A viver a pior série de resultados da sua história, com três eliminações consecutivas nas semifinais, o Azerbaijão volta a apostar numa seleção interna para a escolha dos seus representantes no Festival Eurovisão 2026. Depois de ter tido as inscrições abertas até 18 de janeiro, a Ictimai revelou que foram recebidas 100 canções na livre submissão, com um total de 186 canções na disputa pelo concurso internacional. Dessas, 107 canções foram compostas por cidadãos azeris, com as restantes a serem de autoria de compositores estrangeiros.
As canções foram analisadas por uma equipa especializada, com 18 cantores a serem selecionados para uma série de audições ao vivo onde, com base nas prestações, foram selecionados os três candidatos finalistas do processo de seleção. Contudo, apesar da revelação, a Ictimai não apontou nenhuma data para o anúncio do selecionado.
Estreante em 2008, o Azerbaijão conta com 17 participações consecutivas no Festival Eurovisão, tendo vencido a competição em 2011. Em Basileia, Mamagama e "Run with U" representaram o país, alcançando o 15.º (e último) lugar na semifinal com 7 pontos (todos oriundos de São Marino), culminando na pior classificação de sempre do Azerbaijão.

Sem comentários
Enviar um comentário