A emissora polaca TVP emitiu um comunicado onde confirma oficialmente a participação no Festival Eurovisão 2026: "Estamos cientes da dimensão da tensão em torno da próxima edição (...) Acreditamos que a Eurovisão ainda tem uma oportunidade de se tornar, uma vez mais, um espaço de música".
A emissora estatal da Polónia (TVP) divulgou, esta manhã, um comunicado oficial sobre a participação no Festival Eurovisão 2026, desmentindo os rumores sobre um eventual boicote ao concurso internacional do próximo ano. De realçar que, anteriormente, a emissora polaca TVP já havia confirmado a participação em Viena mas, nos últimos dias, a Polónia foi apontada como um dos países que poderia boicotar o evento depois dos resultados da Assembleia Geral da EBU/UER.
"Estamos cientes da dimensão da tensão em torno da próxima edição. Compreendemos as emoções e as preocupações. No entanto, acreditamos que o Festival Eurovisão ainda tem uma oportunidade de se tornar, mais uma vez, um espaço repleto de música. E somente música. Nós, assim como a grande maioria dos membros da EBU/UER, estamos a oferecer essa oportunidade"
Estreante em 1994, a Polónia conta com 26 participações no Festival Eurovisão, tendo o melhor resultado sido alcançado na estreia: o 2.º lugar. Vencedora da final nacional, Justyna Steczkowska regressou ao Festival Eurovisão depois da participação em 1995, batendo o recorde de maior diferença entre duas participações, com "GAJA": após o 7.º lugar na semifinal, a candidatura registou o 14.º lugar na Grande Final com 156 pontos, resultante do 24.º lugar no júri (17) e o 7.º no televoto (139).

Sem comentários
Enviar um comentário