Slider

Ucrânia: Abertas as inscrições para o 'Vidbir 2026'

  

 

A emissora ucraniana Suspilne confirmou a participação da Ucrânia no Festival Eurovisão 2026. O Vidbir 2026 será usado como final nacional.


Dias depois da emissora pública ucraniana - Suspilne - ter confirmado a participação no Festival Eurovisão 2026 e de Jamala ter sido oficializada como produtora musical do certame, a Ucrânia abriu as inscrições para o Vidbir 2026, final nacional do país para o concurso internacional. As inscrições estarão disponíveis durante quase dois meses, fechando a 27 de outubro, sendo que todos os intérpretes deverão ter, no mínimo, 16 anos a 3 de maio, estando impossibilitados de concorrer a outras finais nacionais. As regras relativamente às canções baseiam-se no regulamento da EBU/UER para o Festival Eurovisão.

Um júri especializado será responsável pela escolha de até 15 artistas que serão convocados para marcarem presença numa ronda de audições. Até 15 de dezembro será revelada a lista de finalistas que contará com 9 artistas, com os restantes a serem incluídos numa votação online que determinará o último finalista da competição que está prevista decorrer em fevereiro de 2026. O vencedor do Vidbir 2026 será escolhido por uma votação entre o júri e o público.

Estreante em 2004, a Ucrânia é um dos países com maior sucesso no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias (2004, 16 e 22) e nunca tendo falhado o apuramento para a Grande Final. Em Basileia, o país foi representado pelos Ziferblat com "Bird of Pray": depois do triunfo na semifinal, a canção ficou em 9.º lugar na Grande Final com 218 pontos, fruto do 14.º lugar no júri (60) e o 6.º no televoto (158), tendo recebido 18 pontos de Portugal (10 do televoto e 8 do júri).


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Suspline / Imagem: Ziferblat/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.