Slider

Portugal: Faleceu José da Ponte


Faleceu na passada madrugada, vítima de doença prolongada, o músico e compositor José da Ponte, com 60 anos de idade, um dos mais consagrados da sua geração e diversas vezes ligado ao Festival da Canção e Eurovisão. José da Ponte faleceu no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, onde se encontrava internado.

Vida e obra

José da Ponte, ou Zé da Ponte como era carinhosamente tratado, foi compositor e produtor musical durante mais de 4 décadas. Era também um exímio baixista, ultimamente mais como hobby. Em 1976 participou no disco Homo Sapiens do projecto Saga, de José Luis Tinoco, sendo este o seu primeiro trabalho público na área da música. Conheceu Luís Pedro Fonseca, também já desaparecido, quando este entrou para a Movieplay. Mais tarde fundaram uma empresa especializada em publicidade e produção de discos, tendo gravado muitos jingles. Colaborou nos Dia d'água e, com Lena d'Água, lançou também um disco de adivinhas feitas em parceria com Maria João Duarte . Em setembro de 1980, com Luis Pedro Fonseca (teclas) e Lena d'Água (voz), é formado o grupo Salada de Frutas. Com a inclusão dos músicos convidados, Guilherme Inês (bateria), Moz Carrapa (guitarra) e Rui Cardoso gravam o álbum Sem Açucar.  Em 1981 é editado o single Robot que se torna um enorme sucesso.

Em 1982, com Guilherme Inês, fundam os estúdios Namouche onde produziram nomes conhecidos como Dora e Dulce Pontes. Também formaram o grupo Zoom com a cantora Formiga. Na qualidade de baixista e/ou produtor participou em diversos trabalhos de artistas consagrados tais como Pedro Barroso (Antologias) e Jorge Palma (Bairro do Amor). Durante alguns anos trabalhou na editora Strauss, tendo lançado discos pela etiqueta Evolution da Strauss. Participou como produtor e membro do júri do programa Operação Triunfo da RTP. Fundou os estúdios Atelier do Som. foi membro da administração da Sociedade Portuguesa de Autores até que uma doença prolongada o afastou do ativo, impondo mesmo a sua aposentação por invalidez a partir de meados do ano passado.

Participação na Eurovisão

Zé da Ponte participou por diversas vezes no Festival da Canção, acabando por representar Portugal por três vezes no Festival Eurovisão. Em 1986, foi autor e compositor, em conjunto com Guilherme Inês e Luís Oliveira, de "Não sejas mau pra mim", interpretado por Dora.



Em 1991, com  Jorge Quintela e Fred Micaelo foi autor e compositor de "Lusitana Paixão", interpretado por Dulce Pontes.



Finalmente, em 2005, foi convidado por seleção interna pela RTP para, em conjunto com Alexandre Honrado e Ernesto Leite, compor e escrever o tema "Amar" para os 2B




O ESCPortugal deseja a todos os familiares e amigos de José da Ponte as mais sinceras condolências.

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, WIKIPEDIA / Imagem: PAULO CABRITA / Vídeos: YOUTUBE
10
( Hide )
  1. Miguel Matias13:11

    A música portuguesa está mais pobre. Paz à sua alma

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:20

    Tres grandes canções. Muita luz para ele

    ResponderEliminar
  3. Shevek13:53

    Obrigado pelas canções. Que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  4. Adeus meu querido Ze da Ponte.esta foto foi tirada pela minha esposa.www.paulocabrita.com
    Paulo Cabrita

    ResponderEliminar
  5. Pedro Carvalho14:38

    Duas das suas canções fazem parte dos marcos do Festival da Canção - Lusitana Paixão e Não sejas mau pra mim. Que a RTP o homenageie no FC2015

    ResponderEliminar
  6. Deu muito a musica portuguesa,creio que ainda teria tido muito para dar. Sinto -me triste por Jose da Ponte tao cedo nos ter deixado. Muita musica,la nessa outra dimensao!

    ResponderEliminar
  7. Zé um abraço de saudade. Obrigdo pela amizade e musica que nos deixaste.

    ResponderEliminar
  8. Zé um abraço de saudade. Obrigado pela tua amizade e musica que nos deixaste.

    ResponderEliminar
  9. Rita Martins02:05

    :-(

    ResponderEliminar
  10. Uma curiosidade: José da Ponte foi também compositor (com Jorge Quintela) do tema "A sul da América" com o qual Dulce Pontes representou Portugal no Festival OTI 1991. Aqui está o tema para quem não conhece: https://www.youtube.com/watch?v=lZPokPjg-MQ

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.