A emissora estatal de Israel - KAN - emitiu um comunicado após o anúncio da votação entre os membros da EBU/UER para a sua participação no Festival Eurovisão 2026.
Depois de semanas de intensos debates e ameaças de boicote ao Festival Eurovisão devido à participação de Israel, a EBU/UER anunciou que irá realizar uma votação entre os seus membros no início de novembro para decidir sobre a participação do país no concurso do próximo ano. Em resposta, a emissora estatal KAN emitiu um comunicado, mostrando-se confiante na decisão a favor da sua continuidade no certame.
A KAN, a Corporação Pública de Radiodifusão de Israel, expressa a sua firme esperança de que o Festival Eurovisão da Canção continue a manter sua identidade cultural e apolítica.
A potencial desclassificação da emissora pública israelita KAN – uma das participantes mais antigas, populares e bem-sucedidas do concurso – seria especialmente preocupante antes da 70ª edição do concurso musical que foi fundado como um símbolo de unidade, solidariedade e companheirismo. Qualquer medida deste tipo poderá ter implicações abrangentes para a competição e nos valores que a EBU/UER defende.
Os Estatutos da EBU/UER estipulam, por um bom motivo, que decisões extraordinárias deste tipo exigem uma maioria de 75% da Assembleia Geral – uma maioria excepcional. Estamos confiantes de que a EBU/UER salvaguardará o caráter profissional, cultural e apolítico do concurso, que marca o marco histórico de 70 anos de união pela música.
Estreante em 1973, Israel conta com 47 participações no Festival Eurovisão, tendo vencido as edições de 1978, 1979, 1998 e 2018. Representado por "New Day Will Rise" e Yuval Raphael, o país ficou em 2.º lugar na Grande Final do Festival Eurovisão 2025, fruto do 15.º lugar no júri (60) e do 1.º lugar no televoto (297). No total, a candidatura israelita venceu o televoto de 13 países (Alemanha, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Resto do Mundo, Suécia e Suíça)

Sem comentários
Enviar um comentário