A Albânia já escolheu os seus representantes para o Festival Eurovisão 2026: Alis com "Nan" venceu o Festivali i Këngës 64 e representa o país em Viena.
Depois de três galas televisionadas, a emissora albanesa RTSH transmitiu, esta noite, a Grande Final do Festivali i Këngës 64, com 23 candidatos na corrida pelo passaporte eurovisivo. Arilena Ara (representante da Albânia no Festival Eurovisão 2020) e Salsano Rrapi apresentaram a gala no Pallati i Kongreseve, em Tirana, com os resultados a cargo do júri profissional e do televoto, disponível na Albânia e no Kosovo.
Alis e "Nan" confirmaram o favoritismo e venceram o certame com 152 pontos, fruto do primeiro lugar no júri (68), com 5 pontuações máximas de 7 jurados (1 jurado não pontuou a canção), e o primeiro lugar no televoto (84), adquirindo o direito de representar a Albânia em Viena. Inis Nezeri com "Ta kam fal" ficou em segundo, enquanto Sheila e "Zemra e tokës" encerram o pódio da edição.
6.º Sara Kapo - "Të dua shumë"– 55 pontos (6+49)
Estreante em 2004, a Albânia conta com 21 participações no Festival Eurovisão, registando 12 presenças na Grande Final e tendo o 5.º lugar de Rona Nishliu em 2012 como melhor resultado. Em Basileia, o país foi representado por Shkodra Elektronike e "Zjerm": após o segundo lugar na semifinal, a candidatura alcançou o 8.º lugar na Grande Final, o terceiro melhor resultado de sempre do país, com 218 pontos, fruto do 16.º lugar no júri (47) e o 5.º no televoto (173), recebendo 6 pontos de Portugal (4 do júri e 2 do televoto).

Sem comentários
Enviar um comentário