O público poderá votar pela primeira vez no Festival da Canção 2026 de forma online, revelou a RTP com a revelação do regulamento do concurso.
A RTP anunciou, esta manhã, os principais detalhes do Festival da Canção 2026, revelando a estreia do Prova de Acesso e o regresso do convite do vencedor do ano anterior. Contudo, não é a única novidade para a edição do próximo ano: pela primeira vez será possível votar online nas galas televisionadas do concurso.
Depois da votação online no sistema de pré-seleção das edições de 2009 a 2011, o Festival da Canção 2026 permitirá que o público vote nas três galas televisionadas (semifinais e Final) em duas modalidades: televoto e online. As duas votações serão somadas e, posteriormente, convertidas em pontos, sendo o público responsável por metade da votação na Grande Final e na primeira ronda das semifinais.
Ainda que o número de candidatos tenha diminuído nas semifinais (de 10 para 8), a dinâmica dos anos anteriores mantém-se: na primeira ronda, o público e o júri de sala, com igual ponderação, determinarão os primeiros quatro finalistas, tendo, nas semifinais, o júri o poder de desempate. A quinta canção finalista de cada gala será determinada exclusivamente pelo público, que poderá votar nas duas modalidades.
Na Grande Final, a ponderação e as regras da votação mantêm-se inalteradas relativamente a edições anteriores, com o público e o júri regional a serem responsáveis por 50% dos resultados finais e com o público a deter o poder o desempate.
Regulamento completo AQUI
Estreante em 1964, Portugal conta com 56 participações no Festival Eurovisão, tendo 47 presenças na Grande Final e a vitória de 2017 como melhor resultado. Em Basileia, os NAPA representaram o país com "Deslocado": depois do 9.º lugar na semifinal, onde alcançaram o inédito quinto apuramento consecutivo para Portugal, a banda madeirense alcançou o 21.º lugar na Grande Final com 50 pontos, fruto do 21.º lugar no televoto (13) e o 19.º no júri (37).

Ou seja vai se manter a parva conversão de pontos como nos anos anteriores -_-
ResponderEliminarEscolham músicas de jeito e abram o concurso a concorrentes estrangeiros!
ResponderEliminar