59% das canções submetidas para o Luxembourg Song Contest 2026 são interpretadas em inglês, seguindo-se os temas em francês (10%) e em luxemburguês (7%). O português também faz parte de mais do que uma canção.
Com 83 canções submetidas para o Luxembourg Song Contest 2026, a RTL realiza, até ao fim do dia de hoje, o último dia de audições para a escolha dos candidatos que disputarão, em janeiro, o direito de representar o Luxemburgo no Festival Eurovisão 2026 em Viena. Nas redes sociais, a emissora luxemburguesa avançou com alguns detalhes sobre as canções submetidas, com a língua dominante a ser, sem surpresa, o inglês.
No total, 59% das 83 canções submetidas (cerca de 70 canções) são interpretadas em inglês e/ou contam com a língua na sua interpretação. Seguem-se os temas em francês (10%) e em luxemburguês (7%), com a RTL a mencionar também a presença de temas em espanhol, alemão... e português.
De realçar que, nos últimos dois anos, a final nacional do Luxemburgo tem contado com vários portugueses e luso-descendentes na corrida para representar o país no Festival Eurovisão. Contudo, caso alguma canção chegue à fase televisionada do concurso, não será a primeira vez que uma canção em português chega à fase final de uma seleção: Simone Moreno defendeu "Aiayeh (The Music of the Samba)" na abertura do Melodifestivalen 2006, ficando em 8.º (e último) lugar na semifinal.

Sem comentários
Enviar um comentário