A emissora búlgara BNT firmou uma parceira com a PROPHON para convidar os 40 artistas mais ouvidos no país nos últimos meses para o Festival Eurovisão 2026.
Depois de confirmar o regresso ao Festival Eurovisão 2026, colocando um ponto final na ausência que resistia desde 2022, a emissora estatal da Bulgária confirmou oficialmente os primeiros detalhes oficiais do processo de seleção dos seus representantes para Viena. Conforme haviam avançado algumas fontes, o país realizará uma final nacional com os artistas mais populares do ano, com a escolha dos artistas a ser baseada na sua presença na rádio e na televisão nos últimos meses.
Para garantir a total transparência no processo, a BNT anunciou, esta tarde, aquando do anúncio da final nacional, a parceria com a PROPHON, entidade responsável pela monitorização dos direitos de produtores musicais na Bulgária. Segundo Anton Antonov, membro do Conselho de Administração da BNT, a colaboração "permite avaliar de forma justa o desempenho real dos artistas, evitando preferências pessoas ou julgamentos subjetivos". Por sua vez, Viktori Kasomov, presidente da PROPHON, frisou que foram fornecidos dados precisos e fiáveis que revelam os 40 artistas mais ouvidos nos últimos oito meses, informação que estará na base dos convites a serem efetuados pela emissora.
A final nacional búlgara decorrerá ao longo do mês de janeiro, com a BNT a admitir a realização de uma semifinal antes da Grande Final, marcada para 31 de janeiro de 2026. A escolha do representante resultará da combinação entre o televoto e um júri especializado, sendo que a canção que este defenderá em Viena será escolhida posteriormente num processo interno.

Sem comentários
Enviar um comentário