Em comunicado, a RTP anunciou a participação de Portugal no Festival Eurovisão 2026, revelando que votou a favor da alteração das regras do concurso.
Foi votada esta tarde em Assembleia Geral da EBU a alteração às regras de votação no Festival Eurovisão da Canção, edição de 2026, no sentido de reforçar a confiança e a transparência e garantir a neutralidade do evento.
A RTP, assim como a larga maioria de países membros, votou a favor da alteração das regras que permitem que os países participem na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção com um maior grau de confiança nos resultados das votações.
Com base nesta decisão da EBU, detentora do Festival Eurovisão da Canção, a RTP vai participar na edição do Festival Eurovisão da Canção 2026, em Viena de Áustria.
Estreante em 1964, Portugal conta com 56 participações no Festival Eurovisão, tendo 47 presenças na Grande Final e a vitória de 2017 como melhor resultado. Em Basileia, os NAPA representaram o país com "Deslocado": depois do 9.º lugar na semifinal, onde alcançaram o inédito quinto apuramento consecutivo para Portugal, a banda madeirense alcançou o 21.º lugar na Grande Final com 50 pontos, fruto do 21.º lugar no televoto (13) e o 19.º no júri (37).

Não sei se isto é a melhor ideia
ResponderEliminarBem, se o vencedor do FdC recusar a participação e o 2°lugar e assim por diante pode a RTP ser obrigada dizer au revoir. Mas muito mau que lá vai o dinheiro lavado em multas e gastos da participação da eurovisão. E também a decisão/pressão estar toda na mão dos participantes. Espero que o FdC não fique arruinado e agora que vejo muita melhoria e esforço dos artistas dedicarem-se nas canções e performance.
ResponderEliminar