, o mal não perdura e que se a força de uma relação for grande não há “tempestade” que possa intervir. Por transmitir uma mensagem de grande valor para mim, mas acima de tudo pela qualidade que a canção teve no palco da Eurovisão, esta foi a minha escolha.'

Também Paulo Morais, o responsável pela rubrica Viena 2015, porque não, acedeu ao desafio do ESCPortugal e deu-nos a conhecer a sua Canção do Ano 2014! O irreverente tema Amazing foi o escolhido:

'Considero a minha canção do ano, porque é uma das que mais toca no meu mp4. Gostei deste Amazing desde a sua vitória na Estónia e encantou-me ver que dançar e cantar é possível e a Tanja conseguiu fazê-lo em Copenhaga. Sei bem que pode ser uma canção cliché, déjà vu, cópia de outras e afins, mas ouvi-la não me deixa indiferente, gosto e pronto. Outras duas estão próximas desta, são elas: "Rise like a Phoenix", da Conchita e "To the Sky", da Tijana, mas a minha preferência recai na primeira. Amazing, consegue-me encantar como da primeira vez!'

Nelson Costa, um dos administradores do ESCPortugal, foi o primeiro a escolher um tema do Festival da Canção como Canção do Ano. 'Nas Asas da Sorte' de Zana foi o selecionado:

'Poderia ter escolhido uma de várias canções marcantes da Eurovisão 2014, mas preferi descer à terra, ao nosso Festival da Canção. Lembro-me perfeitamente quando ouvi “Nas asas da sorte” pela primeira vez nos ensaios do FC: tudo parou no Convento do Beato para ouvir este tema que arrecadou logo o maior aplauso dos ensaios! O tema tem garra mas isso deve-se, e muito, à intérprete Zana que não deixou ninguém indiferente! Zana é, mesmo, um monstro em palco! Ficará para sempre a dúvida se conseguiria trazer um melhor resultado para Portugal caso vencesse o FC2014. Desejo que em 2015 todo o Portugal possa ver e ouvir Zana nas luzes da ribalta pois não há muitas intérpretes assim!'


Pedro Carvalho, um dos leitores do ESCPortugal, elegeu Mother como Canção do Ano, deixando um testemunho bastante emotivo, que merece o nosso apreço!
'Bom ano pra todos vós. De 2014, destaco a canção Mother, do belga Axel, pois a minha mãe teve uma doença muito grave em junho e foi ao som desta canção que rezei muitas vezes. Felizmente tudo correu bem. No mês passado fiz questão de ir conhecer pessoalmente o Axel a Lisboa e contei lhe a minha história. Chorámos os dois, ele é uma pessoa super sensível e especial.'


Shevek mostrou-se um atento seguidor de finais nacionais e selecionou um dos temas a concurso na competição moldava: Your Recovery!

'Houve várias canções que marcaram a época eurovisiva do ano que agora chega ao fim, tais como 'Fearful Heart' - MiaMee (Eesti Laul), Til þín - Guðrún Árný Karlsdóttir (semifinalista na Islândia), 'It can't be over' - Fool Moon (A Dal 14), 'Something better' - Softengine (Finlândia), 'Calm after the storm' - The Common Linnets (Holanda) e 'Vis' - Margarita & Metafora (O Melodia Pentru Europa). Foi da Moldávia que veio a canção que gostaria de nomear como canção do ano - 'Your recovery' - Curly; trata-se de uma proposta contemporânea, muito bem interpretada e encenada ao vivo. Boas entradas para o ESC Portugal e para todos os visitantes do site.'

Lembram-se da proposta britânica em Copenhaga, Children of the Universe? O João Diogo, administrador do ESCPortugal, considera-a como A Canção do Ano!

'Escolhi este tema da Molly com base apenas no meu gosto musical. Desde que o ouvi pela 1ª vez que me prendeu a atenção e até ao ESC fui gostando cada vez mais. As coisas não correram bem em Copenhaga mas hoje é provavelmente a minha preferida deste ano eurovisivo. Poderia ter aqui outros temas como Something Better, Mas ou Busy Doin' Nothin' mas Children Of The Universe tem qualquer coisa que me faz gostar mais dele. Power to the People!'

Patricia Gargaté, que todas as semanas traz até si o ESCPortugal Vidas, elegeu a proposta russa Shine como a Canção do Ano!

'Escolho a Shine como a canção do ano pelos melhores e pelos "piores" motivos. Porque vimos o português Rui Andrade a pisar (finalmente!) o palco da Eurovisão e porque a Rússia consegue sempre uma final, mas provou a muita gente que faz melhor com uma música medíocre do que muitos países com um grande hit. A isto chama-se eficácia. E escolho esta música para que vejamos com bons olhos o que fazer quando não se tem o melhor. Assim é a Eurovisão, mais de 30 músicas onde todos fazem por tirar o melhor partido das coisas. Gostei de sentir o orgulho e a felicidade no rosto do Rui e de facto estar envolvido num certame destes deve ser uma valente honra. Gostei de ver o Philipp Kirkorov envolvido no ESC mais uma vez e poderia voltar a gostar, mas com uma canção ligeiramente diferente. Diga-se o que se disser, não se pode tirar o mérito às gémeas, aos compositores, aos coros e a toda a equipa que mais uma vez criou uma boa fórmula. Uma fórmula que alguns países devem começar a perceber, não copiar, mas perceber.'


Diogo Martins, outro dos nossos seguidores, elegeu a candidatura ucraniana como a Canção do Ano, precisamente no ano em que a Ucrânia anunciou não fazer parte do alinhamento do próximo ano! Quem terá também saudades?
'"Tick Tock" é a que mais oiço! Desde o primeiro momento que a ouvi despertou m logo interesse. Aquela perfomance foi uma das melhores este ano. Vou sentir a falta da Ucrânia este ano'.



O tema que nos impediu o acesso à Grande Final, isto é, o tema de São Marino foi a escolha da Rita Martins! Quem gostaria de ver novamente Valentina Monetta no certame?
'Maybe, Valentina Moneta. Marcou me e marca me sobremaneira. A melodia. A letra, a interpretação. Mereceu a final sem duvida.'


Rafael Lopes, um dos leitores do ESCPortugal, resolveu partilhar com todos nós a sua preferência para a Canção do Ano! Lembram-se da polémica My Slowianie - We Are Slavic?

'Quando ainda era rumor que esta canção ia representar a Polónia, achei-a muito estranha. Depois de algumas audições, comecei a gostar, e fui ficando viciado à medida que o tempo passava. No palco do ESC, ninguém lhe ficou indiferente, e teve para mim uma das actuações mais ousadas de sempre! Actualmente continua a ser das canções do ESC 2014 com mais visualizações no Youtube, e eu percebo porquê... porque tal como eu, muita gente deverá considerar "My Slowianie" como o seu guilty pleasure do ano.'


Por fim, mas não menos importante, Nuno Carrilho, administrador do ESCPortugal, elegeu Sonhos Roubados como A Canção do Ano 2014. 

'Não era a minha favorita no Festival da Canção, nem a música que queria ver em Copenhaga... mas tornou-se nisso bastante tempo depois da gala do Convento do Beato: é o típico "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Tal posto foi conquistado aquando de uma inesperada vinda ao Alentejo... em que o mp4 tocou repetidamente o "Sonhos Roubados" em ambas as viagens. Com uma letra em que a sua mensagem nos diz que "os nossos sonhos apenas nos serão roubados se deixarmos de acreditar neles", haverá melhor companhia quando nos "roubam" uma parte da nossa história e essência? Porque foi a canção que mais me marcou pessoalmente no ano de 2014, "Sonhos Roubados" é a Minha Canção do Ano!'.

Através da caixa de comentários do blogger e do facebook, muitos foram os leitores a deixarem-nos as suas preferências, como RG que escolheu a canção da Finlândia, enquanto Carolina Vieira e Miguel Matias preferiram a canção da Suécia. Por outro lado, André Pereira adiantou-se e escolheu a canção que representará a Holanda em Viena, mas deixando uma menção honrosa ao tema que Yohio defendeu no Melodifestivalen.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte & Imagem: ESCPortugal
16
( Hide )
  1. "Tick Tock" é a que mais oiço! Desde o primeiro momento que a ouvi despertou m logo interesse. Aquela perfomance foi uma das melhores este ano. Vou sentir a falta da Ucrânia este ano ; ((

    ResponderEliminar
  2. Shevek15:18

    Houve várias canções que marcaram a época eurovisiva do ano que agora chega ao fim, tais como 'Fearful Heart' - MiaMee (Eesti Laul), Til þín - Guðrún Árný Karlsdóttir (semifinalista na Islândia), 'It can't be over' - Fool Moon (A Dal 14), 'Something better' - Softengine (Finlândia), 'Calm after the storm' - The Common Linnets (Holanda) e 'Vis' - Margarita & Metafora (O Melodia Pentru Europa). Foi da Moldávia que veio a canção que gostaria de nomear como canção do ano - 'Your recovery' - Curly; trata-se de uma proposta contemporânea, muito bem interpretada e encenada ao vivo.

    Boas entradas para o ESC Portugal e para todos os visitantes do site.

    ResponderEliminar
  3. "Something better-Softengine" da Finlandia. Para mim a melhor do ano de 2014.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:35

      concordo plenamente, foi uma das minhas favoritas este ano.

      Eliminar
  4. Miguel Matias19:27

    Para mim marcou me a canção da Suécia, pela canção em si que acho muito bem escrita e produzida, mas pela determinação da Sanna em concorrer pela sétima vez ao melodi ate vencer!!

    ResponderEliminar
  5. Rita Martins20:18

    Maybe, Valentina Moneta. Marcou me e marca me sobremaneira. A melodia. A letra, a interpretação. Mereceu a final sem duvida

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:58

    "Calm after the storm" (minha vencedora pessoal)
    "My slowianie" (das mais originais)
    "Eu vou" (o bom feeling e o toque indie-folk da cançao a torna diferente e acho que teria sido a melhor opçao)

    ResponderEliminar
  7. Pode contarse com a canção Walk Along de Trijntje que irá representar a Holando no ESC15?? Se for é essa mas a contar com o ESC14 É sem dúvida a canção To The End do Yohio, Survivor da Helena Paparizou, e a canção To The Sky de Tijana Dapcevic.

    ResponderEliminar
  8. Pedro Carvalho09:19

    Bom ano pra todos vós 😆
    de 2014, destaco a canção Mother, do belga Axel, pois a minha mãe teve uma doença muito grave em junho e foi ao som desta canção que rezei muitas vezes. Felizmente tudo correu bem. No mês passado fiz questão de ir conhecer pessoalmente o Axel a Lisboa e contei lhe a minha história. Chorámos os dois, ele é uma pessoa super sensível e especial.

    ResponderEliminar
  9. Carolina Vieira11:59

    Para mim foi, sem dúvida alguma, "Undo" da Sanna Nielsen.
    Bom 2015 a toda a "comunidade" ESC Portugal! :) cheer

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:39

    sem duvida nas asas da sorte cantada por zana foi a cancao do ano.mas infelizmente sendo uma grande cantora.neste pais nao sabem reconhecer os grandes valores.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:03

    Minha canção de 2014 é "Nas Assas da Sorte" da Zana, mas para não repetir, escolho uma outra, que me faz bastantes cócegas no ouvido e tem uma letra com pormaiores deliciosos: "Eu Vou", da equipa do Ivo Lucas. Feliz Ano para todos, tanto para os que fazem este cantinho como para os leitores do mesmo!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo23:03

    A minha canção do ano? "Hunter Of Stars" sem duvida,foi das maiores surpresas que tive quando chegou o ESC...quem diria que esta musica se iria transformar tão drasticamente para melhor :) Apesar de gostar ao inicio nunca pensei que ia viciar-me :p

    ResponderEliminar
  13. Anterormente dei como minha cançao do ano "Something better - Softengine",Finlandia. Que seja esta a nivel internacional. A nivel nacional foi de longe,e cada vez mais,"Sonhos Roubados - Raquel Guerra",devido ao poema,a atitude,a interpretaçao,ao som deliciosamente retro...e a imagem da Raquel!

    ResponderEliminar
  14. Shevek11:45

    Gostaria ainda de mencionar a interpretação de 'Silêncio e tanta gente', uma das melhores canções enviadas pelo nosso país ao ESC, por Lúcia Moniz. O FC 14 não teve grandes canções a concurso, mas teve excelentes momentos e este foi um deles.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo14:47

    Para mim a musica que marcou o ano foi "Eu quero ser tua" devido á polémica que teve em volta dela, assim como a da conchita.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.