O Conselho de Administração da RTVE aprovou, por maioria, a proposta de boicote ao Festival Eurovisão 2026 caso Israel participe na competição.
Depois de várias manifestações de intenção, agora é oficial: Espanha não participará no Festival Eurovisão 2026 caso Israel marque presença no certame. A proposta foi levada ao Conselho de Administração da RTVE, que reuniu esta manhã, com iniciativa do presidente da emissora, José Pablo López, que já havia iniciado o debate sobre o assunto antes da competição deste ano em Basileia.
A proposta foi aprovada por maioria, revelou José Pablo López nas redes sociais, com fontes internas da RTVE a avançarem que a proposta contou com 10 votos a favor (elementos nomeados pelo PSOE, ERC, Sumar, Podemos e PNV), 4 votos contra (nomeados pelo PP) e a abstenção do elemento proposto pelo Junts.
Estreante em 1961, Espanha conta com 64 participações initerruptas no Festival Eurovisão, com destaque para as duas vitórias (1968 e 1969) e as outras seis presenças no pódio, a última em 2022. Em Basileia, o país foi representado por Melody e "Esa Diva", tendo terminado em 24.º (e antepenúltimo) lugar com 37 pontos, fruto do 21.º lugar no júri (27) e o 22.º no televoto (10), com 6 pontos do público português.

Adeus.
ResponderEliminarOrgulho dos nossos irmãos espanhóis
ResponderEliminar