Slider

ESC2026: Irlanda confirma boicote ao Festival Eurovisão 2026

  

A Irlanda não participará nem transmitirá o Festival Eurovisão 2026 depois da aprovação da permanência de Israel no concurso internacional.

Recordista de vitórias no Festival Eurovisão a par da Suécia, a Irlanda não estará a concurso no Festival Eurovisão 2026. O anúncio foi feito pela RTÉ em comunicado após a Assembleia Geral da EBU/UER ter ditado a permanência de Israel no Festival Eurovisão, com a emissora irlandesa a confirmar que não transmitirá o certame no próximo ano.

"Após a Assembleia Geral de Inverno da EBU realizada hoje em Genebra, na qual foi confirmada a participação de Israel no Festival Eurovisão da Canção de 2026, a posição da RTÉ permanece inalterada. A RTÉ não participará do Festival Eurovisão da Canção de 2026, nem transmitirá a competição.

A RTÉ considera que a participação da Irlanda continua sendo inaceitável, dada a terrível perda de vidas em Gaza e a crise humanitária que persiste, colocando em risco a vida de tantos civis. A RTÉ permanece profundamente preocupada com o assassinato de jornalistas em Gaza durante o conflito e com a contínua negação de acesso ao território a jornalistas internacionais."

Estreante em 1965, a Irlanda conta com 58 participações no Festival Eurovisão, contabilizando um total de 7 vitórias (70, 80, 87, 92-94 e 96). Em Basileia, EMMY representou o país com "Laika Party", tendo alcançado o 13.º lugar na semifinal com 28 pontos, falhando o acesso à Grande Final.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RTÉ / Imagem: Google / Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo23:16

    Alguns dos melhores países de Fora; Espanha, Holanda, Irlanda... Eslovénia. EBU realmente revela estar do lado mau da Historia ao apoiar Israel apenas e só pelo dinheiro que os patrocinadores israelitas colocam ao concurso.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.