Slider

Montenegro: 'Montesong 2025' agendado para 21 de dezembro

  

 A emissora montenegrina RTCG revelou que o Montesong 2025, final nacional do país para o Festival Eurovisão 2026, decorrerá a 21 de dezembro.

A emissora estatal de Montenegro - RTCG - anunciou, esta manhã, que o Montesong 2025 decorrerá a 21 de dezembro nos estúdios da RTCG em Podgorica. Vladana Vucinic, produtora executiva do formato e representante montenegrina em 2022, revelou que a RTCG ponderou a mudança da final nacional para outra cidade, mas o custo adicional não era viável logística ou financeiramente.

"É verdade que o Montesong é uma espécie de sinónimo da seleção montenegrina de um representante no maior concurso musical do mundo – a Eurovisão, mas também vemos este festival como uma plataforma para a promoção da indústria musical montenegrina e dos artistas montenegrinos. Todas as emissoras públicas da região investem ainda mais em festivais e seleções de natureza semelhante e, portanto, no desenvolvimento da cena musical nacional. Esta é uma obrigação do Serviço Público de Montenegro." defendeu Vladana, realçando que hoje, 3 de outubro, é o último dia de inscrições para todos os interessados em representar o país em Viena.

Tal como o regulamento da EBU/UER para o Festival Eurovisão, as canções não devem ter sido lançadas/apresentadas antes de 1 de setembro de 2025 e devem ter a duração máxima de 3 minutos, com a RTCG a cingir as inscrições a intérpretes com cidadania montenegrina, mas com liberdade de nacionalidade para os compositores. A RTCG reserva-se ainda ao direito de escolher internamente o seu representante, caso considere que a qualidade das canções ficou aquém do nível desejado.

Um comité de profissionais da música será responsável pela avaliação das propostas num período de dez dias após o terminus das inscrições, sendo que cada canção será avaliada em três critérios: composição (até 50 pontos), letra (até 30 pontos) e potencial de produção (até 20 pontos). Apenas as canções que obtiverem pelo menos 75 pontos serão selecionadas, num máximo de 16 canções, para competir no Montesong 2025, sendo que o vencedor será escolhido através de uma combinação do voto do júri e do público via SMS. 

De realçar que a primeira edição do Montesong terminou envolta em polémica. Realizada a 27 de novembro, a competição culminou com a vitória dos Neonoen com "Clickbait", com a emissora a revelar, dias depois, que a canção havia sido apresentada em junho de 2023, situação que violava o regulamento da EBU/UER. Dias depois da polémica, a banda retirou-se da competição, com Nina Zizic, segunda classificada, a assumir a representação eurovisiva. Vlada Vucinic apresentou a demissão da RTCG após a onda de críticas ao formato, tendo sido ridicularizada pelos erros na apresentação, frases desconexas e palavras mal pronunciadas, ainda que tenha posteriormente assumido a chefia da delegação em Basileia.

Montenegro conta com 13 participações no Festival Eurovisão desde 2007, com o melhor resultado a remontar a 2015, com o 13.º lugar de Knez. Em Basileia, naquela que foi a primeira participação desde 2022, Nina Žižić representou o país com "Dobrodošli" tendo terminado em 16.º (e último) lugar na semifinal com 12 pontos, todos oriundos do televoto da Sérvia.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RTCG / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.