A EBU/UER emitiu, esta tarde, um comunicado após a aprovação das novas regras do Festival Eurovisão na Assembleia Geral em Genebra.
A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) emitiu, esta tarde, um comunicado sobre a aprovação das novas regras do Festival Eurovisão, situação que ditou a permanência de Israel no concurso internacional e que, por sua vez, já levou ao anúncio de retirada de quatro países do concurso do próximo ano: Países Baixos, Espanha, Eslovénia e Irlanda.
Os membros da EBU/UER demonstraram um claro apoio às reformas que visam reforçar a confiança e proteger a neutralidade do Festival Eurovisão da Canção, permitindo a participação de todos os membros.
Os membros da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), reunidos hoje na Assembleia Geral em Genebra, apoiaram um conjunto de alterações específicas às regras do Festival Eurovisão da Canção, concebidas para reforçar a confiança, a transparência e a neutralidade do evento. Esta votação significa que todos os membros da EBU/UER que desejam participar no Festival Eurovisão da Canção 2026 e que concordam em cumprir as novas regras estão aptos a participar.
Os participantes que representavam os membros da EBU/UER foram convidados a votar em escrutínio secreto sobre se estavam suficientemente satisfeitos com as novas medidas e salvaguardas anunciadas no mês passado, sem que houvesse uma votação sobre a participação no evento do próximo ano.
Uma grande maioria dos membros concordou que não havia necessidade de uma nova votação sobre a participação e que o Festival Eurovisão da Canção 2026 deveria prosseguir conforme planejado, com as salvaguardas adicionais em vigor.
Antes da votação, houve um amplo debate em que os membros expressaram uma variedade de opiniões sobre a participação no Festival Eurovisão da Canção. Muitos membros também aproveitaram a oportunidade para enfatizar a importância de proteger a independência dos meios de comunicação de serviço público e a liberdade de imprensa para noticiar, sobretudo em zonas de conflito como Gaza.
Pura hipocrisia
ResponderEliminar