Slider

[AO VIVO] Dulce Pontes com todo o fulgor na terra de Zeca Afonso


Dulce Pontes sobe ao palco do Teatro Aveirense e, numa chuva de aplausos, logo exclama “obrigada por terem vindo!” A cantora aparece descalça, como sempre, e da voz surge “Nu”. Um tema que faz jus à magnífica voz da cantora, que conseguiu pôr um teatro lotado em silêncio absoluto. O ESCPORTUGAL acompanhou mais este concerto da nossa Dulce.

Dulce Pontes surpreendeu tudo e todos ao fazer a sua entrada pela ala esquerda do palco, sozinha, quase que “pedindo licença” no caminho para o piano. E enquanto cantava e tocava Nu, o silêncio encheu a sala lotada do Teatro Aveirense. Assim que se apoderou do palco, onde a esperavam os seus músicos com instrumentos de percussão e de cordas, a artista viajou com esta magnífica canção que marcou o seu álbum Momentos de 2009. Seguiu-se, também ao piano, Há festa na Mouraria, tema tradicional de Alfredo Marceneiro e Gabriel de Oliveira, imortalizado por Amália Rodrigues, aqui com uma roupagem totalmente nova e erudita de autoria da própria Dulce.



Deixa o piano e dirige-se para o centro do palco, recebendo fervorosos aplausos e retribui com sopros de beijos. Aos primeiros acordes de Senhora do Almortão, o público logo a acompanha com palmas. Soam as guitarras em Nevoeiro, logo de seguida ouve-se Bailados do Minho, Fado das Horas, Meu Amor Sem Aranjuez e Júlia Galdéria. A meio do concerto, a fadista canta Yesterday dos Beatles, aqui intitulado Anteontem, num "cover" muito seu “já que estão tanto na moda”, disse a brincar, arrancando várias gargalhadas do público, contagiado por esta interpretação bem-disposta.

Dulce Pontes não parou de dançar, visivelmente muito animada. Em Martin Codax, jogral e compositor galaico-português, traz as sonoridades das cantigas de amigo tão presentes na Idade Média em Portugal. Do gaélico, canta-se em espanhol Soy un circo, uma mescla de tradicional e popular e, depois, encurta-se a saia para cantar e sobretudo dançar Folclore. Entre canções, o público foi-lhe gritando elogios, elogios esses que serviam de mote às curiosidades que a artista ia lançando no intervalo das músicas. Mas o maior aplauso da noite foi todo para Índios da meia praia, original de Zeca Afonso, aqui cantado com todo o fulgor na terra que o viu nascer. José Afonso nasceu em 1929 em Aveiro, mais precisamente no Largo das Cinco Bicas na freguesia da Glória.

Antes do final, a esperada Canção do Mar, cantada tanto no palco como na plateia; novos e menos novos sabiam de cor uma das canções mais marcantes de toda a música portuguesa de sempre. O concerto chegava ao fim mas o público, durante largos minutos, “obrigaram” a artista a um regresso. E, com todos em pé, cantou-se e dançou-se Laurindinha.

O ESCPORTUGAL gravou um pequeno vídeo desse momento, vídeo este que nas primeiras 24 horas foi visto mais de 25.000 vezes. Veja ou reveja o vídeo:



Depois de um longo interregno dos palcos nacionais, 2015 tem sido um ano excelente para a mais internacional das cantoras portuguesas. O próximo concerto está agendado para 11 de outubro em Havana, Cuba, mas a  17 de outubro regressa a território nacional com um concerto no Multiusos de Guimarães.

Nota de rodapé para a presença, neste concerto em Aveiro, do maestro Armindo Neves, assíduo nos anos 80 e 90 em diversos festivais da canção e que aqui esteve inseparável da sua guitarra. Um grande entre os grandes!


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL/ Video: ESCPORTUGAL

20
( Hide )
  1. Sem tirar meritos a Dulce Pontes,creio que a mais internacional das cantoras portuguesas e ,de longe,Mariza,seguida muito de perto por Ana Moura.Depois,sim Dulce Pontes e Sara Tavares.Mas e uma questao ,que so com dados estatisticos temporalmente extensos se poderia avaliar.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:09

    Muito antes da Mariza, já a Dulce Pontes cá e lá andava

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce Pontes descolou para a carreira internacional em 99,Mariza em 2001 - 2002. Nao ha em termos temporais uma grande diferença a nivel de carreira internacional.Em classificaçoes em tabelas de venda de discos no estrangeiro,vai a wiki e compara estas 2 senhoras entre si e logo ves a diferença.

      Eliminar
    2. Anónimo22:37

      Sabe quanto custa(quem paga?) o marketing que "fez" a Mariza? Ah, pois é...Não compare o incomparável. A Dulce é de longe a artista mais considerada internacionalmente, Quanto a quantificação as majors têm o poder na mão. nas pernas nos pés e na carteira, põem os seus "artistas" onde e quando querem. É tão visível que basta ter um olho ou ser perspicaz para ver/saber.

      Eliminar
    3. Rui Ramos22:45

      RG, tenho pena de ver uma pessoa que, pelos comentários que faz até parece ser inteligente e informada, agredires de uma forma brutal muitos artistas. Devias ter mais respeito e consideração, até porque sabes que eles consideram muito o escportugal. Este meu post serve para este artigo, e para muitos outros (como os comentarios que fazes no artigo da Leonor Andrade). O anonimato não pode servir para tudo.

      Eliminar
    4. Admito,que para mim nao existem"intocaveis".Se fui brutal,peço desculpa por ter magoado a sensibilidade de alguem.Pessoalmente,acho que so referi factos concretos,nada mais.Cada um e livre de interpretar como quiser. :)

      Eliminar
    5. Rui Ramos23:29

      A partir do momento que usas o anonimato para atacar outros, isso é muito discutível e moralmente condenável.

      Eliminar
    6. Rui,sou tao anonimo como tu.O"ataque"talvez esteja so na tua mente,ou seja como interpretas.Nao encontras uma unica palavra desrespeitosa no que escrevi.Condena moralmente,se achas que sim.Temos de volta a Santa Inquisiçao?Espero que nao...

      Eliminar
    7. Não se pode comparar Dulce Pontes a Mariza! Ambas diferentes. Pessoalmente sou grande apreciador da Dulce Pontes pois não faz usufruto de artifícios, marketing e interpretações sem emoção. A Dulce despe-se por completo na partilha que faz com o público. Sendo profundo conhecedor da sua carreira é necessário fazer uma correção: a sua carreira internacional começou em 1995 quando já nesse ano começou a trabalhar com o grande Maestro Ennio Morricone ( gravou num álbum ao vivo A Brisa do Coração). Logo de seguida faz parte da banda sonora denúncia filme que tem como protagonista Richard Gere (Primal Fear) e continua a ir por esse mundo fora. No álbum Caminhos de 1996 já existem muitas participações de Musicos internacionais (nomeadamente Leonardo Amuedo, músico esse que viria a ser um dos músicos base na criação do álbum O Primeiro Canto em 1999). Em 1995 já a Dulce fazia touneés pelo Japão. Efetivamente, a seguir a Amália Rodrigues é a nossa artista musical mais reconhecida e assídua internacionalmente. E já lá vão 20 anos a cantar lá fora! ;)

      Eliminar
    8. Pessoalmente,considero o estilo de Mariza frio,calculista,mas tecnicamente perfeito a todos os niveis.Prefiro contudo por ex.Ana Moura e Sara Tavares.Internacionalmente a mais conhecida de todas estas excelentes cantoras,incluindo Dulce,e Mariza.Amalia ja nao e conhecida d quase ninguem abaixo dos 60 anos

      Eliminar
    9. Rui Ramos18:31

      RG, sou tão anónimo como tu, mas não uso esse "anonimato" para atacar ninguém. Uso as minhas palavras sempre pela positiva, porque ter-se o dom de cantar ou tocar um instrumento é algo de muito sublime (dom que eu infelizmente não tenho). Estes meu reparos servem até mais para comentários que faz noutros artigos

      Eliminar
    10. Rui Ramos,aponta uma unica palavra ofensiva/insultuosa/desrespeitosa no que eu escrevi!A partir dai,e so dai,podes falar de"ataques".Posso garantir,que os "ataques" estao dentro de ti proprio,ves agressoes onde as nao ha.Mas,se te incomodo,nao leias o que escrevo,passa ao lado e segue em frente!

      Eliminar
    11. Rui Ramos21:55

      No artigo da Leonor: " Este 1º CD de Leonor Andrade vai sair para quando? Bem,ela cantou no ESC em Maio,estamos em Outubro,passaram-se quase 5 meses...ja agora ,deixem passar um ano,para que o esquecimento seja TOTAL! Que ausencia de sentido da oportunidade! " Isto denota ofensa para quem está a trabalhar e, não sabes, com que apoio, sacrificio. Possivelmente nao sabes quantos artistas lançam CD's neste país.

      No artigo da Maria Lisboa: "Sera possivel alguem desejar que Portugal fosse representado no ESC por um/a artista com aquele tipo de imagem e performance?!" "Tipo" de imagem não é ofensivo??!!

      Sobre a Catarina Pereira: "Concordo,na medida em que o desempenho vocal de Catarina Pereira nao passa de mediocre... "

      Podia citar outros. O anonimato não devia servir para tudo

      Eliminar
    12. Rui,eu nao vejo nada de ofensivo ao dizer que o tipo de imagem de Maria Lisboa e o que e sempre foi,ou que Catarina Pereira tem voz mediocre.No caso de Leonor acho que estao a deixar passar o tempo sem aproveitar o momento.O sentido de ofensa esta na tua mente negativa e muito,muito melindrosa.

      Eliminar
    13. Rui Ramos23:00

      LOL

      Eliminar
    14. Rui,eu retiro-me deste debate algo kafkiano,entre 2 tipos de mentalidade totalmente diferentes.Fica bem,caro amigo!

      Eliminar
  3. Anónimo19:15

    Excelente artigo. Muito elucidativo e profissional.

    ResponderEliminar
  4. Rita Martins20:16

    O video já tem mais de 27000 visualizações!!!! vocês são mesmo muito lidos (e vistos) :d

    ResponderEliminar
  5. Rui Ramos22:47

    Vi a Dulce Pontes no Coliseu de Lisboa no inicio deste ano e fiquei tão surpreendido que voltei a ve-la em Madrid em maio. Muitos espanhois a aplaudirem de pé a nossa Dulce. Parabéns e muitas felicidades. Gostei de ler neste artigo a presença do Armindo Neves. Adoro recordar festivais antigos onde o Armindo, a sua guitarra e as "caretas" eram fantasticas

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:43

    Dulce Pontes é igual a excelente (h) (h) (h)
    O video é elucidativo da alegria que sao os seus concertos

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.