Depois de confirmar o seu regresso ao Festival Eurovisão 2026, a BNT - emissora estatal da Bulgária - revelou oficialmente as regras e as datas do seu processo de seleção para o concurso internacional. O processo, que arrancará com 15 artistas, será dividido em três fases, que culminarão a 28 de fevereiro.
A primeira transmissão terá lugar a 24 de janeiro, com os 15 artistas selecionados a subirem ao palco com uma canção do seu reportório. Cada um dos cinco jurados votará entre 1 e 5 pontos cada atuação, enquanto o público votará através do site oficial da BNT e com os pontos a serem atribuídos de 15 a 1 pontos do mais para o menos votado, respetivamente. Os sete artistas mais votados apurar-se-ão para a segunda gala sendo que, em caso de empate no sétimo lugar, apurar-se-ão todos os candidatos empatados.
A segunda gala, agendada para 31 de janeiro, contará com os sete apurados da gala anterior, com o sistema de votação a manter-se, ainda que o público pontue os candidatos de 7 a 1 ponto. O candidato mais votado nesta gala será escolhido para representar a Bulgária no Festival Eurovisão 2026.
Por fim, a gala de 28 de fevereiro, será exclusiva do candidato previamente escolhido como representante da Bulgária no certame internacional que apresentará três temas inéditos para o Festival Eurovisão 2026. Um júri de 10 personalidades votará nas canções de 1 a 3 pontos, sendo que a votação acumulada será convertida em 3, 2 e 1 pontos, conversão que será também aplicada à votação do público. A canção mais votada será a escolhida para Viena.
Sem comentários
Enviar um comentário