A dupla Ylvis anunciou que desistiu da participação no Melodi Grand Prix 2026 em protesto com a participação de Israel no Festival Eurovisão 2026.
A escassos dias da revelação da lista de concorrentes do Melodi Grand Prix 2026, final nacional norueguesa para o Festival Eurovisão 2026, foi revelada a primeira desistência do concurso deste ano: a dupla Ylvis. Formado por Vegard e Bård Ylvisåker, o grupo, que tem uma carreira de sucesso desde o início dos anos 2000, estava entre os concorrentes da competição deste ano, mas acabou por desistir, tendo a desistência sido anunciada nas redes sociais pela dupla.
Nos últimos dias, temos sido contactados pela imprensa relativamente à nossa participação no Festival Eurovisão da Canção e, por isso, queremos apresentar a nossa versão dos factos para evitar quaisquer mal-entendidos.
Este ano, o nosso plano original era participar na Eurovisão. Criámos uma canção e um conceito que considerámos muito divertidos e que sentimos que se enquadrariam perfeitamente no contexto do MGP.
Numa fase inicial do processo, deixámos claro à NRK que não queríamos atuar no mesmo palco que Israel enquanto continuassem crimes de guerra e violações do direito internacional.
Esperávamos que a EBU/UER concluísse que a emissora israelita não deveria ser autorizada a participar no ESC deste ano, tal como aconteceu com a Rússia quando invadiu a Ucrânia em 2022.
Quando, em dezembro, ficou claro que isso não iria acontecer, não vimos outra alternativa senão retirar-nos da competição deste ano.
Estávamos muito entusiasmados com a ideia de criar um espetáculo e apresentar o nosso novo SUPERMEGAHIT, esperando representar a Noruega em Viena. No entanto, tendo em conta a situação atual, não é algo que possamos apoiar. Esperamos que a situação mude e que a Eurovisão volte a ser a celebração unificadora que foi pensada para ser.
Depois da declaração da dupla, Mads Torklep, diretor de projeto do Melodi Grand Prix 2026 na NRK, confirmou a situação, revelando que houve diálogo entre as partes: "Trabalhámos com os rapazes com a intenção de que participassem, mas nunca chegámos a um acordo e seguimos caminhos separados ainda no início de dezembro". Apesar da retirada dos Ylvis da lista, Mads mostra-se optimista com a revelação dos artistas, que acontecerá na próxima segunda-feira: "Estamos ansiosos por apresentar o lote incrível de artistas".

Sem comentários
Enviar um comentário