O Azerbaijão pontuou a Arménia no Festival Eurovisão Júnior 2025, algo inédito na história eurovisiva dos dois países.
Apesar da proximidade geográfica, os conflitos existentes entre a Arménia e o Azerbaijão têm tido reflexo no Festival Eurovisão e no Festival Eurovisão Júnior ao longo dos anos, com os dois países a evitarem-se mutuamente nas votações, havendo apenas duas excepções: a Arménia deu 2 pontos ao Azerbaijão na semifinal de 2008 e 1 ponto na Final de 2009.
Contudo, a última situação levou a uma das maiores polémicas da história dos países no concurso internacional, depois de ter sido divulgado que vários cidadãos arménios foram interrogados pelas autoridades por terem votado no Azerbaijão durante a competição, havendo inclusive pedidos formais para a desclassificação do país. Desde então, os dois países evitam-se em completo nas votações, havendo registos em que os jurados de um país colocam o outro em último lugar... e vice-versa.
No entanto, no passado sábado, aconteceu algo inédito na história eurovisiva: o júri do Azerbaijão pontuou a canção da Arménia com 3 pontos, resultante do 8.º lugar de "Brave Heart" nas preferências do júri azeri. A canção defendida por Albert foi colocada em 4.º lugar por 2 dos 5 jurados, com os restantes a colocarem a canção nas últimas posições - 14.º, 16.º e 17.º.
Em sentido contrário, o júri da Arménia ignorou a canção do Azerbaijão que terminou em 17.º lugar nas preferências, tendo como melhor posição o 12.º lugar de um dos cinco jurados, com os restantes a colocarem o tema no botton5 das preferências - 14.º, 16.º, 17.º e 17.º.

Sem comentários
Enviar um comentário