As inscrições para o Eesti Laul 2026 já estão disponíveis e ficarão abertas até 20 de outubro. A competição decorrerá a 14 de fevereiro com 12 concorrentes.
Depois do histórico resultado em Basileia, onde registou a sua segunda melhor classificação de sempre e o melhor resultado dos últimos vinte e três anos, a ERR abriu, esta manhã, as inscrições para o Eesti Laul 2026, formato que selecionará os representantes do país para o Festival Eurovisão 2026, ainda que a Estónia não se tenha pronunciado publicamente sobre a presença (ou não) no evento.
Com as inscrições abertas até ao meio-dia de 20 de outubro, a ERR permite inscrições de autores e intérpretes de qualquer nacionalidade, pondo apenas a obrigatoriedade de pelo menos um dos autores de cada tema ter cidadania e/ou residência no país. O número máximo de candidaturas por cada artista e autor é de cinco, sendo que a taxa de inscrição é de 50 euros para uma canção em estónia e 100 euros para uma canção multilíngue e/ou em língua estrangeira para candidaturas até 17 de outubro. A partir dessa data, os valores passam para 150 e 250 euros, respetivamente.
Depois de validadas as candidaturas, um painel de 25 especialistas analisará e votará todas as propostas, com 12 candidatos a serem escolhidos para o concurso. Os artistas serão conhecidos a 7 de novembro, enquanto as canções serão reveladas, no máximo, a 4 de dezembro. A gala final está agendada para 14 de fevereiro e contará com 12 concorrentes: os três mais votados do júri e do televoto apurar-se-ão para a SuperFinal, onde o público determinará o vencedor.
Estreante em 1994, a Estónia conta com 30 participações no Festival Eurovisão, tendo 20 presenças na Grande Final e uma vitória (2001). Em Basileia, o país foi representado por Tommy Cash e "Espresso Macchiato": depois do quinto lugar na semifinal, a candidatura alcançou o 3.º lugar na Grande Final com 356 pontos, fruto do 9.º lugar no júri (98) e o 2.º no televoto (258), com 4 pontos de Portugal (1 do público e 3 do júri), sendo o melhor resultado desde 2002.
Fonte:Delfi / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários
Enviar um comentário