Recordista de vitórias no Festival Eurovisão a par da Suécia, a Irlanda não estará a concurso no Festival Eurovisão 2026. O anúncio foi feito pela RTÉ em comunicado após a Assembleia Geral da EBU/UER ter ditado a permanência de Israel no Festival Eurovisão, com a emissora irlandesa a confirmar que não transmitirá o certame no próximo ano.
"Após a Assembleia Geral de Inverno da EBU realizada hoje em Genebra, na qual foi confirmada a participação de Israel no Festival Eurovisão da Canção de 2026, a posição da RTÉ permanece inalterada. A RTÉ não participará do Festival Eurovisão da Canção de 2026, nem transmitirá a competição.
A RTÉ considera que a participação da Irlanda continua sendo inaceitável, dada a terrível perda de vidas em Gaza e a crise humanitária que persiste, colocando em risco a vida de tantos civis. A RTÉ permanece profundamente preocupada com o assassinato de jornalistas em Gaza durante o conflito e com a contínua negação de acesso ao território a jornalistas internacionais."

Alguns dos melhores países de Fora; Espanha, Holanda, Irlanda... Eslovénia. EBU realmente revela estar do lado mau da Historia ao apoiar Israel apenas e só pelo dinheiro que os patrocinadores israelitas colocam ao concurso.
ResponderEliminar