A emissora eslovena RTVSLO confirmou que a Eslovénia não estará a concurso no Festival Eurovisão 2026.
A emissora eslovena RTVSLO confirmou que não participará nem transmitirá o Festival Eurovisão 2026 depois da Assembleia Geral da EBU/UER ter ditado a permanência de Israel no Festival Eurovisão 2026. Em comunicado, Natalija Gorscak, presidente do Conselho de Administração da RTVSLO, afirmou que "pelo terceiro ano consecutivo, o público exige que digamos não à cooperação de qualquer país que esteja atacando outro. Devemos seguir os padrões europeus de paz e entendimento. Desde o início, o Festival Eurovisão da Canção foi um espaço de alegria e felicidade, onde artistas e público se uniram pela música, e assim deve permanecer".
A presidente do Conselho da RTVSLO revelou ainda que, juntamente com as emissoras de Espanha, Argélia, Turquia, Montenegro e Países Baixos, solicitaram uma votação secreta sobre a participação de Israel que não se concretizou depois da aprovação das novas regras que, inerentemente, evitava a realização de uma votação específica.
Estreante em 1993, a Eslovénia conta com 30 participações no Festival Eurovisão, registando 17 presenças na Grande Final e o 7.º lugar de 1995 e 2001 como melhor resultado. Em Basileia, Klemen representou o país com "How Much Time Do We Have Left" tendo terminado em 13.º lugar na semifinal com 23 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.

Sem comentários
Enviar um comentário